sábado, 2 de junho de 2012

Os jovens são fundamentais no empreendedorismo do futuro, considerou José Contente


O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos anunciou hoje a criação de um programa de empreendedorismo no qual os jovens irão desempenhar um papel fundamental, com projetos estruturantes com impactos importantes para a economia regional e que representam, acima de tudo, oportunidades para os jovens açorianos.

O Plano Estratégico para o Futuro do Empreendedorismo 2012-2016 engloba uma carteira de iniciativas estruturantes enunciados por José Contente, desde logo o “Star-Up Azores”, um programa internacional de atração de empreendedores qualificados; o “Empreende Açores”, um programa de formação e ação para o fomento do empreendedorismo associando os produtos endógenos da Região; o “Incuba Açores”, que estabelece uma incubadora de empresas de referência no arquipélago; o “Business Innovation Centre”; e ainda visa implementar um Observatório do Empreendedorismo.

Perante este quadro, José Contente, que falava na sessão de encerramento do congresso internacional Adolescência, Desafios e Riscos, na Universidade dos Açores, entende que o futuro para os jovens está mais associado aos desafios que aos riscos.

“Este fórum internacional foca a atenção naquilo que o governo regional considera fundamental para o futuro: os nossos jovens, que estão hoje inscritos num quadro de uma economia difícil, onde as mudanças são aceleradas e voláteis, mas a sociedade deve estar mais atenta às potencialidades dos nossos jovens”, disse o governante. Para o Secretário Regional, as potencialidades dos jovens são muitas, destacando a autoconfiança, a iniciativa, a capacidade de não temer os fracassos e a rejeição, a resistência e a noção de que o empreendedorismo corresponde à necessidade de trabalhar em equipa. Valores que José Contente valoriza e nos quais acredita para cimentar um futuro mais otimista.

O Secretário Regional defendeu ainda o imperativo do pragmatismo racional que deve nortear a atividade política. “Entendemos que a praxis política melhora desde que se incluam nas decisões os conhecimentos e a atividade científica”, considerou o governante, defendendo uma atividade politica que não pode deixar de lado as conclusões dos estudos da comunidade científica, devidamente calibrada com as decisões políticas.

 José Contente relembrou que o Governo Regional tem mantido uma política de forte apoio à Universidade dos Açores, reconhecendo que é um parceiro fundamental no processo de desenvolvimento regional, incitando a comunidade científica a manter-se proactiva na procura de soluções científicas adequadas perante os problemas que impendem na Região.

O congresso internacional reuniu vários investigadores regionais, nacionais e internacionais em Ponta Delgada e motivou a participação de cerca de 300 pessoas, um evento que contou com o alto patrocínio do Governo Regional através da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, no âmbito das medidas de apoio à divulgação científica.

“Temos todo o gosto em continuar a apoiar este tipo de eventos porque trazem investigadores à Região e que completam o nosso quadro de inteligência enquanto plataforma de cruzamento de conhecimentos e saberes no Atlântico. Conseguimos desenvolver aqui situações que podem ser replicadas em outros sítios, a nossa dimensão nunca nos encolheu, pelo contrário, sempre nos agigantou aqui e a na diáspora”, concluiu José Contente.



Anexos:
2012.06.02-SRCTE-encerramento-fórum-adolescência.mp3


GaCS

Sem comentários: