terça-feira, 4 de setembro de 2012

Obras na estrada da Bretanha avançam com sentido de urgência


As obras para resolver os estragos causados por calamidades têm caráter de urgência para o Governo Regional. Essa prioridade foi uma vez mais confirmada na rapidez com que a Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos avançou para a obra de construção de um aqueduto na E.R. n.º 1º1ª, na Grota da Areia, no lugar de João Bom, no Pilar da Bretanha, concelho de Ponta Delgada.

O Governo dos Açores tomou todas as previdências necessárias para que esta obra se iniciasse a tempo de ficar concluída antes do próximo Inverno, repondo a circulação na costa norte da ilha, no troço de estrada interdito desde as cheias do mês de Maio.

Neste momento, a circulação faz-se com algumas dificuldades e é por isso, referiu ontem o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos durante a visita às obras, “que queremos imprimir junto da empresa adjudicatária todas as orientações para que esta intervenção decorra num período máximo que não ultrapasse o período da adjudicação”.

José Contente acrescentou que este troço de estrada requer cuidados acrescidos porque “o inverno está aí a chegar e nós queremos que esta situação fique resolvida antes disso”, para evitar que o mau tempo possa vir a condicionar os próprios trabalhos e, sobretudo, para que a segurança e transitabilidade sejam repostas quanto antes, minimizando o incómodo aos condutores que são obrigados a fazer um desvio.

Foi com esta justificação que a tutela agilizou o processo para que as obras se iniciassem com o máximo de urgência, e num prazo de dois meses prevê-se que estejam concluídas, repondo a normalidade e reforçando a segurança daquela estrada regional que liga os Mosteiros ao João Bom.

“Por via das boas finanças públicas regionais, o Governo Regional continua, assim, a dispor dos investimentos necessários para ainda resolvera situações imprevistas, a maioria fruto de calamidades”, afirmou o governante.

Esta intervenção prevê, além da construção do aqueduto, melhorar o sistema de drenagem das águas pluviais junto à ribeira e a colocação de guardas metálicas de segurança.


Anexos:
2012.09.03-SRCTE-VisitaObrasJoão Bom.mp3


GaCS

Sem comentários: