sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

“Terramoto de 1 de Janeiro de 1980 – Evacuação da Caldeira de Santo Cristo” disponivel on-line


O Governo Regional, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar disponibiliza no sitio SIARAM - “Sentir e Interpretar o Ambiente dos Açores”, o documentário “Terramoto de 1 de Janeiro de 1980 – Evacuação da Caldeira de Santo Cristo”.



No dia 1 de janeiro de 1980 um forte terramoto abalou as ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge. Morreram 61 pessoas e 15587 ficaram desalojadas.


Na costa Norte da ilha de São Jorge os habitantes da Fajã da Caldeira de Santo Cristo, expostos à violência do epicentro localizado no centro do triângulo das três ilhas, ficaram isolados do mundo durante três dias.


Depois de várias tentativas de evacuação por mar só ao fim de 72 horas foram salvos pelos helicópteros da Força Aérea Portuguesa deixando toda a sua vida para trás…


Este documentário relata a história desses dias recorrendo à memória das gentes que ainda hoje continuam a viver “debaixo das rochas”.


Esta é também a memória de um tempo onde não existiam serviços de proteção civil organizados nos Açores e escassa informação sobre como se deve viver na “cratera de um vulcão”…


Este documentário teve a colaboração do Centro de Audiovisuais da Força Aérea Portuguesa.


O documentário poderá ser visualizado em: http://siaram.azores.gov.pt/_novos-conteudos.html



GaCS

Sem comentários: