terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Governo vai continuar a apoiar o associativismo jovem nos Açores


O Secretário Regional da Presidência reafirmou o empenhamento do Governo dos Açores “em apoiar as actividades do associativismo dos jovens nos Açores” mesmo considerando – conforme sublinhou - “a época difícil que obriga a contenção financeira”.


André Bradford, que falava após o encontro que manteve com a Associação de Juventude para a Defesa do Património de S. Jorge, considerou ainda que, apesar do apoio que o Governo continua a disponibilizar, através da tutela da política de juventude, “os tempos que passam aconselham a que as associações de juventude desenvolvam actividades no sentido de encontrar áreas de serviço onde possam ser competitivas e úteis ao mercado e com essa atitude encontrem fontes de autosustentação”.

“Encontrar fontes alternativas de financiamento”, foi o caminho que André Bradford apontou para o associativismo jovem, no sentido de procurar “ a sua independência financeira” ou “pelo menos, que possibilitem uma menor dependência dos apoios públicos”.

O governante explicou que a trajectória que as associações devem seguir na procura da sua sustentabilidade permite “alcançar várias metas ao mesmo tempo: auto-sustentabilidade, dinamização do mercado local e criação de novas oportunidades para o emprego jovem”.

Neste sentido, André Bradford realçou o resultado positivo alcançado nesta reunião com a Associação de Juventude para a Defesa do Património de S. Jorge, na medida em “que ficaram abertos caminhos para a articulação de vontades e necessidades entre a Pousada de Juventude que existe em S. Jorge e as actividades que esta associação desenvolve, entre as quais se destacam os desportos radicais e de aventura”.

O responsável pelas políticas públicas de juventude nos Açores declarou o seu empenhamento “no trabalho que vai ser desenvolvido no sentido de fomentar essa parceria, de modo que ambas as partes, articuladamente, retirem vantagens, quer a rede de Pousadas de Juventude dos Açores, quer a própria Associação de Juventude de S. Jorge”.

Este empenhamento por parte do Governo dos Açores, na opinião de André Bradford, tem plena justificação pela importância e pelo impacto das actividades que a Associação de Juventude de S. Jorge desenvolve na ocupação dos tempos livres e na preservação do património, sobretudo natural, mas também cultural”.

A reunião entre o Secretário Regional da Presidência e a Associação de Juventude para a Defesa do Património de S. Jorge deu continuidade aos contactos regulares que o governo mantém com as associações de juventude que actuam e dinamizam a actividade da juventude nos Açores e contou com a presença do Director Regional da Juventude.


GaCS

Sem comentários: