terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Rui Bettencourt apela à mobilização dos parceiros europeus para a criação de emprego para os jovens


O Diretor Regional do Trabalho e Secretário-Geral do Eurodisseia apelou hoje, em Paris, a uma forte mobilização dos decisores políticos europeus para decidirem prioritariamente em favor de políticas que facilitem a empregabilidade dos jovens.



Rui Bettencourt defendeu “políticas educativas que preparem efetivamente os jovens para o mundo do trabalho e medidas de valorização do profissionalismo dos jovens já que é necessário que os decisores regionais ajam com força“. O diretor regional referiu, ainda, que, “sem prejuízo da flexibilidade que a economia possa necessitar, é urgente assumir políticas que possam colocar o jovem num contexto laboral de segurança. Os nossos colegas dinamarqueses, holandeses ou noruegueses sabem bem que todos ganham – os jovens, mas também as empresas, as regiões e os estados – se existir um clima de valorização do trabalho de cada um”.


Rui Bettencourt, que presidia a uma reunião do Comité de Direção do programa, na presença da Presidente da Assembleia das Regiões da Europa e Vice-Presidente da região parisiense, Michèle Sabban, propôs que o Eurodisseia e a Assembleia das Regiões da Europa se colocassem numa posição incontornável na promoção da mobilidade profissional dos jovens europeus, "que é, cada vez mais, um elemento fundamental quer na construção da Europa quer na empregabilidade dos jovens europeus".


Referindo, ainda, que não se pode imaginar um futuro europeu sem implicação efetiva dos jovens europeus, o diretor regional considerou que “ os problemas que estamos a atravessar são de origem global, mas quanto menos se agir a nível global, mais devemos nós agir com força a nível local”, afirmando que “perante as dificuldades conjunturais que encontramos, temos que ter o engenho e a arte para imaginar respostas regionais. Essa é a nossa obrigação, o nosso desígnio e essa é a solução”.


Tendo em conta os objetivos da Europa para 2020 no campo da mobilidade, o Eurodisseia encontra-se, assim, no centro das estratégias para a promoção de oportunidades para os jovens europeus.


O Comité de Direção do programa validou também o relatório de atividades para 2011 e as orientações estratégicas para 2012, onde se inserem o apelo de Rui Bettencourt.


Por proposta dos Açores, a Assembleia das Regiões da Europa, organizará no próximo outono, em Estrasburgo, um forum europeu sobre " As aspirações dos jovens e as respostas das regiões europeias".



GaCS

Sem comentários: