terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Açores querem ser uma referência como destino de Natureza, afirma Vasco Cordeiro


Os Açores pretendem ser uma referência nacional e o principal destino de natureza do país, disse hoje, nas Velas, o Secretário Regional da Economia, considerando ser esta uma componente fundamental para o futuro do sector. “Cada vez mais, queremos que os visitantes possam usufruir de atividades e não apenas observar a nossa natureza”, referiu Vasco Cordeiro, durante a apresentação da VI Bienal do Turismo em Espaço Rural, que decorrerá em S. Jorge no próximo mês de Abril.



“Temos todas as condições para que os Açores se afirmem como uma região de turismo natureza e julgo que esse é o caminho que deve ser seguido, até pelo contributo que este tipo de turismo, muito ligado também ao turismo em espaço rural, pode dar para a criação de emprego e para o desenvolvimento de novas empresas prestadoras deste tipo de serviços”.


Segundo Vasco Cordeiro, o turismo em espaço rural “tem vindo a conhecer um aumento muito significativo da oferta, contrariando, inclusivamente a quebra que se tem verificado no mercado das dormidas tradicionais”. “Atualmente”, referiu “o turismo em espaço rural representa cerca de 10 por cento da oferta de camas existente no arquipélago e é um nicho que continua a registar um aumento da procura”.


O Secretário Regional da Economia salientou ainda o facto de a oferta “estar a crescer não só em quantidade, mas também em qualidade”, existindo mesmo algumas ilhas “em que a oferta destes espaços já ultrapassa a que é disponibilizada pela hotelaria tradicional”.


Para o governante, o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido tem como objetivo "passar de um turismo contemplativo para um mais baseado nas experiências que as pessoas podem ter".


“Pretendemos uma aposta maior na experiência e menos na vertente contemplativa, já que desejamos que o turista não desloque apenas para observar as belezas dos Açores, mas usufrua delas", concluiu.



GaCS

Sem comentários: