domingo, 12 de fevereiro de 2012

Diretor Regional do Ambiente destaca papel da Azorica na defesa ambiental


O Diretor Regional do Ambiente enalteceu sábado à noite, no Faial, o “importante papel” que a Azorica – Associação de Defesa do Ambiente tem desempenhado na defesa do património natural e na divulgação da biodiversidade e geodiversidade do arquipélago.



Falando na sessão de encerramento das comemorações do 20.º aniversário daquela Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA), que decorreu no Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, João Bettencourt felicitou a Azorica pelo que faz no sentido da “sensibilização da sociedade para a sustentabilidade ambiental”.


“Neste contexto, aproveito para agradecer publicamente, em nome do Governo Regional, a colaboração das ONGA’s na implementação de políticas ambientais que se têm desenvolvido, nos últimos anos, na Região. O seu contributo tem sido fundamental para levar a cabo inúmeras atividades em todas as ilhas do arquipélago”, acrescentou aquele responsável.


Como exemplos dessas atividades, João Bettencourt enumerou as ações de voluntariado dirigidas ao combate a espécies de flora invasora, a gestão de infraestruturas ambientais, através de protocolos celebrados com o Governo Regional, a realização de passeios pedestres, as ações de sensibilização ambiental, em colaboração com a Rede de Ecotecas da Região, e o alerta para problemas ambientais que consideram necessária a intervenção do Governo Regional.


O Diretor Regional do Ambiente destacou também que há “uma tendência crescente para o envolvimento de crianças, jovens e adultos com os problemas sociais e ecológicos, substituindo muitas vezes a função e papel dos Estados na proteção do meio ambiente e na conservação da natureza. As instituições da sociedade civil organizam-se, participam ativamente e desenvolvem ações de interesse público, contribuindo, assim, para uma sociedade mais sustentável.”


Segundo referiu, as múltiplas ações que estas ONGA’s desenvolvem e a mobilização que fazem da opinião pública “para a mudança da atitude coletiva” são “razões mais do que suficientes para merecerem o reconhecimento e o apoio do Governo.


A terminar, o Diretor Regional do Ambiente fez questão de destacar “a dedicação, a firmeza, o esforço e o empenho" do Professor Faria de Castro, entretanto já falecido, "que muito contribuiu para o sucesso das políticas ambientais que a Região implementou nos últimos anos. A sua presença ativa e reivindicadora permitiram que a Azorica, hoje, esteja a comemorar o seu vigésimo aniversário”.



GaCS

Sem comentários: