sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Carlos César e embaixadora canadiana querem melhor articulação dos processos de deportação


O Presidente do Governo dos Açores e a Embaixadora do Canadá em Lisboa concordaram em articular melhor a questão das deportações de açorianos residentes naquele país da América do Norte.



Foi o próprio Carlos César quem o disse aos jornalistas, no final de uma audiência que concedeu a Heidi Kutz, adiantando que o objetivo é possibilitar à região ter melhor informação.


O Presidente do Governo revelou também ter transmitido à diplomata o orgulho dos Açores “no trabalho de várias gerações de açorianos que, particularmente a partir da década de sessenta do século passado, iniciaram um processo de emigração para o Canadá”, sublinhando que esse ciclo emigratório levou à saída de mais de um terço da população atual da região.


Afirmando que os Açores mantêm estreitas relações com as comunidades constituídas por esses emigrantes, recordou que foi em Toronto que tiveram lugar as comemorações do Dia dos Açores de 2009 e anunciou que se deslocará no próximo mês de Junho ao Canadá, onde terá não só novas oportunidades para se encontrar com os açorianos ali radicados, como para se avistar com autoridades provinciais e federais daquele país.



GaCS

Sem comentários: