sexta-feira, 2 de março de 2012

Presidente do Governo estima regressão do desemprego nos Açores a partir do segundo semestre deste ano


As medidas constantes dos programas de combate ao desemprego aprovadas pelo Governo Regional estarão em plena concretização e com plenos efeitos no segundo e terceiro trimestres deste ano, dependendo da sua natureza. É por isso que Carlos César estima “na segunda metade do ano haver uma tendência para a regressão dos níveis de inscritos nos centros de emprego, visto que estes programas estão muito vocacionados para as pessoas que estão em situação de desemprego e que estão devidamente identificadas do ponto de vista da sua tipicidade e das suas competências para corresponder a estes programas que nós aprovamos”.



Estas declarações foram proferidas aos jornalistas, esta tarde, à entrada para a reunião do Conselho de Juventude dos Açores a que Carlos César presidiu.


Este conselho consultivo, que reúne organizações de juventude, desde as juventudes partidárias ás juventudes que se organizam através do associativismo cultural, do escutismo, das áreas sindicais, das áreas representativas empresariais, permite, segundo o Presidente do Governo, “ que seja possível, neste contexto de dificuldade em que nós estamos a viver, e no âmbito das medidas que estamos a programar e a implementar, recolher esta opinião especializada e especialmente sensibilizada para as áreas do emprego juvenil”.


Neste Conselho de Juventude, o Governo deu a conhecer as medidas que tem vindo a tomar, desde o Programa de Valorização do Emprego, as linhas de apoio às empresas, ao fundo financeiro de apoio às empresas que vai entrar brevemente em vigor e, em especial, as medidas do Programa de Promoção do Emprego e da Competitividade que foram recentemente apresentadas pelo Governo Regional dos Açores.


Várias dessas medidas têm uma implicação direta no universo dos jovens e na sua relação com o primeiro emprego, com a formação, com a ocupação ou com a obtenção de um regime de menor precariedade e a outras têm também uma implicação indireta a esse nível.


Carlos César confirmou hoje às associações de juventude que o Governo Regional, na próxima semana, terá uma reunião com o Governo da República, sobretudo centrada na participação da Região no Programa de Emprego e Formação Jovem, que foi entregue ontem na Comissão Europeia, para definir o modelo, a forma e o benefício da participação da Região nesse programa. Embora, “muitas dessas medidas do chamado “Programa Impulso Jovem” já constem das que foram aprovadas pelo Governo dos Açores e algumas delas foram até inspiradas na nossas opções”.



GaCS

Sem comentários: