sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Observatório Microbiano dos Açores com Cafeteria Termal


O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos presidiu hoje à reabertura do Observatório Microbiano dos Açores (OMIC), situado junto às Caldeiras das Furnas, um dos seis Centros de Ciência dos Açores.



O OMIC promove e divulga a importância dos seres vivos microbianos do planeta Terra, dando ênfase à biodiversidade microbiana existente nas nascentes termais açorianas. José Contente valoriza e defende o contributo deste espaço, definindo-o como “uma porta avançada na divulgação científica com aplicabilidade no setor turístico, uma vez que já há turismo qualificado que nos visita”. Os próprios roteiros turísticos já incluem, não só os aspetos de natureza ambiental, cultural e patrimonial, mas também científico, como o Roteiro dos Centros de Ciência.


Para além de um espaço renovado, moderno e documentado cientificamente, o OMIC dispõe agora de uma Cafetaria Termal, um espaço que utiliza a água da nascente termal para bebidas de infusão, entre outras valências temáticas.


A rede de Observatórios dos Açores são pontos de atração para o turismo científico e respondem a dois desafios fundamentais, na opinião do governante. Por um lado, divulgam o que de melhor a Região tem ao nível do património natural e científico, com qualidade e rigor, e por outro lado, podem despertar a investigação para projetos com impacto na economia do conhecimento.


O Governo dos Açores, segundo José Contente, elegeu estes polos de dinamização da cultura científica, dos recursos naturais açorianos e das potencialidades que eles têm no âmbito da transferência do conhecimento, porque terão aplicabilidade, no futuro próximo, em investigação e desenvolvimento em contexto empresarial. No caso das Furnas, “os extremófilos já serviram para registar patentes em países desenvolvidos para fabricação de produtos de alto valor acrescentado”, acrescentou.


Os extremófilos, microrganismos que vivem em condições geoquímicas extremas, têm aplicabilidade biotecnológica, por exemplo, no fabrico de pão, de iogurtes e cerveja, e na fabricação de cosméticos e medicamentos.

Depois da reabilitação do antigo Chalé de Banhos das Furnas, o Secretário Regional anunciou que a tutela já está a pensar em ampliar o espaço, recuperando para o efeito um outro edifício público junto às Caldeiras para poder acolher outro tipo de atividades, com alunos e grupos de visitantes.


O OMIC - centro de divulgação científica e tecnológica - promove o conhecimento sobre a biodiversidade e a ecologia microbiana, sublinhando a sua importância para o equilíbrio e a evolução dos ecossistemas na Terra, com particular atenção para os ecossistemas açorianos.



GaCS

Sem comentários: