sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Governo aposta no enriquecimento profissional dos jovens dos Açores


A existência de programas comunitários de mobilidade profissional para jovens como o Eurodisseia “podem constituir um instrumento de grande importância para os jovens dos Açores, que têm aqui uma oportunidade de contactar com diferentes realidades e de se enriquecerem profissionalmente, mas também para a Região, que ganha quadros cada vez mais qualificados e melhor preparados para responder às actuais exigências”, considera o Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro.


O governante açoriano reuniu, em Bruxelas, com a presidente da Assembleia das Regiões da Europa, Michele Saban, recordou que o programa Eurodisseia “é muito mais do que um simples programa de mobilidade profissional, assumindo-se também como um importante mecanismo de cooperação entre as regiões da Europa”.

Nesse aspecto, o Secretário Regional da Economia manifestou-se “muito satisfeito por verificar que os Açores têm hoje uma posição de liderança na execução deste programa tendo conseguido alcançar progressos extraordinários nos últimos cinco anos, altura em que o Eurodisseia tem sido presidido pelo Presidente do Governo dos Açores, Carlos César”.

De facto, referiu, “ao longo deste período, quase duplicou o número de regiões que aderiram a este programa, existindo já um conjunto muito elevado de regiões de outros pontos do mundo que manifestou a sua vontade de aderir igualmente. Para os jovens dos Açores este facto é ainda mais importante porque significa que são, também, cada vez mais as oportunidades que podem e devem ser aproveitadas”.

Para se ter uma ideia, referiu, “mais de dez mil jovens contactaram com o Eurodisseia durante a presidência dos Açores, sendo que cerca de metade realizaram estágios noutras regiões, tendo sido movimentados mais de 15 milhões de euros em bolsas e apoios para estágios que decorreram em mais de duas mil empresas europeias”. “São números que dão bem conta do potencial existente”, destacou.

Segundo Vasco Cordeiro, “é também pela participação neste tipo de instrumentos que passa uma cada vez maior afirmação dos Açores como parceiros de pleno direito no processo de construção europeia”. “Não podemos pensar que os Açores se devem mostrar na Europa apenas como uma região marcada por diversos constrangimentos. Devemos, isso sim, demonstrar que estamos a par dos melhores, seja essa afirmação concretizada através da presidência eficaz e eficiente de programas como o Eurodisseia, seja através da cada vez maior participação dos nossos jovens nas medidas que se encontram ao seu dispor e que podem ajudar ao seu enriquecimento profissional”.

A esse propósito, Vasco Cordeiro, transmitiu a Michele Saban a sua convicção de que a realização nos Açores, no próximo mês de Agosto, da Summer School da Assembleia das Regiões da Europa, subordinada ao tema “Desafios Globais, Oportunidades Regionais” será mais um momento de grande relevância para a participação da região no processo de construção europeia.


GaCS

Sem comentários: