quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Agenda do Governo Regional dos Açores para 1 e 2 de novembro


QUINTA-FEIRA, DIA 1:

17H00 - O Presidente do Governo, Carlos César, participa na Eucaristia de Todos-os-Santos.

Local: Igreja do Colégio dos Jesuítas, em Ponta Delgada.

SEXTA-FEIRA, DIA 2:

10H00 - O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente, participa, em representação do Presidente do Governo, na Eucaristia de sufrágio por alma dos militares falecidos, no âmbito das cerimónias do Dia de Finados organizadas pelo Núcleo de Ponta Delgada da Liga dos Combatentes.

Local: Igreja de Nossa Senhora da Purificação, em Vila do Porto.


GaCS

Em defesa de Santa Maria e dos Açores


Uma vez mais, confrontado com decisões de instâncias dependentes do Governo da República que prejudicam a Região, o PSD reagiu criticando o governo dos Açores e defendendo o governo central. Primeiro o presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto e a seguir a sua estrutura partidária local, apressaram-se, mentindo por conta de outrém, a lavar as mãos de uma decisão que nada tem a ver com o governo regional, o qual, sim, pelo contrário, bem procurou e conseguiu que não fosse tomada no passado graças à boa compreensão dos governos da República anteriores.

O Governo Regional dos Açores, face às acusações desprovidas de sentido que lhe foram feitas, na sequência do anúncio pela empresa ANA do encerramento noturno do aeroporto de Santa Maria, esclarece o seguinte:

Não é verdade que exista qualquer dívida do Governo dos Açores à empresa ANA relativa aos custos relacionados com o funcionamento do aeroporto de Santa Maria no período noturno.

Como é do conhecimento público, o Governo dos Açores disponibilizou-se, em 2006, para suportar parte dos custos relacionados com esse funcionamento. Em consequência, e dado que tais custos não se encontravam devidamente fundamentados e consensualizados entre as partes, foi decidido constituir, para efeitos do seu cálculo, um grupo de trabalho, o qual nunca chegou a funcionar embora o governo regional tivesse indicado o seu representante. Assim o Governo Regional, ao contrário do que o PSD Açores quer fazer quer, nunca estabeleceu qualquer acordo com a Republica para assumir os referidos custos Aliás, do mesmo modo verbal, foi progressivamente tido como não prioritária uma decisão final sobre o assunto, tendo, inclusive, o então Primeiro-Ministro José Sócrates intercedido favoravelmente à Região. De então para cá, nunca foi solicitado ao governo regional qualquer pagamento para manter aberto o aeroporto no período referido.

Aliás, na notificação enviada à Secretaria Regional da Economia sobre o encerramento do aeroporto de Santa Maria no horário noturno não é feita, nem podia ser de outro modo, qualquer referência a qualquer dívida para com a ANA, nem esse assunto foi referido, por exemplo, numa recente reunião realizada entre a Secretária Regional da Economia e o Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações. Não deixa de ser notado, porém, que esse horário tenha sido mantido sem qualquer problema até às recentes eleições legislativas regionais, o que nos faz pensar que, quando muito, se alguém sabia o que se iria passar era, antecipadamente, os gestores da ANA e os seus amigos do PSD dos Açores.

Ao invés, nem o Governo Regional nem qualquer outra entidade ou empresa que operam no aeroporto de Santa Maria foram ouvidas sobre este encerramento, o qual, de resto ainda é mais inusitado quando decorre o processo em que o Estado pretende desfazer-se da empresa. A matéria em causa será, certamente, objeto da necessária reanálise das entidades nacionais envolvidas e do governo regional, em defesa dos marienses e da referenciação dos Açores e do país na navegação aérea atlântica e internacional.


Anexos:
2012.10.31- SRE-ANASantaMaria.mp3


GaCS

Décima edição do programa “Saudades dos Açores" de 3 a 10 de novembro


O Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, em parceria com a Azores Express e a SATA Express, promove de 3 a 10 de novembro de 2012, a décima edição do programa “Saudades dos Açores”.

Esta iniciativa visa proporcionar a cidadãos nascidos nos Açores e emigrados nos Estados Unidos da América, Canadá, Bermuda e Brasil, com 60 ou mais anos de idade e que não visitem o arquipélago há mais de duas décadas, por motivos de ordem económica, o reencontro com a sua terra natal, bem como o contacto com familiares e amigos.

Este ano, o programa reunirá 17 participantes, com proveniência dos Estados Unidos, Canadá e Brasil, que terão a oportunidade de visitar os vários concelhos de São Miguel, bem como os pontos de maior interesse turístico e cultural da ilha. Do programa consta igualmente uma visita ao Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Oliveira onde o grupo participará num convívio inter-geracional no âmbito das atividades daquele centro.

O programa “Saudades dos Açores” conta com a colaboração de várias instituições de apoio social na América do Norte, designadamente, o Centro Abrigo, em Toronto, o SER-Jobs for Progress em Fall-River, os centros comunitários POSSO e VALER, na Califórnia e no Brasil, a Casa dos Açores de São Paulo, bem como do Museu da Emigração, Museu Municipal da Ribeira Grande, Cresaçor e da Associação Alecrim Dourado.



GaCS

Proteção Civil: chuva forte no Grupo Oriental


O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto de Meteorologia, e na sequência do aviso anterior, prevê-se:

PARA O GRUPO ORIENTAL

PRECIPITAÇÃO por vezes FORTE
No período entre as 01UTC de 2012-10-31 e as 11UTC de 31-10-2012

O SRPCBA recomenda que sejam tomadas todas as precauções habituais em situações
desta natureza.



GaCS

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Agenda do Governo Regional dos Açores para 31 de outubro e 1 de novembro


QUARTA-FEIRA, DIA 31:

10H00 - O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente, visita, na ilha de São Jorge, as zonas afetadas pelas intempéries.

Local: Estrada Regional n.º 1-2ª, acesso ao Matadouro, na Calheta.

QUINTA-FEIRA, DIA 1:

17H00 - O Presidente do Governo, Carlos César, participa na Eucaristia de Todos-os-Santos.

Local: Igreja do Colégio dos Jesuítas, em Ponta Delgada.



GaCS

Proteção civil: chuva pontualmente forte nas próximas horas


Na sequência do aviso anterior o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Instituto de Meteorologia (IM), prevê-se:

Para todos os grupos:

Chuva pontualmente forte, entre as 18h00 de hoje e as 02h00 da próxima madrugada

O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza, nomeadamente, que se guardem todos os objetos soltos junto às habitações, limpem-se sistemas de drenagem e se consolidem telhados, portas e janelas.

Recomenda-se ainda aos automobilistas que redobrem os cuidados na circulação.

O SRPCBA e o IM, bem como todas as autoridades, continuam a acompanhar o evoluir da situação.



GaCS

Chuva provoca obstruções de estrada ente a Pedreira do Nordeste e Água Retorta (actualização)


A chuva intensa que se faz sentir no arquipélago dos Açores provocou, nas ultimas horas, algumas obstruções na Estrada Regional nº 1-1ª entre as freguesias da Pedreira do Nordeste e Água Retorta, na ilha de São Miguel, provocando a interrupção do transito naquele troço, em que decorrem trabalhos de alguma morosidade.

A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos (SRCTE) informa que o trânsito com destino às Vilas da Povoação e do Nordeste deverá utilizar as vias alternativas do Eixo SCUT Ribeira Grande /Nordeste.

A circulação a sul para o Faial da Terra e Água Retorta está a decorrer dentro da normalidade.

Encontram-se no terreno funcionários da SRCTE a proceder à limpeza  sendo que serão emitidas novas notas sempre que se justifique.



GaCS

Preço máximo de venda dos combustíveis atualizado nos Açores


As alterações registadas no preço do petróleo, durante as últimas semanas, nos mercados internacionais, vão levar a uma atualização do preço máximo de venda dos combustíveis na Região Autónoma dos Açores.

Esta atualização consiste na descida em três cêntimos por litro no preço máximo das gasolinas 95 e 98 e de um cêntimo por quilo no fuel.

De salientar que o preço máximo de todos os combustíveis mantém-se dentro dos limites definidos pelo Governo dos Açores como diferença mínima para os preços em vigor no continente português.

Assim, no caso das gasolinas 95 e 98 a diferença nos preços máximos por litro praticados nos Açores em relação ao mercado nacional é de menos 10 por cento. O gasóleo rodoviário tem, nos Açores, um preço máximo por litro inferior também em 10 por cento em relação ao praticado no mercado nacional.

O gasóleo agrícola tem um preço máximo por litro inferior em 19 por cento em relação ao mercado nacional e o gasóleo pescas um preço máximo por litro inferior também em 19 por cento em relação ao registado no continente.

Em relação ao gás doméstico, a diferença entre os preços máximos por quilo praticados nos Açores e os preços praticados no continente é de menos 31 por cento. No caso do fuel a diferença de preço entre os Açores e o continente é de menos 18 por cento por quilo.

Em relação à Região Autónoma da Madeira, os preços máximos praticados nos Açores são inferiores em menos 15 por cento para a gasolina 95, e em menos 17 por cento para a gasolina 98.

No que respeita ao gasóleo rodoviário, a diferença entre o preço máximo por litro praticado nos Açores e o preço registado na Madeira é de menos 8 por cento, enquanto no gasóleo agrícola o preço máximo por litro nos Açores é inferior ao daquela Região Autónoma em menos 15 por cento.

Os novos preços entram em vigor às 00h00 de quinta-feira.




GaCS

Proteção civil: estrada interrompida entre Água Retorta e Nordeste


O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, na sequência das condições meteorológicas adversas que se fazem sentir na Região Autónoma dos Açores, encontra-se interrompida devido a derrocadas a Estrada Regional n.º 1- 1ª no troço Pedreira/Lombo Gordo, impedindo a circulação entre Água Retorta e Nordeste.

A Direção Regional dos Equipamentos e Transportes Terrestres encontra-se no local em trabalhos.

O SRPCBA continua a acompanhar as condições meteorológicas na Região, sendo que serão emitidas novas notas sempre que se justifique.



GaCS

Precipitação por vezes forte e vento forte para todo o arquipélago


Na sequência do aviso anterior o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos
Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Instituto de Meteorologia (IM), se prevê:

Para o Grupo Oriental:
Precipitação por vezes forte, no período entre as 12h00UTC de 30-10-2012 e as 18h00UTC de 30-10-2012;
Vento forte do quadrante Leste, no período entre as 12h00UTC de 30-10-2012 e as 18h00UTC de 30-10-2012.

Para o Grupo Central:
Precipitação por vezes forte, no período entre as 12h00UTC de 30-10-2012 e as 18h00UTC de 30-10-2012;
Vento forte do quadrante Leste, no período entre as 12h00UTC de 30-10-2012 e as 18h00UTC de 30-10-2012.

Para o Grupo Ocidental:
Precipitação por vezes forte, no período entre as 12h00UTC de 30-10-2012 e as 18h00UTC de 30-10-2012;
Vento forte do quadrante Leste, no período entre as 12h00UTC de 30-10-2012 e as 18h00UTC de 30-10-2012.

O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta
natureza, nomeadamente, que se guardem todos os objetos soltos junto às habitações,
limpem-se sistemas de drenagem e se consolidem telhados, portas e janelas.

Recomenda-se ainda aos automobilistas que redobrem os cuidados na circulação.

O SRPCBA e o IM, bem como todas as autoridades, continuam a acompanhar o evoluir
da situação.



GaCS

José Contente, cancelou a visita, agendada para hoje, aos locais afetados pelas intempéries


O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente, cancelou a visita, agendada para hoje, aos locais afetados pelas intempéries na ilha de São Jorge.

O cancelamento fica a dever-se às atuais condições atmosféricas que impediram a realização do voo da SATA para aquela ilha.


GaCS

Proteção Civil: aviso amarelo para Grupo Oriental, restantes grupos mantêm condições de alerta


Na sequência do aviso anterior o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto de Meteorologia, devido à aproximação da superfície frontal oclusa com forte atividade.

Nestas condições prevê-se:

Para o Grupo Ocidental:
Continuam em vigor as condições meteorológicas constantes do aviso anterior.

Para o Grupo Central:
Continuam em vigor as condições meteorológicas constantes do aviso anterior.

Para o Grupo Oriental:
Precipitação por vezes FORTE, no período entre as 01h00UTC de 30/OUT/2012 e as 21h00UTC de 30/OUT/2012;
Vento de quadrante Leste, no período entre as 01h00UTC de 30/OUT/2012 e as 21h00UTC de 30/OUT/2012;


O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza, nomeadamente, que se guardem todos os objetos soltos junto às habitações, limpem-se sistemas de drenagem e se consolidem telhados, portas e janelas.

Recomenda-se ainda aos automobilistas que redobrem os cuidados na circulação.

O SRPCBA e o IM, bem como todas as autoridades, continuam a acompanhar o evoluir da situação.



GaCS

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Governo determina encerramento de escolas, esta Terça-feira, 30 de Outubro, nos Grupos Ocidental e Central

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, face à previsão do Instituto de Meteorologia (IM), a Secretaria Regional da Educação e Formação determinou, por precaução, o encerramento das escolas em todas as ilhas dos Grupos Ocidental e Central, no dia de amanhã - 30 de outubro.

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 e 31 de outubro


TERÇA-FEIRA, DIA 30:

10H30 - O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente, visita, na ilha de São Jorge, as zonas afetadas pelas intempéries.

Local: Estrada Regional n.º 1-2ª, acesso ao Matadouro, na Calheta.

QUARTA-FEIRA, DIA 31:

Não estão agendadas atividades públicas do Governo Regional dos Açores para este dia.

Para a eventualidade de agendamentos de última hora, recomenda-se a consulta regular deste site, no qual serão de imediato introduzidos quaisquer agendamentos que possam ocorrer.


GaCS

41 espécies endémicas conservadas no Banco de Sementes dos Açores


No decorrer do presente ano, a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, através do Jardim Botânico do Faial, aumentou em 82% o número de lotes de sementes de plantas endémicas, no Banco de Sementes dos Açores.

Um banco de sementes é uma das formas de conservação ex-situ de plantas (fora do local natural de ocorrência) e consta de fazer preservar lotes de sementes desidratadas a baixas temperaturas, mantendo-as viáveis durante longos períodos de tempo, sendo este um dos métodos com maiores taxas de sucesso. É preciso ter em conta que quase um quarto das plantas do mundo se encontra em risco de extinção, pelo que são necessárias formas de preservar estas espécies, garantindo a conservação da variabilidade genética das populações ameaçadas. Assim, guardando e mantendo as sementes do maior número possível de plantas e indivíduos num stock viável, protegido das ameaças que ocorrem na natureza, como incêndios, dilúvios, desflorestação, flora invasora, alterações climáticas, herbívora, construção civil, entre outras, estamos a garantir a sobrevivência das próprias espécies.

A preparação da época de colheita passa anualmente por ações de formação a técnicos, com o objetivo de preparar a colheita de sementes nas nove ilhas e que ocorre entre Junho a Novembro. Neste momento, encontram-se conservadas no Banco Sementes dos Açores 41 espécies naturais do nosso arquipélago.



GaCS

Clube Desportivo Santa Clara atribui a Carlos César o título de Sócio Honorário


A Direção do Clube Desportivo Santa Clara decidiu atribuir a Carlos César o título de Sócio Honorário, distinção que lhe será oficialmente entregue no dia 31 de janeiro do próximo ano, data do 92º aniversário dos “encarnados” de Ponta Delgada.

Ao Presidente do Governo dos Açores – que recebeu, em audiência, Costa Martins, Mário Baptista e Manuel Branco, respetivamente presidentes da Assembleia-Geral, da Direção e do Conselho Fiscal do clube – os dirigentes manifestaram o reconhecimento pela ação desenvolvida por Carlos César ao longo dos seus mandatos, a qual consideraram fundamental para o salto qualitativo do desporto açoriano e do próprio Santa Clara, duas vezes promovido ao principal campeonato profissional do futebol português.

Agradecendo a distinção, Carlos César elogiou o trabalho que o Santa Clara tem feito no sentido de manter uma gestão equilibrada e desejou que esse esforço seja recompensado com os êxitos desportivos que o clube merece.




GaCS

Carlos César destaca importância da passagem do “Sata Rallye Açores” ao Campeonato Europeu de Ralis


O Presidente do Governo Regional destacou hoje a importância do “Sata Rallye Açores” como “competição que tem permitido aos Açores não só a sua visibilidade no plano desportivo, como também constitui um instrumento muito valioso do ponto de vista da promoção externa da nossa região.”

Por isso, o apoio governamental à prova automobilística é, para Carlos César, “um investimento que é remunerado e que é reprodutivo”, repercutindo-se para além do seu efeito imediato.

Falando no final de uma audiência que concedeu ao Presidente do Grupo Desportivo Comercial, Francisco Coelho, o governante sublinhou o prestígio que aquele clube alcançou no plano internacional e a circunstância de o “Sata Rallye Açores” ser o rali português mais creditado perante o exterior, o que dá nota dos bons resultados do investimento e da qualidade da organização do Desportivo Comercial.

O facto de a prova passar a integrar, já no próximo ano, o European Rallye Championship (ERC), de maior importância do que o antigo campeonato – notícia que Francisco Coelho transmitiu ao Presidente do Governo nesta audiência –, representa, para Carlos César, a concretização do objetivo de que o rali “prestigiasse os Açores, por um lado, e constituísse um bom instrumento de promoção externa e de notoriedade dos Açores no exterior.”

A propósito, disse que “é bom que os Açores aproveitem as modalidades em que não têm uma desvantagem comparativa em função da sua escala ou distância em relação a outros lugares”, como tem sido conseguido com os ralis.

Daí que seria também bom que, na gestão desportiva nos diferentes clubes e nas diferentes associações, “se tome consciência do que podemos fazer melhor com a nossa dimensão e com as nossas insuficiências próprias.”

Instado a pronunciar-se sobre a continuidade da ação e das políticas governamentais no âmbito do desporto, Carlos César afirmou-se convicto de que o próximo Governo dos Açores “está consciente – até pelo trabalho que foi desenvolvido pelo Dr. Vasco Cordeiro nesse domínio, na Secretaria da Economia – da importância promocional externa de algumas modalidades desportivas.”

Assim, “esse trabalho com certeza que vai ser continuado, tendo, evidentemente, em consideração que há sempre prioridades na nossa vida coletiva que se poderão atravessar na gestão normal destes processos”, afirmou.

De qualquer modo, na sua opinião “não deixa de ser importante que os Açores tenham notoriedade exterior – é cada vez mais importante – para, em sectores como o turismo, terem um melhor aproveitamento.”



Anexos:
2012.10.29-PGR-AudiênciaGrupoDesportivoComercial.mp3


GaCS

O Subsecretário Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, Rodrigo Oliveira, recebe em audiência o Embaixador do Luxemburgo em Lisboa, Paul Shmidt


O Subsecretário Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, Rodrigo Oliveira, recebe em audiência, em representação do Presidente do Governo, o Embaixador do Luxemburgo em Lisboa, Paul Shmidt.

A audiência tem início às 15H15 no Palácio da Conceição, em Ponta Delgada.



GaCS

Disponíveis novos conteúdos no sitio SIARAM


O Governo Regional, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar disponibiliza, a partir de hoje, no âmbito do projeto SIARAM - “Sentir e Interpretar o Ambiente dos Açores”, novos conteúdos e temáticas

Assim, dando cumprimento ao artigo 82.º do Decreto Legislativo Regional n.º 15/2012/A, de 2 de abril, que estabelece o regime jurídico da conservação da natureza e da biodiversidade, podem ser consultadas no SIARAM as listagens de fauna e flora protegida que ocorrem no estado selvagem nas ilhas dos Açores.

No âmbito de mais um aniversário da erupção vulcânica dos Capelinhos foram recolhidos testemunhos sobre a memória do vulcão. São entrevistas em vídeo, de pessoas que viveram essa experiência em 1957 e 1958.

Sobre as fajãs dos Açores foi iniciado um trabalho com destaque para o seu património cultural e para a relação perfeita que o homem tem com a natureza nestes lugares.

A paisagem do interior da ilha Terceira foi moldada ao longo dos séculos pela presença e manutenção dos touros de raça brava. Os touros na ilha Terceira tiveram ao longo dos tempos uma relação eficaz com a natureza e, por isso, poderão ter tido uma grande importância na preservação dos espaços naturais. Sobre este assunto são disponibilizadas imagens do interior da ilha e testemunhos em vídeo de historiadores e investigadores da universidade dos Açores que falam sobre os espaços onde são criados touros bravos e a sua relação com a conservação da natureza.

É feita uma nova abordagem à paisagem dos Açores com novas imagens de todas as ilhas. Nesta área, e com a colaboração da Força Aérea Portuguesa, é possível disponibilizar imagens aéreas dos Açores.

É também iniciada uma abordagem aos jardins dos Açores que têm um valor patrimonial muito importante sobre o ponto de vista cultural e botânico. Alguns deles albergam espécies de quase todo o planeta e algumas delas muito raras. Iniciamos este trabalho com o Jardim Duque da Terceira e o Jardim do Palácio de Sant’Ana,em São Miguel.

O sítio abre um novo capítulo sobre os anfíbios nos Açores disponibilizando imagens e vídeos sobre as duas espécies que aqui existem: a rã e o tritão-de-crista. Fica também disponível o livro “Tritão de Crista em São Miguel” da autoria de Emanuel Machado, editado pela Associação Ecológica Amigos do Açores em 1997.

A energia solar e a produção de energia elétrica por biogás são questões abordadas nesta atualização do SIARAM. É disponibilizada informação sobre estas tecnologias e sobre como estão implementadas nos Açores.

Poderemos saber um pouco mais sobre a única erupção terrestre que ocorreu na ilha Terceira após o povoamento. O Vulcão dos Mistérios Negros de 1761 é uma erupção com características muito interessantes e representa um marco na paisagem do interior da ilha Terceira. Para além de imagens e vídeos sobre este lugar é também publicada uma evocação histórica da autoria de Jorge A. Paulus Bruno.
Sobre recursos hídricos no Açores é publicado o texto de investigação “Para uma Antropologia da Água Doce no Arquipélago dos Açores” do Professor de Antropologia Cultural da Universidade dos Açores e Diretor do Museu de Vila Franca do Campo, Rui de Sousa Martins.

São disponibilizados ainda novos conteúdos sobre o Centro de Visitação da Furna do Enxofre na ilha Graciosa, Centro de Interpretação da Fajã da Caldeira de Santo Cristo em São Jorge e sobre o Viveiro Florestal de Espécies Autóctones na ilha Terceira. É também renovada a informação sobre as novas exposições do Observatório do Ambiente dos Açores na ilha Terceira, Observatório Microbiano dos Açores e ExpoLab em São Miguel. Ficam agora disponíveis no SIARAM todos os centros que contribuem para o conhecimento das riquezas ambientais dos Açores.




GaCS

Proteção Civil: trabalhos de remoção de terras nas estradas prosseguem na ilha do Pico


Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que na sequência das condições meteorológicas adversas que se fizeram sentir no Grupo Central, continuam os trabalhos de remoção de terras na Estrada Regional 1-2ª, Freguesia Prainha – S. Roque do Pico, na Estrada Regional 1-2ª, Ramal de Santa Cruz, de acesso às Ribeiras – Lajes do Pico, e  o condicionamento geral ao trânsito no acesso à freguesia das Ribeiras – Lajes do Pico.

Todas as outras vias foram objeto de intervenção dos serviços competentes pelo que já é possível circular, embora mantendo a precaução necessária.

O SRPCBA continua a acompanhar as condições meteorológicas na Região. Serão emitidas novas notas sempre que se justifique.



GaCS

Proteção Civil: chuva e vento forte em todas as ilhas


O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto de Meteorologia, e devido à aproximação de uma superfície frontal oclusa com forte atividade, prevê-se:

PARA O GRUPO ORIENTAL
PRECIPITAÇÃO Períodos de chuva por vezes FORTE.
No período entre as 20UTC de 2012-10-29 e as 20UTC de 30-10-2012

PARA O GRUPO CENTRAL
PRECIPITAÇÃO Períodos de chuva temporariamente FORTE.
No período entre as 11UTC de 2012-10-29 e as 11UTC de 30-10-2012
VENTO FORTE.
No período entre as 02UTC de 2012-10-30 e as 18UTC de 30-10-2012
Direcção de leste com rajadas entre 85 a 100 km/h.

PARA O GRUPO OCIDENTAL
PRECIPITAÇÃO Períodos de chuva temporariamente FORTE.
No período entre as 11UTC de 2012-10-29 e as 11UTC de 30-10-2012
VENTO FORTE.
No período entre as 22UTC de 2012-10-29 e as 20UTC de 30-10-2012
Direcção de leste com rajadas entre 85 a 100 km/h.

O SRPCBA recomenda que sejam tomadas todas as precauções habituais em situações desta natureza



GaCS

Proteção Civil: mau tempo provoca estragos no Grupo Central


O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que na sequência do Aviso Meteorológico N.º 78, as condições meteorológicas adversas que se fizeram sentir no Grupo Central, nomeadamente nas ilhas Pico e S. Jorge, provocaram diversas ocorrências, nomeadamente inundações em habitações, pequenas derrocadas e obstrução de vias.
A destacar:

Estrada Regional 1-2ª, Freguesia Prainha – S. Roque do Pico, encontra-se interrompida.
Alternativa: Circulação por vias municipais entre o Ramal da Prainha e o Ramal de Santo Amaro.

Estrada Regional 1-2ª, Ramal de Santa Cruz, de acesso às Ribeiras – Lajes do Pico, encontra-se interrompido.
Alternativa: Circulação pelo Ramal de Santa Bárbara.

Condicionamento geral ao trânsito no acesso à freguesia das Ribeiras – Lajes do Pico.

Estrada Regional entre a Rua Nova e o Lugar da Silveira – Calheta de S. Jorge com circulação condicionada.

Canada dos Toiros, Ribeira Seca – Calheta de S. Jorge encontra-se interrompida.

Estrada Municipal, zona do Grotão do Meio – Calheta de S. Jorge, de acesso à zona leste da Ribeira Seca com circulação obstruída.

Resultante das inundações verifica-se a existência de duas famílias desalojadas na freguesia das Ribeiras - Lajes do Pico (já acolhidas em casas de familiares). A situação está a ser acompanhada pela DRH.

Encontram-se no terreno, para além de elementos de diversos corpos de bombeiros, efetivos da SRCTE, Serviços Municipais de Proteção Civil, DRETT e PSP.


O SRPCBA continua a acompanhar as condições meteorológicas na Região, sendo que serão emitidas novas notas sempre que se justifique.



GaCS

domingo, 28 de outubro de 2012

Secretário Regional da Saúde releva a importância do trabalho das associações de doentes nos Açores-retificada


O Secretário Regional da Saúde esteve presente, esta tarde, em Ponta Delgada, e em representação do Presidente do Governo, na cerimónia comemorativa do 7.º aniversário da Associação de Doentes de Dor Crónica dos Açores.

Miguel Correia, em declarações à Comunicação Social, a propósito da efeméride, relevou a importância do trabalho desenvolvido por associações de doentes que se dediquem a aspirações legítimas.

O secretário regional lembrou que a Associação de Doentes de Dor Crónica dos Açores estimulou a introdução no Plano Regional de Saúde de um programa regional de controlo da dor. Para Miguel Correia, o facto de o Serviço Regional de Saúde ter desenvolvido aquele programa regional fica a dever-se, assim, muito à ação desta e doutras associações de doentes existentes na Região Autónoma dos Açores.

O governante considerou, ainda, que, apesar de os tempos de crise que se atravessam, fazerem com que os decisores tenham de ser mais criativos, a nível orçamental, para se satisfazer o que são as reais prioridades para a Saúde nos Açores, a verdade é que tem que se continuar a apoiar associações da natureza como a que hoje, festeja o seu sétimo aniversário.


Anexos:
2012.10.28-SReS-AssDorCrónica.mp3


GaCS

Chuva forte nos grupos Central e Ocidental


O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto de Meteorologia, se prevê:

Para o Grupo CENTRAL
Perídos de chuva por vezes FORTE
No período entre as 18 UTC de 28-10-2012 e as 2 UTC de 29-10-2012

Para o Grupo OCIDENTAL
Perídos de chuva por vezes FORTE
No período entre as 12 UTC de 28-10-2012 e as 2 UTC de 29-10-2012
                           
O SRPCBA recomenda que sejam tomadas todas as precauções habituais em situações desta natureza. Mais informações em www.azores.gov.pt.



GaCS

sábado, 27 de outubro de 2012

Agenda do Governo Regional dos Açores para 28 e 29 de outubro


DOMINGO, DIA 28:

ATIVIDADES DO PRESIDENTE DO GOVERNO:

18H30 - O Presidente do Governo, Carlos César, está presente no lançamento do livro Padre Edmundo Pacheco - Histórias de um Ribeiragrandense, da autoria de Alexandre Gaudêncio.

Local: Teatro Ribeiragrandense, na Ribeira Grande.

ATIVIDADES DOS OUTROS MEMBROS DO GOVERNO:

15H00 - O Secretário Regional da Saúde, Miguel Correia, está presente, em representação do Presidente do Governo, na cerimónia comemorativa do 7.º aniversário da Associação de Doentes de Dor Crónica dos Açores.

Locais: rua Dr. Aristides Moreira da Mota, n.º 69, em Ponta Delgada.

16H00 - O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente, assiste, em representação do Presidente do Governo, ao concerto da Banda da Zona Militar dos Açores com a colaboração da Orquestra de Sopros do Conservatório Regional de Ponta Delgada, no âmbito das cerimónias comemorativas do Dia do Exército.

Locais: Coliseu Micaelense, em Ponta Delgada.

16H30 - O Secretário Regional da Presidência, André Bradford, está presente, em representação do Presidente do Governo, na sessão encerramento das comemorações do 11.º aniversário do portal luso-canadiano Adiaspora.com.

Locais: salão da Sociedade Filarmónica União Progresso Madalense, na Madalena.

SEGUNDA-FEIRA, DIA 29:

ATIVIDADES DO PRESIDENTE DO GOVERNO:

10H30 - O Presidente do Governo, Carlos César, recebe, em audiência, os presidentes dos Órgãos Sociais do Clube Desportivo Santa Clara.

11H15 - O Presidente do Governo, Carlos César, recebe, em audiência, o Presidente da Direção do Grupo Desportivo Comercial.

12H00 - O Presidente do Governo, Carlos César, recebe, em audiência, a Direção da Associação da Juventude da Candelária.

15H15 - O Presidente do Governo, Carlos César, recebe, em audiência, o Embaixador do Luxemburgo em Lisboa, Paul Schmidt.

Local: Palácio de Santana, em Ponta Delgada.

OUTROS AGENDAMENTOS:

18H30 - O Assessor Coordenador da Delegação de Lisboa do Governo Regional, Duarte Bráz, está presente, em representação do Presidente do Governo, numa receção oferecida pelo Embaixador da Turquia em Lisboa.

Local: avenida das Descobertas, n.º 22, no Restelo.

NOTA: indica-se a hora de Lisboa.



GaCS

Governo continua a contribuir para a agricultura biológica


O Governo dos Açores continua determinado em apoiar as produções biológicas nos Açores, dando continuidade às políticas que visam a diversificação da base produtiva regional.

Presente na inauguração da Loja AÇORESBIO, hoje inaugurada na ilha do Faial, o Diretor Regional do Desenvolvimento Agrário, Joaquim Pires destacou, a Portaria que estabelece incentivos e que apoia financeiramente a produção de agricultura biológica com os objetivos de levar os produtores a utilizar práticas agrícolas para a preservação do meio ambiente, para a sustentabilidade dos solos e para a defesa da saúde pública.

A agricultura biológica “origina um forte elo de ligação entre os setores rurais e urbanos, sendo a criação desta Loja um exemplo concreto disso mesmo”, referiu Joaquim Pires, acrescentando que existem dados que demonstram uma crescente procura por este tipo de alimentos.

Nos Açores, entre 2005 e 2011, aumentou em 66 por cento o número de produtores de agricultura biológica, sendo que, em termos de área, o aumento foi de 430 por cento, passando de 31 para 163 hectares de terreno em produção.

A agricultura biológica assenta na produção sustentada, num sistema que procura fornecer aos consumidores alimentos frescos e de qualidade e que respeite os ciclos de vida naturais dos produtos.


Anexos:
2012.10.27-DRDA-AÇORESBIO.mp3


GaCS

Katy Perry e Tom Hanks entre os notáveis açorianos


Que têm em comum a cantora Katy Perry, o ator Tom Hanks, a escritora Danielle Steele e o fundador dos Van Halen, David Lee Roth? Além da fama mundial, a ascendência açoriana. Tal facto juntou-os na lista de «Notáveis dos Açores», uma iniciativa do Governo Regional daquele arquipélago.

No sítio pode descobrir-se ainda mais descendentes dos Açores, como a cantora Nelly Furtado e o prémio Nobel da Medicina de 1996, Craig Mello. A iniciativa pretende divulgar o papel destas pessoas em vários países do mundo.

É apresentado o currículo de cada uma destas individualidades, assim como explicada a ascendência açoriana. Por exemplo, pode ler-se, Tom Hanks tem avós maternos descendentes de açorianos. Já a mãe de Katy Perry é oriunda de uma família do Faial. David Lee Roth tem avós paternos e maternos nascidos em São Miguel.

Outras individualidades apresentadas são Danielle Steele (descendente de uma família de São Miguel), Nuno Bettencourt (guitarrista dos Extreme, nascido na Terceira) e até Pedro Pauleta.

Também destaque para Justin Louis, que nasceu Luís Ferreira em Angra do Heroísmo, e fez carreira como ator em séries como Serviço de Urgência, CSI, Stargate e no filme Star Trek.

Há também descendentes de açorianos destacados no Brasil (o presidente Getúlio Vargas), Uruguai (os presidentes Francisco Vidal, Gabriel Leivas e Júlio Sanguinetti), ou EUA (o fotógrafo de Obama, Pete Sousa).


Fonte: abola.pt

Cultura é um bem comum


A cultura é um bem comum que a sociedade não pode menosprezar, mesmo num tempo em que muitas preocupações parecem querer relegá-la para uma posição secundária nas prioridades das pessoas.
A ideia foi expressa na noite desta sexta-feira pela Secretária Regional da Educação e Formação, falando aos jornalistas a propósito da iniciativa da Câmara Municipal da Praia da Vitória “Outono Vivo”, em cuja sessão de abertura participou, em representação do Presidente do Governo, Carlos César.

Segundo disse Cláudia Cardoso, as iniciativas de índole cultural são agregadoras de uma comunidade, potenciam o desenvolvimento e não podem ser encaradas como um luxo, mas sim como veículos de enriquecimento da nossa vivência coletiva.

Sobre o “Outono Vivo”, a governante realçou o mérito da iniciativa que, ao longo dos últimos anos, se afirmou como um dos eventos mais importantes do panorama cultural na Região.

O programa para este primeiro dia do certame contou com uma conferência intitulada "Um olhar sobre a mesa de trabalho de Vitorino Nemésio", por Luiz Fagundes Duarte, um “momento musical” pela Orquestra de Cordas da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, pelo Coro Pactis, pela Filarmónica União Praiense e pelo Orfeão da Praia da Vitória, sob orientação de Antero Ávila.

Procedeu-se, igualmente, à abertura da Feira do Livro e das exposições de escultura (talha em madeira) "Os cetáceos dos Açores", de Diocleciano Silva, da coletiva dos artistas plásticos da Ilha Terceira e de outra de fotografia digital de António Araújo, Bruno Ázera e Rui Caria.

O “Outono Vivo” prolonga-se até ao dia 4 de Novembro, com um grande número de atividades culturais, privilegiando os artistas locais, contando com a participação, ainda, de alguns vultos da arte nacional e internacional.



GaCS

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Agenda do Governo Regional dos Açores para 27 e 28 de outubro


SÁBADO, DIA 27:

09H30 - O Diretor Regional do Desenvolvimento Agrário, Joaquim Pires, está presente na cerimónia de abertura da loja AÇORESBIO.

Local: Mercado Municipal, na Horta.

INICIATIVAS DA RESPONSABILIDADE DO GOVERNO REGIONAL:

21H30 - A Direção Regional da Cultura promove, no âmbito da Temporada de Música 2012, um Recital de Piano por Vladimir Viardo, no Centro Cultural e de Congressos - Teatro Micaelense, em Ponta Delgada.

DOMINGO, DIA 28:

ATIVIDADES DO PRESIDENTE DO GOVERNO:

18H30 - O Presidente do Governo, Carlos César, está presente no lançamento do livro Padre Edmundo Pacheco - Histórias de um Ribeiragrandense, da autoria de Alexandre Gaudêncio.

Local: Teatro Ribeiragrandense, na Ribeira Grande.

ATIVIDADES DOS OUTROS MEMBROS DO GOVERNO:

15H00 - O Secretário Regional da Saúde, Miguel Correia, está presente, em representação do Presidente do Governo, na cerimónia comemorativa do 7.º aniversário da Associação de Doentes de Dor Crónica dos Açores.

Locais: rua Dr. Aristides Moreira da Mota, n.º 69, em Ponta Delgada.

16H00 - O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente, assiste, em representação do Presidente do Governo, ao concerto da Banda da Zona Militar dos Açores com a colaboração da Orquestra de Sopros do Conservatório Regional de Ponta Delgada, no âmbito das cerimónias comemorativas do Dia do Exército.

Locais: Coliseu Micaelense, em Ponta Delgada.

16H30 - O Secretário Regional da Presidência, André Bradford, está presente, em representação do Presidente do Governo, na sessão encerramento das comemorações do 11.º aniversário do portal luso-canadiano Adiaspora.com.

Locais: salão da Sociedade Filarmónica União Progresso Madalense, na Madalena.



GaCS

Governo dos Açores surpreendido com decisão da República de encerrar aeroporto de Santa Maria durante a noite


O Governo dos Açores comunicou hoje à Secretaria de Estado dos Transportes e Comunicações a sua “surpresa e perplexidade” pela decisão de proceder ao encerramento noturno do aeroporto de Santa Maria sem qualquer audição prévia das entidades regionais.

O Governo dos Açores lamenta, por isso, “ter sido surpreendido por um ofício da empresa ANA comunicando o encerramento do aeroporto de Santa Maria no período compreendido entre as 21h30 e as 06h30, sem tenha sido consultado sobre esse assunto e sem que seja tida em conta a importância da manutenção do horário até aqui praticado e a importância da realização de escalas técnicas para a economia da ilha de Santa Maria”.

Para o Governo dos Açores, a decisão do Governo da República “é lamentável e constitui mais um obstáculo ao desenvolvimento de Santa Maria, a par, aliás, da situação que envolve os terrenos que são propriedade da ANA e que já deveriam ter sido transferidos para a tutela da administração regional”. “Situação, aliás, para a qual o Governo dos Açores já alertou por várias vezes”.



GaCS

“Wine in Azores 2012” é uma montra da Região para o exterior


A Secretária Regional da Economia realçou hoje, em Ponta Delgada, o grande investimento do Governo Regional na realização de eventos de índole gastronómica, promovendo a Região no exterior.

Falando, em representação do Presidente do Governo, na abertura do “Wine in Azores 2012”, Luísa Schanderl considerou esta iniciativa, que já se encontra na terceira edição, incontornável, quer pela promoção dos produtos, quer enquanto espaço de referência na divulgação da gastronomia dos Açores.

Segundo disse, esta é uma aposta que não se limita ao impulso que ela pode dar ao setor do turismo, mas servindo de montra na divulgação dos produtos regionais e contribuindo para a criação de riqueza noutras áreas de atividade, nomeadamente nas pescas ou na produção hortícola.

Nesse sentido, a governante salientou que o executivo açoriano tem vindo a desenvolver, nos últimos anos, um conjunto de mecanismos dirigidos ao apoio da produção, comercialização e transporte de produtos para o exterior.

A presença dos Açores em iniciativas como o SISAB, salão nacional dedicado aos produtos tradicionais, o desenvolvimento do programa Qualidade Segura ou a ação promocional na Nova Inglaterra, com a cadeia Legal Seafoods, são algumas das iniciativas que fazem parte da aposta governativa, enumerou a Secretária Regional da Economia.

Razões mais do que suficientes, sublinhou Luísa Schanderl, para que o Wine in Azores, tenha merecido desde a primeira hora, o apoio das entidades públicas regionais, permitindo aos empresários açorianos contatarem com novas realidades e contribuindo para maior qualificação do setor da restauração açoriana além-fronteiras.




GaCS

Empreendedorismo implica atitude e tolerância


O Diretor Regional da Juventude defendeu hoje, em Angra do Heroísmo, uma cultura de empreendedorismo assente numa nova atitude perante a sociedade mas implicando também “tolerância à falha”.

Bruno Pacheco, que falava na sessão de abertura da conferência Empreendedorismo e Criação do Emprego - Como fazê-lo em Mercados Pequenos, promovida pela Associação de Juventude da Ilha Terceira (AJITER), precisou a ideia afirmando que para se ser empreendedor é preciso acreditar num projeto e não ter medo de que não dê certo, nem do julgamento que outros façam de um eventual fracasso.

“Nós somos muito pouco tolerantes à falha”, enfatizou, acrescentando que quem falha num negócio é muitas vezes “cruxificado na praça pública”.

O Diretor Regional defendeu, ainda, perante uma plateia que enchia o auditório da Escola Tomás de Borba, que o empreendedorismo deve começar a ser estimulado na escola e, no caso dos Açores, existe já um programa único a nível nacional para esse efeito.

Bruno Pacheco referiu, ainda, os programas de incentivos ao empreendedor que o Governo Regional disponibiliza, que podem ser um bom arranque para concretizar novas boas ideias.

O Diretor Regional teve, também, uma palavra de apreço pela atividade da AJITER, na organização deste evento e de muitos outros, ao longo dos últimos anos.

A conferência Empreendedorismo e Criação do Emprego - Como fazê-lo em Mercados Pequenos decorre hoje e amanhã e conta com um número significativo de oradores, com comunicações integradas em seis módulos temáticos.



GaCS

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Este fim-de-semana mudar os relógios uma hora para trás

Agenda do Governo Regional dos Açores para 26 e 27 de outubro


SEXTA-FEIRA, DIA 26:

ATIVIDADES DOS MEMBROS DO GOVERNO:

15H00 - A Secretária Regional da Economia, Luísa Schanderl, está presente, em representação do Presidente do Governo, na abertura do Wine in Azores 2012.

Local: Pavilhão do Mar, Portas do Mar, em Ponta Delgada.

20H00 - A Secretária Regional da Educação e Formação, Cláudia Cardoso, está presente, em representação do Presidente do Governo, na sessão de abertura do Praia/ Outono Vivo 2012 - Açorianidade: Percursos à Volta de Casa.

Local: Auditório do Ramo Grande, na Praia da Vitória.

OUTROS AGENDAMENTOS:

09H30 - O Diretor Regional da Juventude, Bruno Pacheco, está presente, em representação do Secretário Regional da Presidência, na sessão de abertura da conferência Projeto Co(E)mpreender: Empreendedorismo e Criação do Emprego - Como fazê-lo em Mercados Pequenos promovida pela Associação de Juventude da Ilha Terceira.

Local: auditório da Escola Secundária Tomás de Borba, em Angra do Heroísmo.

INICIATIVAS DA RESPONSABILIDADE DO GOVERNO REGIONAL:

21H30 - A Direção Regional da Cultura promove, no âmbito da Temporada de Música 2012, um Recital de Piano por Vladimir Viardo, no Teatro Faialense, na Horta.

SÁBADO, DIA 27:

INICIATIVAS DA RESPONSABILIDADE DO GOVERNO REGIONAL:

21H30 - A Direção Regional da Cultura promove, no âmbito da Temporada de Música 2012, um Recital de Piano por Vladimir Viardo, no Centro Cultural e de Congressos - Teatro Micaelense, em Ponta Delgada.




GaCS

Conferência de Frei Bento Domingues no Museu Carlos Machado


O Museu Carlos Machado, em parceria com a Ouvidoria de Ponta Delgada, o Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres e o Instituto de Cultura Católica, acolhe, na próxima segunda-feira, dia 29 de outubro, pelas 20h30, na Igreja do Colégio, a realização da conferência intitulada “A questão do Homem e a questão de Deus hoje”, que será proferida por Frei Bento Domingues, teólogo e escritor.

Esta conferência inaugura um ciclo de palestras, subordinado ao tema “A Fé Cristã Hoje”, que decorre no âmbito do ano pastoral 2012 / 2013, dedicado à Fé. O ciclo, com a duração de cerca de um ano, reunirá comunicações de periodicidade mensal.

Do programa constam ainda as seguintes comunicações: em novembro, Pe. Doutor José Júlio Rocha, “Religião e Religiões. A Originalidade do Cristianismo”; em dezembro, Pe. Doutor Ricardo Tavares, “Chaves de Leitura para a Compreensão da Bíblia”; em janeiro de 2013, Pe. Doutor Cipriano Franco Pacheco, “A Riqueza do Anúncio de Jesus”; em fevereiro, Pe. Doutor Ricardo Tavares, “Do Movimento de Jesus à Igreja”; em março, Pe. Dr. Ângelo Valadão, “Significado e Atualidade do Concílio Vaticano II”; em abril, Pe. Doutor Cipriano Franco Pacheco, “Os Cristãos no Mundo” e, finalmente, em junho, Pe. Dr. José Medeiros Constância, “O Sentido Último da História”.        




GaCS

Governo empenhado em estender as unidades móveis de cuidados continuados a toda a Região


A Diretora Regional da Prevenção e Combate às Dependências, Paula Costa, revelou esta manhã, em Ponta Delgada, a intenção do Governo Regional em estender as equipas móveis de cuidados continuados de saúde a mais 10 unidades em toda a Região.

Atualmente existem duas equipas móveis de cuidados continuados domiciliários na ilha Terceira, afirmou a Diretora Regional da Prevenção e Combate às Dependências, para além de protocolos estabelecidos com instituições particulares, onde são prestados os cuidados continuados e, no seio destes, algumas situações de cuidados paliativos.

Paula Costa, que falava, em representação do Secretário Regional da Saúde, na sessão de abertura do fórum “Finais de Vida – Dos Cuidados Paliativos à Tanatologia”, enalteceu, por isso, a importância deste tipo de eventos, pois facultam ao executivo regional as estratégias de atuação, visando os melhores resultados nas respostas dadas.

Na ocasião, a diretora regional defendeu, o empenho do Governo Regional em dotar as instituições dos instrumentos que proporcionem o bem-estar e a qualidade de vida dos doentes, numa abordagem global e holística do sofrimento humano, incluindo as necessidades das famílias e dos cuidadores, prolongando-se até ao período de luto.

Tendo em conta esta lacuna, foi criada na Região a primeira unidade de cuidados paliativos no hospital da Terceira, com capacidade inicial para cinco utentes em simultâneo, revelou Paula Costa.

Uma valência que, segundo disse, vai permitir prestar todos os cuidados paliativos terminais e onde, de forma reservada, os amigos e familiares poderão com dignidade acompanhar e reconfortar os seus doentes.

Para além desta abordagem, Paula Costa destacou, igualmente, os apoios domiciliários gerais prestados pelos centros de saúde, que são aqueles que dão um primeiro auxílio às situações de emergência.



Anexos:
2012.10.25-DRPCD-FórumFinaisdeVida.mp3


GaCS

Comunicado do Conselho do Governo


O Conselho do Governo, reunido em Ponta Delgada, a 24 de outubro de 2012, decidiu:

1. Aprovar a inclusão do investimento relativo à colocação de piso sintético no campo de futebol da Urzelina, concelho das Velas, no programa de cooperação financeira com as autarquias, num montante global de cerca de 600 mil euros, a suportar pelo PROCONVERGÊNCIA.

Este investimento permite melhorar as condições existentes para a prática desportiva naquele concelho da ilha de S. Jorge.

2. Inseridas no apoio ao desenvolvimento do desporto açoriano e à sua projeção externa, foram aprovadas resoluções que permitem apoiar a participação:

a) da Associação de Jovens da Fonte do Bastardo na 2.ª eliminatória da CEV Volleyball Challenge Cup Men, época 2012/2013, através de um apoio de cerca de 11 mil euros;

b) do Grupo Desportivo do Centro Social do Juncal na 2ª fase da Taça ETTU da União Europeia de Ténis de Mesa, Seniores Masculinos, época 2012/2013, mediante um apoio de cerca de cinco mil euros.

3. Aprovar, no âmbito do Sistema de Incentivos para o Desenvolvimento Regional dos Açores (SIDER), um projeto de investimento no valor de cerca de 8.5 milhões de euros, correspondente à deslocalização da unidade fabril da Fábrica de Tabaco Micaelense SA, em São Miguel.

Aprovar, também no âmbito do SIDER, Subsistema de Apoio ao Desenvolvimento Estratégico, o projeto apresentado pela Companhia Açoriana de Energias Renováveis para instalação na ilha Terceira de um empreendimento destinado à produção de energia eólica, num investimento total superior a cinco milhões de euros.

O investimento em causa permitirá incrementar a produção de energia elétrica com base em fontes renováveis, contribuindo para tornar a Região cada vez menos dependente do consumo de combustíveis fósseis, e promovendo assim também a sua autonomia em termos energéticos.

4. Aprovar uma Resolução que fixa os limites mínimos a observar na diferenciação entre os preços máximos fixados para os diferentes combustíveis na Região e os preços de referência praticados no continente.

Ao abrigo da Resolução agora aprovada os preços de venda combustíveis na Região manterão um diferencial em relação aos praticados no continente que varia entre os 10% para as gasolinas e o gasóleo rodoviário, os 18% nos gasóleos agrícola e pescas, bem como no fuel destinado à indústria, e os 30% no caso do gás.

A aprovação desta medida no presente contexto visa continuar a proteger a economia das famílias e das empresas na Região, procurando em simultâneo a sustentabilidade da política de preços adotada.

5. Adjudicar a empreitada de construção do novo Centro de Saúde de Ponta Delgada ao concorrente “Consórcio Mota Engil/Marques S.A./Somague Ediçor”, pelo valor de € 14.280.000,00 (catorze milhões duzentos e oitenta mil euros), acrescido do IVA à taxa legal em vigor, e com um prazo de execução de 18 meses a partir da data de consignação da empreitada.

O novo centro de saúde de Ponta Delgada permitirá centralizar todos vários serviços dependentes que funcionam dispersos pela cidade, proporcionando, deste modo, um acesso mais facilitado aos cidadãos.

Disporá de espaços destinados ao melhor exercício da medicina geral e familiar, tais como, planeamento familiar, saúde materna, saúde infantil e escolar. Incluirá ainda medicina dentária, fisioterapia, serviços de tratamento de doenças respiratórias, serviços de radiografia e ecografia e ainda assegurará o funcionamento da Delegação de Saúde de Ponta Delgada.

Ao todo terá 32 consultórios médicos e 16 gabinetes de enfermagem.



GaCS

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Agenda do Governo Regional dos Açores para 25 e 26 de outubro


QUINTA-FEIRA, DIA 25:

ATIVIDADES DOS MEMBROS DO GOVERNO:

20H00 - O Secretário Regional da Agricultura e Florestas, Noé Rodrigues, está presente, em representação do Presidente do Governo, no jantar de confraternização integrado no programa do Wine in Azores 2012.

Local: Portas do Mar, em Ponta Delgada.

OUTROS AGENDAMENTOS:

09H30 - A Diretora Regional da Prevenção e Combate às Dependências, Paula Costa, está presente, em representação do Secretário Regional da Saúde, na sessão de abertura do fórum Finais de Vida – Dos Cuidados Paliativos à Tanatologia.

Local: auditório dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, em São Gonçalo.

18H30 - O Diretor Regional da Cultura, Jorge Bruno, assiste, em representação do Presidente do Governo, ao Momento Musical comemorativo do 90.º aniversário da Academia Musical de Ponta Delgada.

Local: Centro Cultural e de Congressos – Teatro Micaelense, em Ponta Delgada.

SEXTA-FEIRA, DIA 26:

ATIVIDADES DOS MEMBROS DO GOVERNO:

15H00 - A Secretária Regional da Economia, Luísa Schanderl, está presente, em representação do Presidente do Governo, na abertura do Wine in Azores 2012.

Local: Portas do Mar, em Ponta Delgada.

OUTROS AGENDAMENTOS:

09H30 - O Diretor Regional da Juventude, Bruno Pacheco, está presente, em representação do Secretário Regional da Presidência, na sessão de abertura da conferência Projeto Co(E)mpreender: Empreendedorismo e Criação do Emprego - Como fazê-lo em Mercados Pequenos promovida pela Associação de Juventude da Ilha Terceira.

Local: auditório da Escola Secundária Tomás de Borba, em Angra do Heroísmo.



GaCS

EasyJet mantém interesse em voar para os Açores


O director-geral da easyJet para Portugal e Espanha, Javier Gandara, reafirmou ontem o interesse da companhia nos Açores, explicando que apenas a “regulamentação que existe hoje em dia” continua a impedir a companhia de voar para o arquipélago.

“Para nós, seria interessante criar uma rota para os Açores mas também temos vindo a dizer que a regulamentação que existe hoje em dia não está adaptada ao nosso modelo de negócio, sobretudo ao nosso modelo de fixação de preços. Se houver desregulamentação de rotas para os Açores, como foi feito na Madeira, podem surgir muitos benefícios para nós e sobretudo para os açorianos”, explicou o responsável, à margem do balanço dos primeiros seis meses da abertura da base da companhia em Lisboa.

De acordo com Javier Gandara, com a entrada da easyJet na Madeira, os preços baixaram cerca de 26%, uma vez que a concorrência foi obrigada a baixar também as suas tarifas, pelo que se houver a liberalização do mercado nos Açores, os maiores beneficiados seriam os açorianos.

Apesar do interesse, a easyJet vai aguardar a formação do novo Governo Regional dos Açores, que resulta das eleições de 14 de Outubro, para iniciar conversações a nível regional e também com o Governo da República para ver de que forma o desejo da companhia se pode materializar.



Fonte: TURISVER

Preço máximo de venda dos combustíveis atualizado nos Açores


As alterações registadas no preço do petróleo, durante as últimas semanas, nos mercados internacionais, vão levar a uma atualização do preço máximo de venda dos combustíveis na Região Autónoma dos Açores.

Esta atualização consiste na descida em dois cêntimos por litro no preço máximo das gasolinas 95 e 98.

De salientar que o preço máximo de todos os combustíveis mantém-se dentro dos limites definidos pelo Governo dos Açores como diferença mínima para os preços em vigor no continente português.

Assim, no caso das gasolinas 95 e 98 a diferença nos preços máximos por litro praticados nos Açores em relação ao mercado nacional é de menos 11 por cento. O gasóleo rodoviário tem, nos Açores, um preço máximo por litro inferior também em 11 por cento em relação ao praticado no mercado nacional.

O gasóleo agrícola tem um preço máximo por litro inferior em 21 por cento em relação ao mercado nacional e o gasóleo pescas um preço máximo por litro inferior em 21 por cento em relação ao registado no continente.

Em relação ao gás doméstico, a diferença entre os preços máximos por quilo praticados nos Açores e os preços praticados no continente é de menos 31 por cento. No caso do fuel a diferença de preço entre os Açores e o continente é de menos 21 por cento por quilo.

Em relação à Região Autónoma da Madeira, os preços máximos praticados nos Açores são inferiores em menos 14 por cento para a gasolina 95, e em menos 16 por cento para a gasolina 98.

No que respeita ao gasóleo rodoviário, a diferença entre o preço máximo por litro praticado nos Açores e o preço registado na Madeira é de menos 8 por cento, enquanto no gasóleo agrícola o preço máximo por litro nos Açores é inferior ao daquela Região Autónoma em menos 16 por cento.

Os novos preços entram em vigor às 00h00 de quinta-feira.




GaCS

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Agenda do Governo Regional dos Açores para 24 e 25 de outubro


QUARTA-FEIRA, DIA 24:

14H30 - O Presidente do Governo, Carlos César, preside à reunião do Conselho do Governo.

Local: Palácio da Conceição, em Ponta Delgada.

QUINTA-FEIRA, DIA 25:

ATIVIDADE DOS MEMBROS DO GOVERNO:

20H00 - A Secretária Regional da Economia, Luísa Schanderl, está presente, em representação do Presidente do Governo, no jantar de confraternização integrado no programa do Wine in Azores 2012.

Local: Portas do Mar, em Ponta Delgada.

OUTROS AGENDAMENTOS:

09H30 - A Diretora Regional da Prevenção e Combate às Dependências, Paula Costa, está presente, em representação do Secretário Regional da Saúde, na sessão de abertura do fórum Finais de Vida – Dos Cuidados Paliativos à Tanatologia.

Local: auditório dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, em São Gonçalo.

18H30 - O Diretor Regional da Cultura, Jorge Bruno, assiste, em representação do Presidente do Governo, ao Momento Musical comemorativo do 90.º aniversário da Academia Musical de Ponta Delgada.

Local: Centro Cultural e de Congressos – Teatro Micaelense, em Ponta Delgada.



GaCS

Proteção Civil: chuva forte em todos os grupos



O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto de Meteorologia, e na sequência do aviso anterior, se prevê:

Para o GRUPO ORIENTAL:

Períodos de chuva por vezes FORTE
No período entre as 14 UTC de 23-10-2012 de as 22 UTC de 23-10-2012

Para o GRUPO CENTRAL:

Períodos de chuva por vezes FORTE
Agitação Marítima relativa a Altura Significativa das Ondas de 6 a 7 metros
No período entre as 14 UTC de 23-10-2012 e as 22 UTC de 23-10-2012


Para o GRUPO OCIDENTAL:

Períodos de chuva por vezes FORTE
Agitação Marítima relativa a Altura Significativa das Ondas de 6 a 7 metros
No período entre as 14 UTC de 23-10-2012 e as 22 UTC de 23-10-2012

O SRPCBA recomenda que sejam tomadas todas as precauções habituais em situações desta natureza.



GaCS

Câmara da Ribeira Grande atribui a Carlos César o diploma de Cidadão Honorário


Está marcada para o dia 7 do próximo mês de novembro a cerimónia de atribuição a Carlos César do diploma de Cidadão Honorário do Concelho da Ribeira Grande, distinção que a Câmara Municipal decidiu, por unanimidade, conceder ao Presidente do Governo dos Açores.

Na ata da reunião em que foi tomada a decisão pode ler-se que se trata do “justo reconhecimento pelo inegável empenho, abnegado contributo e imensurável dedicação votados ao desenvolvimento da Ribeira Grande durante os dezasseis anos em que, exemplarmente, assumiu as funções de Presidente do Governo dos Açores.”

Para os autarcas ribeiragrandenses, a distinção atribuída a Carlos César pretende ainda reconhecer “o seu esforço em impulsionar económica e culturalmente o Concelho da Ribeira Grande, a sua dedicação e o seu investimento em áreas cruciais como as da Ação Social, da Rede Viária e das Infraestruturas e a sua persistência no elevar cada cidadão deste Concelho a um melhor patamar de vida.”

A cerimónia de atribuição do título de Cidadão Honorário terá lugar no Teatro Ribeiragrandense, pelas 20:30 horas do já referido dia 7 de novembro.




GaCS

Recitais de piano por Vladimir Viardor no âmbito da Temporada de Música 2012


No âmbito da Temporada de Música 2012, uma iniciativa da Presidência do Governo, através da Direção Regional da Cultura, serão realizados dois recitais de piano, nos próximos dias 26 e 27 de outubro, no Teatro Faialense e no Teatro Micaelense, respetivamente, com o pianista russo Vladimir Viardo, detentor de uma reconhecida carreira internacional.

As obras em programa serão dedicadas a F. Schubert, com a Sonata em Lá Maior, D. 959, e a C. Debussy, de quem se assinala a efeméride dos 150 anos do seu nascimento, com o 2.º Caderno de Prelúdios para piano.

Vladimir Viardo nasceu nas Montanhas do Cáucaso, perto do Mar Negro. Foi aluno dileto de Lev Naumov (herdeiro da escola de Heinrich Neuhaus), com quem concluiu o Doutoramento no Conservatório de Moscovo. Em 1971, aos 21 anos, obteve reconhecimento internacional, tendo-lhe sido atribuídos o Grand Prix e o Prix du Prince Rainier do Concurso Internacional «Marguerite Long-Jacques Thibaud», em Paris. Dois anos mais tarde, foi o vencedor absoluto do Concurso Internacional de Piano «Van Cliburn» (E.U.A.), no qual foi ainda premiado pela melhor interpretação de uma obra do compositor S. Rachmaninov e de uma obra de música contemporânea.

Apresentou-se nas principais salas de concerto em todo o mundo, tendo colaborado com alguns dos mais importantes maestros, tais como Mehta, Maazel, Comissiona e Kondrashin. Gravou para as etiquetas Melodya, Pro Arte, Nonesuch e Pro Piano Records. Considerado um dos professores de piano mais desejados nos E.U.A. (integra a lista “The Most Wanted Piano Teachers in the U.S.A.”), é artista residente da Universidade do Norte Texas (UNT).

A Temporada de Música 2012 tem como diretor artístico Emanuel Frazão e é produzida pela Mala, Cooperativa Cultural Açoriana, com sede em Ponta Delgada.




GaCS

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Agenda do Governo Regional dos Açores para 23 e 24 de outubro


TERÇA-FEIRA, DIA 23:

18H00 - O Assessor Coordenador da Delegação de Lisboa do Governo Regional, Duarte Bráz, está presente, em representação do Presidente do Governo, no lançamento do livro Jorge Sampaio - Uma Biografia, da autoria de José Pedro Castanheira.

Local: Fundação Calouste Gulbenkian, na avenida de Berna.

NOTA: indica-se a hora de Lisboa.

QUARTA-FEIRA, DIA 24:

14H30 - O Presidente do Governo, Carlos César, preside à reunião do Conselho do Governo.

Local: Palácio da Conceição, em Ponta Delgada.




GaCS

Secretaria da Saúde contesta acusações do PSD da Graciosa


A Secretaria Regional da Saúde nega a existência de qualquer favorecimento político nas admissões feitas na Unidade de Saúde da Ilha Graciosa.

Segundo informação do conselho de administração da Unidade de Saúde daquela ilha, as últimas admissões ocorreram em 2010 e foram feitas observando todos os procedimentos da contratação pública pelo que se encontram garantidas a legalidade e a transparência dos processos concursais que podem, aliás, ser consultados por todos os interessados.

Neste momento, decorrem concursos para cinco assistentes operacionais e para dois assistentes técnicos, mas os processos ainda não terminaram, não havendo, portanto, qualquer decisão sobre quem vai ser admitido.

Entrou também ao serviço do Centro de Saúde um assistente técnico, mas a sua colocação foi indicada pela Direção Regional do Trabalho no âmbito do Programa de Colocação Temporária de Trabalhadores Subsidiados (CTTS).

Relativamente ao Delegado de Saúde, assunto referido em vários Órgãos de Comunicação Social, esclarece-se que a sua nomeação foi feita de acordo com a legislação regional em vigor e é, portanto, inequivocamente legal. Além disso segue o propósito de “apostar na renovação dos quadros, com profissionais em início de carreira, mas com provas dadas e fortemente motivados e premiar a dedicação, o interesse e a experiência adquirida”.

Não se conhece qualquer filiação partidária da pessoa que exerce presentemente as funções de Delegado de Saúde e de Presidente do Conselho de Administração, ao contrário do que defende o PSD que pretendia ver nomeado um destacado militante seu na ilha Graciosa.

De resto, a Secretaria da Saúde não reconhece ao PSD autoridade para “exigir” a demissão do conselho de administração da USIGraciosa. Ao PSD compete sobretudo protestar ou denunciar, que são prorrogativas dos partidos da oposição.

A Secretaria da Saúde assegura que tanto os processos de admissão como de afetação interna de recursos humanos são feitos tendo em conta a competência das pessoas.

No que toca à deslocação de especialistas, segundo informação do conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha Graciosa, o plano de deslocações para o corrente ano de 2012 está a decorrer de acordo com o programado. Até ao momento já se realizaram 32 deslocações de médicos de diversas especialidades, num total de cerca de 2300 consultas dadas à população e não há conhecimento de nenhum especialista que se tenha recusado deslocar-se à Graciosa.



GaCS

Região pode orgulhar-se do seu desporto


"Nós hoje temos um desporto nos Açores do qual nos podemos orgulhar, somos uma ‘marca’ reconhecida nacional e internacionalmente”.

A afirmação é do Diretor Regional do Desporto, quando falava na noite deste domingo na sessão solene comemorativa do 37º aniversário da Associação de Jovens da Fonte do Bastardo, na ilha Terceira.

Dando como exemplo a associação aniversariante, com um vasto leque de resultados de vulto no voleibol regional e nacional, António Gomes disse que o desporto açoriano evoluiu imenso desde os primeiros tempos da autonomia, altura em que as participações desportivas açorianas em competições nacionais se resumiam a pouco mais do que uma “estranha” participação em eliminatórias da Taça de Portugal de futebol.

“Hoje, olha-se para o desporto dos Açores e reconhece-se, seja em que modalidade for, e reconhece-se dedicação competência e sucesso, seja dos nossos atletas, treinadores, árbitros e dirigentes”, sublinhou o Diretor Regional.

Segundo acrescentou, “reconhece-se, também, à Região capacidade de organização, de infraestruturas de acolhimento, desportivas e não só, que nos permitem ter aqui competições dos mais diversos níveis”.

António Gomes recordou que 9% da população açoriana pratica desporto federado, sublinhou o vasto palmarés de títulos nacionais obtidos em variadas modalidades e referiu, ainda, as condições criadas também para o desporto adaptado, motivando a prática desportiva por parte de pessoas com deficiência.

Esta realidade deve-se, segundo disse António Gomes, ao facto de os açorianos gostarem muito de desporto e à vasta tradição de associativismo na Região, não só no desporto como em muitas outras áreas da sociedade, sendo que só no desporto existem, no arquipélago, 250 clubes.

O Diretor Regional referiu-se, depois, à conjuntura difícil que o país atravessa, que obriga a tomar opções na gestão dos dinheiros públicos, com especial atenção a novos problemas sociais, apelando à gestão rigorosa dos meios que é possível disponibilizar para o desporto e outras atividades associativas.


Anexos:
2012.10.22-DRD-FonteBastardo.mp3


GaCS

Conferência comemorativa do 220º aniversário do nascimento do Duque da Terceira na BPARAH

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo acolhe, no próximo dia 25 de outubro, pelas 18h00, na Sala de Reservados da Biblioteca, a realização da conferência comemorativa do 220º aniversário do nascimento do Duque da Terceira, a proferir por Francisco Miguel Nogueira, Mestre em História Moderna e Contemporânea.

 Passou este ano o 220º aniversário do 1º Duque da Terceira, António José de Souza Manoel de Menezes Severim de Noronha, nascido em 18 de março de 1792, símbolo da luta liberal contra o Absolutismo e comandante dos liberais.

 O futuro Duque da Terceira, ainda Conde de Vila Flor, cresceu em plena difusão dos ideais liberais e participou nas Guerras Napoleónicas. Vila Flor começou a sua luta pelo Liberalismo no Alentejo e, quando D. Miguel assumiu o poder, tornando-se Rei absoluto, saiu do país. Foi então nomeado Capitão-General dos Açores, voltando a Portugal e instalando-se na Terceira.

 Na Ilha, Vila Flor terminou com as discórdias e divisões locais, organizando um exército de defesa do «rochedo da salvação». Comandou, assim, as tropas na famosa Batalha ocorrida a 11 de agosto de 1829, na Praia da Vitória. Iniciou então uma fase de importantes sucessos militares, que o tornaram um comandante de prestígio. Vila Flor comandou ainda as tropas na conquista do restante arquipélago para os ideais liberais.

 Em nome de todo o seu empenho pela causa liberal, Vila Flor foi elevado, a 8 de novembro de 1832, a Duque da Terceira, ligando o seu nome ao da Ilha que bem o acolhera e que tivera ao seu lado. Com o apoio de D. Pedro, Vila Flor ultimou ainda o desembarque no continente, tendo comandado os Bravos do Mindelo.

 O 1º Duque da Terceira participou nos principais momentos da Guerra Civil, liderando as tropas que libertaram Lisboa em 24 de julho de 1833, estando também ao lado de D. Pedro aquando da abdicação do trono por D. Miguel. O papel de Vila Flor, depois de 1834, passou pela política, liderando vários governos, além de ter sido agraciado com inúmeras distinções honoríficas e condecorações. Morreu em 1860, sem descendência, mas com uma vida recheada de feitos.



 GaCS

domingo, 21 de outubro de 2012

Presidente do Governo inaugurou renovado Estádio Municipal da Ribeira Grande


Carlos César presidiu esta tarde à cerimónia de inauguração das obras de remodelação e beneficiação do Estádio Municipal da Ribeira Grande.

A empreitada, da responsabilidade da câmara local, representou um investimento de mais de seiscentos mil euros e permitiu – para além da requalificação de todo o exterior do recinto, agora com novas pinturas e pisos melhorados – a substituição do relvado natural por relva sintética, a introdução de um sistema de rega, a montagem de 900 cadeiras nas bancadas para maior conforto dos espectadores, a revisão da iluminação artificial, a construção de mais dois balneários para as equipas e de um para árbitros e, ainda, a introdução de um sistema de painéis solares para aquecimento de águas.

A inauguração ficou assinalada por uma tarde desportiva que integrou jogos de futebol entre equipas formadas por jovens dos escalões de formação, demonstrações de “power jump” e de “body combat”, fechando com um encontro amistoso entre as equipas principais do Sporting Ideal, da cidade da Ribeira Grande, e do Mira Mar Sport Clube, da Vila da Povoação, que terminou com a vitória dos ribeiragrandenses – que militam na série Açores da III Divisão – por 9-3.



GaCS

Bombeiros são dos maiores exemplos de voluntariado


Os bombeiros, pela sua dedicação e disponibilidade permanentes, são dos maiores exemplos de voluntariado social.

A ideia foi expressa hoje pelo Secretário Regional do Ambiente e do Mar, falando em representação do Presidente do Governo na sessão solene comemorativa do 28.º aniversário da Associação de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória.

Manifestando o apreço do Governo açoriano pelo papel que aqueles voluntários desempenham, Álamo Meneses realçou que “os bombeiros são um dos pilares fundamentais da garantia da nossa segurança e prestam um daqueles serviços que numa sociedade moderna são indispensáveis”.

O governante acrescentou que o facto de esse serviço, prestado por bombeiros e dirigentes, ser voluntário, “é uma manifestação dos valores cívicos” dessas pessoas que colocam o seu tempo e dedicação “ao serviço de todos nós”.

Álamo Meneses disse ainda que, numa altura em que as administrações públicas atravessam momentos difíceis, “nunca é demais relevar o trabalho voluntário que nas diversas instituições vai sendo feito”, numa dádiva à sociedade.

“A nossa sociedade, cada vez mais, nos tempos mais próximos, vai precisar do contributo gratuito e desinteressado de todos nós, contributo que pode ser dado de muitas maneiras, sendo que uma das contribuições mais nobres é a que é dada nas associações de bombeiros”, sublinhou o governante.

Álamo Meneses concluiu, antes de dar os parabéns aos bombeiros aniversariantes e a todos os outros, dizendo que só com o empenhamento de todos em ações de voluntariado será possível manter “um adequado nível de vida para todos, numa situação complicada como a que atravessamos”.



GaCS

Mais de 1300 dadores de sangue na Terceira


A Diretora Regional da Saúde enalteceu hoje, em Angra, o sublime gesto de dar sangue e o quanto é essencial para salvar vidas.

“Num mundo em que os valores como a solidariedade e a sensibilidade estão cada vez mais esquecidos, em que cada um de nós vive as suas preocupações, tornar-se dador de sangue assume maior preponderância”, disse Sofia Duarte no discurso proferido no convívio promovido pela Associação de Dadores de Sangue de Angra do Heroísmo, em que participou em representação do Presidente do Governo.

Na ilha Terceira existem cerca de 1300 dadores de sangue, 522 dos quais estão ligados à Associação de Dadores de Sangue de Angra do Heroísmo. Pessoas suficientes para assegurar as necessidades do Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira e que, como já provaram, estão disponíveis para acorrer a situações de necessidades especiais.

Este é já o 8º encontro que realizam com o objetivo de homenagear os dadores e famílias e incentivar esta ação humanitária. “É o gesto destas pessoas que é celebrado neste convívio e é a elas que devemos agradecer pelo altruísmo que demonstram a cada dádiva e a cada vida salvam”, sublinhou a Diretora Regional da Saúde.

O encontro contou com a presença do Presidente da Federação das Associações de Dadores de Sangue.



GaCS

Proteção Civil: mau tempo em todo o arquipélago


O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o
Instituto de Meteorologia, e na sequência do aviso anterior, prevê-se:

PARA O GRUPO ORIENTAL

PRECIPITAÇÃO por vezes FORTE
No período entre as 14UTC de 2012-10-21 e as 14UTC de 23-10-2012.

PARA O GRUPO CENTRAL

AGITAÇÃO MARÍTIMA
No período entre as 14UTC de 2012-10-21 e as 14UTC de 23-10-2012
Ondas de noroeste entre 8 a 9 metros.
PRECIPITAÇÃO por vezes FORTE
No período entre as 14UTC de 2012-10-21 e as 14UTC de 23-10-2012.

PARA O GRUPO OCIDENTAL

AGITAÇÃO MARÍTIMA
No período entre as 14UTC de 2012-10-21 e as 14UTC de 23-10-2012
Ondas de noroeste entre 8 a 9 metros.
VENTO
No período entre as 14UTC de 2012-10-22 e as 21UTC de 22-10-2012
Direcção de noroeste de 65 a 74 Km/h, com rajadas de 85 a 100 Km/h.
PRECIPITAÇÃO por vezes forte.
No período entre as 14UTC de 2012-10-21 e as 14UTC de 23-10-2012.

O SRPCBA recomenda que sejam tomadas todas as precauções habituais em situações
desta natureza.



GaCS