segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Criação de emprego e apoio à fixação de jovens é uma prioridade para o Governo dos Açores, afirma Vasco Cordeiro


O Secretário Regional da Economia defendeu, hoje, em S. Jorge, a necessidade das entidades públicas regionais “continuarem a desenvolver uma aposta muito forte na criação de emprego, no apoio ao desenvolvimento económico, ao empreendedorismo e à criação de empresas” de forma a permitir “a criação de valor para os Açores, a formação dos nossos jovens, a criação de condições de vida atrativas para que se estabeleçam nos Açores e formem família, para que todas as açorianas e todos os açorianos encarem os Açores como uma Região com futuro”.



Vasco Cordeiro falava na cerimónia de inauguração do novo edifício do Clube Naval das Velas, um investimento de cerca de 400 mil euros que vem dotar aquela coletividade de condições de excelência para o desenvolvimento das suas atividades.


Um dos elementos que devem potenciar a aposta estratégica das entidades públicas, salientou o governante, reflete-se “na importância que damos ao Mar e do papel que este pode ter, não só como elemento desportivo e cultural, mas também como pólo de desenvolvimento económico, capaz de proporcionar em todas as nossas ilhas novas oportunidades de negócio e de criação de emprego”.


“Com esta estratégia”, acrescentou, “que é visível em todas as nossas ilhas, em especial nas de menor dimensão, temos reforçado o apoio às atividades marítimas, quer seja pela implementação de núcleos de recreio náutico, na construção de edifícios de apoio a esses núcleos, ou na criação de sistemas de incentivo capazes de acarinhar as iniciativas desenvolvidas pelos nossos empresários, em especial os jovens que procuram criar valor acrescentado nas suas ilhas”.


Os resultados assegura o Secretário Regional da Economia “são bem visíveis, por muito que alguns a tentem desmerecer”: Por exemplo, “atualmente os Açores têm 103 operadores com perto de 170 embarcações registadas na atividade marítimo-turística com volumes de negócios da ordem dos 3 milhões de euros e que tem sido um impulsionador da criação de emprego na Região; estão atualmente registados no sector mais de 300 profissionais marítimos”.


Para Vasco Cordeiro, “é indiscutível que este desenvolvimento é fruto da força empreendedora dos Açorianos. No entanto, também é de inteira justiça realçar os méritos dos diversos sistemas de incentivos existentes e que apoiam a capacidade de iniciativa e o espírito empreendedor dos Açorianos”.


“Basta apenas atentar que, do total de cerca de meio milhão de euros de apoios concedidos pelo Empreende Jovem em projetos ligados às atividades marítimo-turísticas, cerca de 43% são referentes a iniciativas de jovens empreendedores de S. Jorge, e 78% respeitam a projetos implementados aqui no Triângulo, para constatarmos o dinamismo que, sobretudo neste sistema de incentivos, tem existido aqui na ilha de S. Jorge”.


O novo edifício do Clube Naval das Velas permite dotar esta entidade com todas as condições para desenvolver as suas atividades de formação e de prática de vela, atividade tradicional do clube e na qual estão inscritos cerca de duas dezenas de jovens praticantes.


O clube fica também dotado de uma sala adequada para a formação de “marítimos”, numa nova infraestrutura formativa que confere ao clube a dignidade requerida a uma instituição que, com o seu esforço, dedicação e elevado profissionalismo, se certificou para estas práticas letivas junto da autoridade marítima nacional, o IPTM. Nesta vertente da atividade do Clube Naval de Velas, destacam-se os cursos de marinheiro e de patrão-local.



GaCS

Sem comentários: