terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Ana Paula Marques destaca o forte empenhamento do executivo em políticas sociais


A Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social destacou hoje o “forte empenhamento” do executivo açoriano na “construção de uma sociedade alicerçada no princípio da promoção da igualdade de oportunidades, sobretudo pela participação dos mais velhos no seu processo de desenvolvimento económico, social e cultural”, e na “efetivação de uma política de cuidados assente em novas respostas sociais destinadas à população idosa, que se consubstancia na criação de uma rede de serviços de proximidade”.



Ana Paula Marques falava durante o lançamento da primeira pedra dos centros de dia e de noite do Instituto de Santa Catarina, em São Jorge.


“Nos Açores, tendo em conta as nossas características geográficas, a intervenção nesta área tem-se pautado pela adoção de respostas que melhor atendem às necessidades de cada comunidade”, acrescentou a governante regional, realçando a cooperação entre os diferentes sectores governamentais, as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e as Misericórdias dos Açores.


“Em São Jorge, por exemplo, o terceiro sector empregava, no final de 2010, 180 indivíduos, um número que quase duplicou em doze anos”, especificou, considerando que a evolução registada, nesta ilha, ao nível da capacidade empregadora das IPSS resulta do alargamento do número de valências da ação social e consequentemente do aumento dos seus utilizadores.


Segundo a Secretária Regional, entre 1996 e 2010, o número de valências na ilha de São Jorge passou de 15 para 27, em 2010, abrangendo 1098 pessoas, sendo que brevemente com a entrada em funcionamento do lar de idosos da Calheta e com a conclusão das obras de ampliação da creche e jardim-de-infância da Casa de Providência de S. José, esta capacidade de resposta será reforçada, resultando num aumento significativo.


Apesar do crescimento registado ao nível dos equipamentos sociais, Ana Paula Marques considera que o seu “esforço e qualificação implicam a solidariedade de todos e uma gestão cada vez mais rigorosa por parte das instituições no sentido de fazer mais com menos recursos, de manter a nossa capacidade de resposta e de acolher as novas realidades decorrentes da atual conjuntura socioeconómica”.


As obras de remodelação do antigo Lar de Crianças e Jovens do Instituto de Santa Catarina para a instalação de um centro de dia, com capacidade para treze utilizadores, e de um centro de noite, com capacidade para oito utentes, representam um investimento global superior a 472 mil euros.


Esta iniciativa pretende ainda complementar as respostas já desenvolvidas pelos três centros de convívio, lar de idosos, unidade de cuidados continuados e pelos quatro serviços de apoio ao domicílio existentes naquela ilha, as quais apoiam cerca de 500 idosos.



GaCS

Sem comentários: