sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Agenda do Governo Regional dos Açores para 1 e 2 de dezembro


SÁBADO, DIA 1:

ATIVIDADES DOS MEMBROS DO GOVERNO:

11H00 - O Vice-Presidente do Governo Regional, Sérgio Ávila, preside à cerimónia de inauguração da Quinta Pedagógica da Freguesia de Feteira, Concelho de Angra do Heroísmo.

Local: caminho da Esperança.

13H00 - O Vice-Presidente do Governo Regional, Sérgio Ávila, está presente, em representação do Presidente do Governo, na conferência internacional de empreendedorismo Bold Entrepreneurship Talks Azores 2012.

Local: Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo.

13H00 - A Secretária Regional da Solidariedade Social, Piedade Lalanda, está presente no almoço de Natal da Associação Seniores de São Miguel, onde apresentará uma palestra sobre Natal e Solidariedade.

Local: Hotel Marina Atlântico, em Ponta Delgada.

17H00 - O Secretário Regional dos Recursos Naturais, Luís Neto Viveiros, preside à cerimónia de inauguração das novas instalações da Associação de Municípios da Ilha de São Miguel.

Local: rua Eng.º Arantes de Oliveira, 15 B, Freguesia da Ribeira Seca, Concelho da
Ribeira Grande.

20H00 - A Secretária Regional da Solidariedade Social, Piedade Lalanda, está presente, em representação do Presidente do Governo, no jantar anual de angariação de fundos da Associação de Paralisia Cerebral de São Miguel.

Local: Royal Garden Hotel, em Ponta Delgada.

INICIATIVAS DA RESPONSABILIDADE DO GOVERNO REGIONAL:

21H30 - A Direção Regional da Cultura promove, no âmbito da Temporada de Música 2012, um Recital de Música de Câmara com o Gililov Quartett Berlin, no Centro Cultural e de Congressos - Teatro Micaelense, em Ponta Delgada.

DOMINGO, DIA 2:

Não estão agendadas atividades públicas do Governo Regional dos Açores para este dia.

Para a eventualidade de agendamentos de última hora, recomenda-se a consulta regular deste site, no qual serão de imediato introduzidos quaisquer agendamentos que possam ocorrer.



GaCS

Santa Maria acolhe seminário “Space 4 Small Islands”


O seminário “Space 4 Small Islands”, organizado pelo Fundo Regional de Ciência no âmbito do projeto MaRes (Macaronesian Research Strategy), vai decorrer nos próximos dias 4 e 5 de dezembro, na ilha de Santa Maria.

O seminário contará com a participação de 26 especialistas dos Açores, Canárias, Agência Espacial Europeia, Gabinete do Espaço da Fundação para a Ciência e Tecnologia e de empresas privadas.

Esta reunião tem como objetivo potenciar as oportunidades de investigação e desenvolvimento na área das aplicações espaciais específicas para as ilhas.



GaCS

Governo dos Açores assegura hemodiálise a doente de Setúbal que pretende casar-se no Faial

A Secretaria Regional da Saúde assegurou hoje que o Hospital da Horta vai garantir os serviços de hemodiálise ao doente com insuficiência renal, residente em Setúbal, que pretende deslocar-se aos Açores para se casar.


A situação, apresentada pelo doente em carta dirigida à Secretaria Regional da Saúde, foi avaliada com a administração do Hospital da Horta, tendo ficado decidido criar as condições necessárias, em termos de organização de horários, para prestar os serviços de saúde necessários durante a sua deslocação à ilha do Faial.

Esta decisão foi já comunicada ao doente.




GaCS

Governo dos Açores decide acionar o FUNDOPESCA


O Secretário Regional dos Recursos Naturais, Luís Neto Viveiros, anunciou hoje a convocação para 10 de dezembro do Conselho Administrativo do FUNDOPESCA, para ativar este apoio criado nos Açores com o objetivo de compensar os pescadores.

A “baixa de capturas” e, consequentemente, “alguma diminuição de rendimentos” foram as razões avançadas por Luís Neto Viveiros para, em declarações aos jornalistas após uma audiência com a Direção da Federação das Pescas dos Açores, justificar a decisão de, pela segunda vez este ano, acionar o FUNDOPESCA.

“Pretendemos também fazer uma revisão das atuais regras [de funcionamento] do FUNDOPESCA, que serão avaliadas em sede própria e de acordo com novas necessidades e um novo enquadramento”, revelou.

A Secretaria Regional dos Recursos Naturais e a Federação das Pescas dos Açores, presidida por José António Fernandes, consideram como valor provável de apoio a atribuir aos pescadores que se enquadrem nos critérios deste fundo a atribuição de 50% do salário mínimo regional.

A audiência para apresentação de cumprimentos, que decorreu na Quinta de São Gonçalo, em Ponta Delgada, permitiu ainda analisar alguns dos desafios que se colocam ao setor das pescas.



Anexos:
2012.11.30-SRRN-FUNDOPESCA.MP3


GaCS

Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura enviou mensagem de condolências à família do artista plástico Duarte Pimentel


O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura enviou uma mensagem de condolências à família do artista plástico Duarte Pimentel, natural da Lagoa, em S. Miguel, que faleceu na quinta-feira em Lisboa.

“Ao tomar conhecimento da morte de Duarte Pimentel, quero apresentar, em meu nome pessoal e em nome dos açorianos, os meus sinceros pêsames à Família enlutada", refere a mensagem enviada por Luiz Fagundes Duarte.

O artista plástico Duarte Pimentel, discípulo de Augusto Bértholo e Fred Kradolfer, com trabalhos a óleo, aguarela e em azulejaria, granjeou ao longo da sua carreira diversos prémios nacionais.

"Neste momento presto a minha sincera homenagem ao homem das artes que nos acaba de deixar”, conclui a mensagem de condolências enviada à família de Duarte Pimentel.



GaCS

Lília Almeida, Carlos Pessoa e Thales Trench de Camargo venceram 2.ª edição do Prémio de Jornalismo Comunidades


Os jornalistas Lília Almeida, Carlos João Gomes do Amaral Pessoa e Thales Trench de Camargo são os vencedores da segunda edição do Prémio de Jornalismo COMUNIDADES, lançado no início do ano numa iniciativa do Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades.

A iniciativa teve por objetivo promover um conhecimento mais aprofundado da cultura açoriana além-fronteiras e do trajeto e desafios das comunidades açorianas no mundo, bem como o respeito pelos valores da interculturalidade e a plena integração das comunidades imigrantes na sociedade açoriana, através de produções jornalísticas que contribuam também para uma maior divulgação dos Açores no exterior.

Os trabalhos, apresentados em formato de imprensa (escrita e digital), rádio, televisão e fotojornalismo, foram avaliados por um júri constituído por jornalistas do jornal Açoriano Oriental, da RDP/Açores e da RTP/Açores, com base em critérios de originalidade, inovação, criatividade, pesquisa, correção formal, impacto na sociedade e benefício público.

Na categoria Comunidades Açorianas, venceu o candidato Thales Trench de Camargo, residente no Brasil, que apresentou o trabalho “Um pedacinho dos Açores perdido no Mar”, um programa sobre o povoamento açoriano em Florianópolis, transmitido na rádio Ponto UFS, emissora mantida pelo Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina.

Ao longo do programa, o jornalista recorreu a uma pesquisa histórica e a entrevistas com especialistas e populares para debater o legado da cultura açoriana na ilha de Santa Catarina e demonstrar que a apropriação de outras influências não enfraqueceu a identidade da população com raízes açorianas.

Na categoria Açores Imigrante, venceu a candidata Lília Silva Almeida, residente nos Açores, com o trabalho “Sou daqui e de lá”, transmitido pela rádio Antena 1/Açores.

Em formato de reportagem e tendo como cenário um campo de férias multicultural, organizado pela Associação dos Imigrantes nos Açores (AIPA) para filhos de imigrantes, a jornalista relata a convivência e interação entre os jovens de diferentes países e culturas.

Na categoria Açores Emigrante, venceu o candidato Carlos João Gomes do Amaral Pessoa, residente em Lisboa, com o trabalho “As Bermudas já não querem açorianos”, publicado no jornal Público.

