terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Carlos e Luísa César brindados com cantigas “às estrelas”


Jovens e idosas de Vila Franca do Campo juntaram-se, num coro afinado, e foram ao Palácio de Sant´Ana “cantar às estrelas” para Carlos e Luísa César.



O grupo, constituído por 19 alunas da Escola Profissional de Vila Franca do Campo, com idades compreendidas entre os 16 e 20 anos, e por 17 idosas do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo, visitou a residência oficial do Presidente do Governo dos Açores, brindando os anfitriões com a tradicional música da quadra.


Aos visitantes, a quem foi oferecido um lanche, Carlos César manifestou a sua satisfação por recebê-los, sublinhando a circunstância do encontro estar decorrer num dos mais emblemáticos edifícios do património regional, o qual, sendo de todos os açorianos, desta e de futuras gerações, é importante cuidar e preservar, o que o Governo Regional não tem descurado.



GaCS

Esclarecimento do Gabinete do Subsecretário Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa


Na sequência das declarações do líder parlamentar do PSD/Açores, Duarte Freitas, proferidas no final de uma visita ao Centro Europe Direct, na ilha Terceira, anunciando “um projeto de resolução no parlamento regional, recomendando às autoridades nacionais e europeias a realização destes estudos sempre que existam novos acordos internacionais que afetem as RUP”, o Governo dos Açores presta o seguinte esclarecimento:



O PSD-Açores, através do seu líder parlamentar, uma vez mais, apenas reproduz integralmente, e sem qualquer inovação, uma posição defendida pelo Governo dos Açores e por todas as Regiões Ultraperiféricas.


Com efeito, na Declaração Final da XVII Conferência dos Presidentes das RUP, que decorreu a 3 e 4 de Novembro de 2011 na Martinica, consta um ponto intitulado “impacto dos acordos internacionais” onde a Conferência “convida a Comissão Europeia a considerar as especificidades das Regiões Ultraperiféricas na sua política comercial e a avaliar, sistematicamente, os efeitos sobre as nossas regiões dos acordos comerciais, particularmente através de estudos de impacto prévios ao início das negociações”. Mais, as RUP solicitam “que a Comissão examine mecanismos de compensação eficazes para preservar as economias frágeis das Regiões Ultraperiféricas dos efeitos negativos dos acordos comerciais tal como o atualmente em curso com o MERCOSUL”.


Esta referência foi, aliás, introduzida por sugestão do Governo dos Açores e aprovada por unanimidade por todos os Presidentes das RUP, constando deste documento oficial, que foi enviado às instituições europeias, incluindo o Presidente da Comissão Europeia, bem como aos Governos nacionais de Portugal, Espanha e França.


Esta posição foi reforçada pelo Presidente do Governo dos Açores, na sua intervenção na Conferência da Martinica, na presença do Comissário de Política Regional, defendendo, relativamente à “abertura do mercado europeu aos produtos agrícolas do MERCOSUL” que “devem ser avaliados os possíveis impactes, antes de qualquer decisão, e defendidos os nossos agricultores”.


Por outro lado, o Subsecretário Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, em reunião tida com o Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, a 16 de Junho de 2011, alertou para que a situação e o estatuto específico das RUP fossem tidos em conta nas negociações com o MERCOSUL, solicitando ao Presidente Barroso que “a Comissão determine a avaliação do impacto dos Acordos com o Mercosul no sector da produção de carne das RUP e que sejam adotadas as necessárias medidas de apoio e de compensação aos produtores açorianos, bem como um calendário faseado e diferido da liberalização”, tal como foi tornado público na ocasião.


Assim, tal como já havia acontecido relativamente à possibilidade da criação de um programa semelhante ao POSEI para o sector dos transportes, a iniciativa do PSD-A nada traz de novo, apenas reproduzindo a posição da Conferência das Regiões Ultraperiféricas e, em particular, a do Governo dos Açores, expressa em documentos oficiais transmitidos às instituições nacionais e europeias, bem como em intervenções públicas do Presidente e membros do Governo dos Açores.


O Governo dos Açores realça, por fim, que, uma vez mais, o PSD-A, embora tardiamente, se associa integralmente às posições defendidas pelo Governo no âmbito das Regiões Ultraperiféricas e da União Europeia.



GaCS

Produtos açorianos vão ter mais apoios para promoção e exportação, anuncia Vasco Cordeiro


O Governo dos Açores vai enviar, durante o mês de Fevereiro, aos parceiros sociais uma proposta de revisão do Sistema de Apoio à Promoção de Produtos Açorianos onde está previsto “o aligeiramento de aspetos burocráticos relacionados com a apresentação de candidaturas, ou seja simplificando esses procedimentos, mas também nos apoios ao transporte de produtos destinados a exportação, aquisição de embalagens ou participação em feiras”, revelou, esta tarde, em Angra do Heroísmo, o Secretário Regional da Economia.



Vasco Cordeiro, que falava à comunicação social no final de uma visita à Cooperativa de Hortofruticultores da ilha Terceira (FRUTER), recordou que no Plano de investimentos para o ano corrente “este sistema de apoio à promoção de produtos açorianos teve já um reforço de verbas superior a cinquenta por cento, tendo passado de uma dotação de cerca de 1 milhão de euros para mais de 1,5 milhões de euros” e que engloba “um conjunto de áreas que têm grande relevância para o objetivo de valorização dos produtos açorianos no campo da exportação e de reforço da presença dos nossos produtos nos mercados externos”.


“Esta matéria de apoio ao transporte dos produtos açorianos já se encontrava contemplada, precisamente com o objetivo de reforçar a sua competitividade em algumas áreas”, recordou o governante açoriano, considerando que, no caso da produção hortícola e frutícola estes são apoios que podem ter também um importante impacto ao nível da diminuição e substituição de importações”.


Vasco Cordeiro salientou ainda o “trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Fruter, por exemplo no âmbito da requalificação de áreas já subordinadas à cultura de flores com o objetivo de reforçar a sua produção. As organizações têm um papel fundamental na congregação de esforços no sentido de uma maior organização e de aproveitamento dos circuitos de comercialização”, concluiu.



GaCS

Agenda do Governo Regional dos Açores para 1 e 2 de fevereiro

QUARTA-FEIRA, DIA 1:

ATIVIDADES DO PRESIDENTE DO GOVERNO:


11H00 - O Presidente do Governo, Carlos César, preside à cerimónia de inauguração da obra de beneficiação da Estrada Regional n.º 1-1ª, no troço entre a rua do Ramalho e o acesso à avenida Príncipe do Mónaco.

Local: rotunda junto à antiga aerogare do Aeroporto de Ponta Delgada.

20H00 - O Presidente do Governo, Carlos César, está presente no desfile do “Cantar às Estrelas", nos Paços do Concelho da Ribeira Grande.


ATIVIDADES DOS OUTROS MEMBROS DO GOVERNO:


10H00 - A Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, Ana Paula Marques, visita os cursos “Formar para Integrar”, destinados a beneficiários do Rendimento Social de Inserção.

Local: sede da Cáritas (antiga Casa do Gaiato), na Horta.

NOTA: A secretária regional disponibiliza-se para prestar declarações à Comunicação Social, pelas 10:30 horas, no mesmo local.

10H00 - Os secretários regionais da Agricultura e Florestas, Noé Rodrigues, e do Ambiente e do Mar, Álamo Meneses, participam numa ação de plantação de espécies endémicas, inserida numa campanha destinada a reforçar a população de plantas mais ameaçadas dos Açores.

Local: Charcos de Pedro Miguel, na ilha do Faial.

11H00 - A Secretária Regional da Educação e Formação, Cláudia Cardoso, está presente no ato de consignação da empreitada de ampliação da Escola Francisco Medeiros Garoupa.

Local: instalações da escola, em Água d’Alto.

11H00 - O Secretário Regional da Saúde, Miguel Correia, visita a farmácia do Hospital de Santo Espírito, em Angra do Heroísmo, no dia em que se inicia a dispensa ao público de medicamentos em unidose.

14H30 - A Secretária Regional da Educação e Formação, Cláudia Cardoso, visita a Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo.

15H00 - O Secretário Regional do Ambiente e do Mar, Álamo Meneses, está presente, em representação do Presidente do Governo, na cerimónia multisecular “Voto Municipal ao Senhor Santo Cristo”.

Local: Igreja de Nossa Senhora da Graça, na Praia do Almoxarife.

16H30 - O Subsecretário Regional das Pescas, Marcelo Pamplona, participa, em Bruxelas, no seminário Que futuro para a pesca europeia?.

NOTA: indica-se a hora local, mais duas que nos Açores.

21H30 - O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente, recebe os grupos das freguesias de Arrifes e de São José para o tradicional “Cantar às Estrelas”.

Local: sede da SRCTE, em Ponta Delgada.


OUTROS AGENDAMENTOS:


12H45 - O Diretor Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade, Arnaldo Machado, está presente, em Lisboa, em representação do Presidente do Governo, num almoço de empresários organizado pela Câmara de Comércio e Industria Luso Espanhola.

Local: Hotel Pestana, rua Jau, n.º 54.

NOTA: indica-se a hora de Lisboa.


QUINTA-FEIRA, DIA 2:

ATIVIDADES DO PRESIDENTE DO GOVERNO:


11H15 - O Presidente do Governo, Carlos César, recebe, em audiência, o Chefe de Estado-Maior do Exército, General Artur Monteiro.

Local: Palácio de Santana, em Ponta Delgada.

16H00 - O Presidente do Governo, Carlos César, preside à cerimónia de lançamento da 1.ª Pedra da nova Escola Profissional da Praia da Vitória.

Local: rua Gervásio Lima.


ATIVIDADES DOS OUTROS MEMBROS DO GOVERNO:


09H00 - O Secretário Regional do Ambiente e do Mar, Álamo Meneses, está presente na cerimónia de entrega do galardão Eco-Escola à Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico.

Local: instalações da escola.

10H00 - A Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, Ana Paula Marques, promove uma conferência de imprensa para apresentação das medidas “MAIS Açores: Medidas de Apoio à Inserção Social” e “Açores Solidário”, inseridas no âmbito do Fundo de Compensação Social.

Local: Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo.

10H00 - O Secretário Regional do Ambiente e do Mar, Álamo Meneses, preside à sessão comemorativa do Dia Mundial das Zonas Húmidas.

Local: Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha do Pico, no Lajido.


OUTROS AGENDAMENTOS:


20H00 - O Diretor Regional do Desporto, António Gomes, está presente, em representação do Presidente do Governo, no jantar comemorativo do 103.º aniversário do Fayal Sport Club.

Local: sede ginásio do clube, na Horta.



GaCS

Açores aumentaram área florestal sem prejuízo da capacidade produtiva da agropecuária


O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou hoje, na ilha do Faial, que os Açores têm vindo nos últimos anos a aumentar a sua área florestal sem prejuízo da capacidade produtiva do sector agropecuário.



A informação foi avançada por Noé Rodrigues durante a inauguração da zona de merendas do Parque Florestal do Capelo, que contou igualmente com a presença do Secretário Regional do Ambiente e do Mar.


Segundo precisou Noé Rodrigues, esta realidade resulta do facto da área que é florestada anualmente ser superior à área de arroteias, contrariando o que era a tendência num passado ainda recente.


Para o governante, a aposta do Governo no sector florestal passa, desde logo, por melhorar espécies produtivas como a criptoméria, para a qual existe já um plano de melhoria genética, e pela introdução de novas espécies de exploração económica, que devem ser criteriosamente selecionadas para preservação dos equilíbrios ambientais existentes.


Outras das preocupações governamentais nessa área relaciona-se com a necessidade da Região aumentar a capacidade de produção e disseminação das espécies autóctones, conforme referiu o Secretário da Agricultura e Florestas.


A este propósito, Noé Rodrigues destacou a circunstância de, já nesta semana, ter sido inaugurado na Terceira um centro de produção de plantas endémicas, que constituirá “um grande contributo” na disseminação das espécies autóctones do arquipélago.


Quanto ao Parque Florestal do Capelo, o governante desafiou os autarcas, empresários e associações sócio profissionais a disporem daquele espaço para os eventos que queiram realizar, adiantando que o mesmo tem atualmente “todas as infraestruturas necessárias para se poder vir aqui em qualquer altura do ano”.


“Usem este espaço porque ele é de todos nós, foi para isto que ele foi melhorado”, exortou Noé Rodrigues, lembrando que o Parque Florestal do Capelo, pelas suas diferentes valências, permite que a floresta seja olhada do ponto de vista do seu uso múltiplo.



GaCS

Governo adjudica empreitada de reabilitação de estrada regional na Terceira


A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos adjudicou hoje a empreitada de reabilitação da estrada regional n.º1-1ª, troço entre as Cinco Ribeiras e Santa Bárbara, na ilha Terceira.



A empreitada, que abrange as duas freguesias do concelho de Angra do Heroísmo, tem como objetivo substituir o pavimento, melhorar as condições do tráfego rodoviário e pedonal e garantir a melhoria da drenagem das águas pluviais.


No âmbito desta obra está igualmente previsto o reordenamento do centro de Santa Bárbara e a pavimentação do ramal da E.R. N.º 1-1ª – Rua de Nossa Senhora da Ajuda, junto à zona de lazer, para dar lugar a um parque de estacionamento para 27 viaturas.


A intervenção é compreendida numa extensão aproximada de 5 500 metros, incluindo trabalhos de terraplanagens, drenagem superficial e subterrânea, pavimentação e sinalização rodoviária vertical e horizontal.


Esta empreitada tem um prazo de execução 180 dias a partir da data de consignação.



GaCS

Secretário da Saúde anuncia intenção de certificar qualidade e segurança da unidose


O Secretário Regional da Saúde disse hoje que o hospital de Ponta Delgada pretende avançar para uma certificação da qualidade dos serviços farmacêuticos, de modo a confirmar a segurança e rastreabilidade dos medicamentos que estão a ser distribuídos em unidose.



Em resposta à proposta do Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos que defendeu a realização de uma auditoria por uma entidade externa, Miguel Correia disse que a Região não tem nada a opor, pelo contrário, está em consonância com a pretensão, já anteriormente manifestada, de solicitar a certificação dessa prática, por entidade competente.


Relativamente à proposta do Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos no sentido de ser feita uma avaliação económica, ao fim de um ano de funcionamento da unidose, o Secretário da Saúde disse, que essa avaliação já está prevista.


“Nós estamos a adotar a unidose nos Açores porque entendemos que vai trazer poupança ao nível das comparticipações e que vai trazer benefícios às pessoas, portanto, impõe-se que se faça, um balanço para perceber qual foi o alcance desta medida”, observou Miguel Correia.


Relativamente aos planos de pagamentos aos fornecedores, o Secretário da Saúde reafirmou que o Governo já adiantou 14 milhões de euros aos hospitais para fazer face aos pagamentos mais emergentes, de modo a que não haja rutura de qualquer serviço ou medicamento.


Os fornecedores têm de se entender com os hospitais, que são os seus clientes “e bons clientes durante muitos anos”.


O secretário da Saúde sublinhou que “tem de haver bom senso nesta altura, que é uma altura difícil para todos” acrescentando que “é muito sensato” não extremar posições.



GaCS

Esclarecimento da Direção Regional da Cultura

Em relação às declarações proferidas pelo Deputado do Grupo Parlamentar do PSD António Ventura, após uma visita às obras de construção das novas instalações da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo, na qual foi acompanhado pelo Diretor Regional da Cultura, a Direção Regional da Cultura entende ser importante esclarecer e corrigir dois aspetos que não correspondem, com rigor, à verdade no modo como foram expressos.


Os cinco adicionais aprovados nesta obra não resultam de cinco alterações ao projeto. Como foi salientado, o enquadramento legal no qual decorre esta empreitada corresponde a uma empreitada por série de preços, o que implica, de acordo com a legislação aplicável, a ocorrência de retificações às quantidades contratuais que, quantificados os trabalhos a mais e a menos, originaram três dos contratos adicionais efetuados. Os outros dois adicionais ocorreram em consequência da adoção da nova legislação de segurança contraincêndios e da necessidade de proceder a ajustes ao projeto que se revelaram necessários durante a obra. Assim sendo, não corresponde à verdade que o projeto tenha sido “alterado por cinco vezes” nem existe qualquer motivo para ocorrência de novos adicionais, para além daqueles a que a legislação e o tipo de procedimento obrigam.


No que respeita às considerações sobre a localização do equipamento e à referência sobre a preferência da localização pelos terrenos adjacentes ao Jardim de Angra, foi esclarecido durante a visita de que o programa funcional que corresponde às novas instalações agora em construção não podiam ser satisfeitas naquele terreno, uma vez que apenas estava prevista a instalação da Biblioteca, mantendo-se o Arquivo no Palácio Bettencourt, o que não acontece nas novas instalações que albergarão tanto os serviços de Biblioteca como de Arquivo.



GaCS

Secretário da Agricultura quer aprofundar “cumplicidade” entre Governo e organizações de produtores


O Secretário Regional da Agricultura e Florestas defendeu hoje, na ilha do Faial, a necessidade de aprofundar a “cumplicidade” que existe no arquipélago entre o Governo dos Açores e as organizações de produtores.



Quando se fala que é preciso alterar paradigmas, julgo que devíamos era aprofundar esta cumplicidade entre o Governo e as organizações de produtores “porque, juntos, nós temos sabido fazer bem e juntos vamos continuar a saber fazer melhor”, disse Noé Rodrigues na inauguração da obra de repavimentação do caminho florestal da Ribeira do Cabo.


Referindo-se à obra agora inaugurada, o governante sublinhou que “este é já um caminho”, pelo que aquilo que agora nos deve preocupar é o que “falta fazer e ainda falta fazer muita coisa para melhorar as acessibilidades às explorações”.


Para o Secretário Regional da Agricultura e Florestas, investimentos deste género são muito importante para os nossos agricultores, já que “ajudam a aumentar a produtividade e a sustentabilidade das explorações agrícolas”.


No Faial, como nas demais ilhas, temos feito um esforço significativo para melhorar as acessibilidades às explorações, afirmou ainda Noé Rodrigues, adiantando que esse esforço conta com a cooperação das organizações de produtores e seus dirigentes, “que em cada momento vão dando indicação dos caminhos que consideram prioritários”.


“O que queremos é que, no futuro, tenhamos condições para prosseguir este processo de cumplicidade entre o Governo e as organizações de produtores”, porque este processo tem revelado que nós acertamos muitas vezes naquilo que é prioritário e, desta forma, o sector primário, mesmo nesta fase difícil que atravessamos, tem reagido bem, aumentando os seus níveis de produtividade, disse o governante.


A repavimentação do caminho florestal da Ribeira do Cabo representou um investimento da ordem dos 100.000 euros e teve como objetivo a melhoria substancial do piso daquela via, que serve 55 hectares de pastagem e floresta, bem como a única saibreira da ilha que se encontra atualmente em exploração.



GaCS

Governo dos Açores assina memorando com o CAST para ensino da língua portuguesa nos Estados Unidos da América


A Diretora Regional das Comunidades assina hoje, em Wakefield, Massachusetts, um memorando de entendimento com o Cast – Center for Applied Special Technology para a criação da plataforma online para o ensino da língua portuguesa.



O programa “Universal Design for Learning and Teaching of the Portuguese Language Worldwide” tem ainda como parceiros da Direção Regional das Comunidades, a Universidade dos Açores, o Portuguese World Language Institute da Universidade de Lesley, e destina-se a promover a colaboração internacional no desenvolvimento de materiais didáticos, universalmente concebidos para melhorar e maximizar as oportunidades de aprendizagem da língua portuguesa em todo o mundo.


O Governo dos Açores, através do Secretário Regional da Presidência, tem estabelecido, ao longo dos anos, parcerias com universidades e escolas ligadas ao ensino do português, ao nível do fenómeno da emigração e da valorização de uma identidade cultural positiva, aproveitando e potenciando, para além da posição geoestratégica dos Açores no mundo, a sua ligação com os Estados Unidos, Canadá, Brasil e outros países de língua portuguesa.


Através do desenvolvimento deste programa, o ensino do português no mundo será feito através de uma estrutura educacional inovadora, com base na pesquisa em ciências de aprendizagem flexíveis que podem acomodar diferenças individuais de iniciativas de ensino.


A Diretora Regional das Comunidades, que se encontra em visita de trabalho junto das comunidades emigrantes açorianas da Costa Leste dos Estados Unidos, tem estabelecido contactos com diversos organismos, junto dos quais tem divulgado os materiais do programa LEGAL - Legalization Effort of the Government of the Azores and Logistics.


Graça Castanho, para além da apresentação dos objetivos e os propósitos do programa LEGAL, está a desenvolver esforços no sentido de explicar aos emigrantes açorianos os contornos e os problemas inerentes à deportação para os Açores e para as comunidades e países de acolhimento, sublinhando neste seu esforço a importância de aspetos a ter em conta no momento de solicitar a naturalização.


Ainda no decorrer das atividades que a Diretora Regional das Comunidades está a desenvolver junto da comunidade açoriana, Graça Castanho trabalhará com o Gabinete do Xerife de Bristol County no sentido de um entendimento com vista aos termos de um protocolo a estabelecer entre estas duas entidades.


A estratégia definida no Simpósio Internacional sobre Direitos Humanos e Qualidade de Vida das Comunidades Falantes do Português nos EUA e Canadá, realizado em Novembro último, é o tema para a reunião que Graça Castanho, no final da sua visita, vai manter com a MAPS-Massachusetts Alliance for Portuguese Speakers, com o objetivo de dar seguimento a esse trabalho.



GaCS

Oficina de Fantasia no Museu da Horta


O Museu da Horta promove nos sábados 4, 11 e 18 de Fevereiro, entre as 10 e as 12 horas, uma Oficina de Fantasia destinada a crianças dos nove aos 12 anos de idade.



Orientado por Vera Goulart Castro, este ateliê de expressão plástica destina-se a ensinar as crianças a realizarem fantoches, máscaras e cabeleiras.


As inscrições são limitadas e gratuitas e podem ser feitas por email (margarida.ma.barreto@azores.gov.pt) ou em papel na receção do Museu da Horta, de terça a sexta-feira, das 10 às 12:30 e das 14 às 17:30 horas.



GaCS

Exposição “Ver o Clima…nos Ombros dos Gigantes” patente no Faial até final de Maio


“Ver o Clima…nos Ombros dos Gigantes” é o título da exposição interativa e dinâmica que está patente ao público na ilha do Faial até 31 de Maio próximo.


Constituída por quatro módulos dedicados ao Ar, Água, Terra e Fogo, esta mostra proporciona aos seus visitantes a possibilidade de executarem cerca de 30 experiências interativas alusivas a fenómenos físicos de algum modo relacionados com o clima.


Na Fábrica da Baleia de Porto Pim, onde hoje foi assinalada, com a presença do Diretor Regional do Ambiente, João Bettencourt, a abertura oficial da exposição, estão patentes ao público os módulos dedicados ao Ar e à Água, enquanto os módulos relativos à Terra e ao Fogo poderão ser visitados no Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos.


Esta exposição é uma iniciativa conjunta do Observatório do Mar dos Açores (OMA) – Centro de Ciência e do Parque Natural da Ilha do Faial e tem o suporte financeiro e institucional da Direção Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações, no âmbito da rede de Centros de Ciência dos Açores.



GaCS

Preço máximo de venda dos combustíveis atualizado nos Açores


As alterações registadas no preço do petróleo, durante as últimas semanas, nos mercados internacionais, vão levar a uma atualização do preço máximo de venda dos combustíveis na Região Autónoma dos Açores.



Esta atualização consiste na descida em dois cêntimos por litro do gasóleo pescas e nas subidas em um cêntimo por litro nas gasolinas 95 e 98 e em um cêntimo por quilo no gás para consumo doméstico e no fuel.


De salientar que o preço máximo de todos os combustíveis mantém-se dentro dos limites definidos pelo Governo dos Açores como diferença mínima para os preços em vigor no continente português.

Assim, no caso das gasolinas 95 e 98, a diferença nos preços máximos por litro praticados nos Açores em relação ao mercado nacional é de menos 13 por cento.


No caso do Gasóleo Rodoviário, essa diferença é de menos 11 por cento em relação ao preço verificado no mercado nacional.


Os gasóleos agrícola e pescas têm um preço máximo por litro, nos Açores, inferior em 21 e 22 por cento em relação ao registado no continente, respetivamente.


Em relação ao gás doméstico, a diferença entre os preços máximos por quilo praticados nos Açores e os preços praticados no continente é de menos 31 por cento. No caso do fuel a diferença de preço entre os Açores e o continente é de menos 25 por cento por quilo.


Em relação à Região Autónoma da Madeira, os preços máximos praticados nos Açores são inferiores em menos 6 por cento para a gasolina 95, e em 10 por cento para a gasolina 98.


No que respeita ao gasóleo rodoviário, a diferença entre o preço máximo por litro praticado nos Açores e o preço registado na Madeira é de menos 4 por cento, enquanto no gasóleo agrícola o preço máximo por litro nos Açores é inferior ao daquela Região Autónoma em menos 13 por cento.


Os novos preços entram em vigor às 00h00 desta quarta-feira.



GaCS