Neste trabalho, o jornalista retrata a emigração açoriana para a Bermuda, constituída, na sua maioria, por homens que partem sozinhos para trabalhar durante um período de tempo limitado, abordando as consequências e os impactos dessa experiência nas respetivas vidas e universo familiar, desenvolvendo ainda uma caraterização social, económica e política da Bermuda.

Esta iniciativa do Governo dos Açores, de âmbito internacional, contemplava três categorias, sendo a Açores Emigrante destinada a jornalistas residentes em Portugal nas áreas da imprensa (escrita e digital), da rádio, da televisão e do fotojornalismo com trabalhos publicados ou difundidos em órgãos de informação nacionais que incidissem sobre a temática da Emigração e Comunidades Açorianas.

A categoria Açores Imigrante era destinada a jornalistas residentes em Portugal, nas mesmas áreas  e com trabalhos em órgãos de informação nacionais sobre a temática da Imigração e Comunidades Imigradas nos Açores e a categoria Comunidades Açorianas era dirigida aos jornalistas das comunidades açorianas residentes na Bermuda, Brasil, Canadá, Estados Unidos da América e Uruguai e com trabalhos publicados ou difundidos nesses países sobre a temática da Emigração e Comunidades Açorianas, integração dos emigrantes açorianos, bem como, de âmbito geral, sobre a Região.



GaCS

Governo dos Açores enaltece papel das filarmónicas na cultura


O Vice-Presidente do Governo dos Açores destacou a importância das filarmónicas como escolas de arte e de vida, considerando que desempenham um papel fundamental na formação artística e pessoal da população açoriana.

Sérgio Ávila falava na quinta-feira à noite, em representação do Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, na cerimónia solene comemorativa do 126.º aniversário da Sociedade Recreativa e Musical de São Sebastião, na ilha Terceira, que também serviu para homenagear um músico que integra a instituição há 50 anos.

Para o Vice-Presidente do Governo dos Açores, este exemplo, a par de tantos outros nos Açores, deve servir para motivar os mais novos a prezar esse legado e a continuar o trabalho que, com tanto esforço, foi passando de geração em geração a favor da educação musical e do usufruto de toda a população.

“Felizmente, a música não se está a perder e o gosto pelas filarmónicas é algo que se está a reforçar com a juventude”, afirmou Sérgio Ávila, acrescentando que essa é “a melhor homenagem” que hoje se pode prestar a quem, em 126 anos, fez com que “hoje estejamos aqui”.

Por isso,  considerou que “homenagear aqueles que fizeram parte do passado e que ainda fazem parte do presente é a melhor garantia de que, aqueles que hoje se iniciam nesta atividade, possam perpetuar esta obra”.

A concluir, o governante fez questão de assinalar as centenas de pessoas que se empenharam ao longo da vida desta instituição para que, ainda hoje, se possa “ouvir tocar na ilha e fora dela uma filarmónica”, fruto de “muito esforço”, como “muitas outras” existentes nas ilhas do arquipélago.



Anexos:
2012.11.29-VP-Filarmónica.mp3


GaCS

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de novembro e 1 de dezembro


SEXTA-FEIRA, DIA 30:

ATIVIDADES DOS MEMBROS DO GOVERNO:

09H30 - O Secretário Regional dos Recursos Naturais, Luís Neto Viveiros, recebe, em audiência, a Direção da Federação das Pescas dos Açores.

Local: gabinete do Secretário Regional, na Quinta de São Gonçalo, em Ponta Delgada.

21H00 – O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura, Luiz Fagundes Duarte, está presente na cerimónia comemorativa do 49.º aniversário da Associação Espeleológica Os Montanheiros.

Local: rua da Rocha, n.º 8, em Angra do Heroísmo.

21H00 - O Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, assiste, em representação do Presidente do Governo, ao concerto da Orquestra Ligeira da Câmara Municipal de Ponta Delgada, no âmbito do Programa Cultural do Natal 2012.

Local: Paços do Concelho de Ponta Delgada.

OUTROS AGENDAMENTOS:

19H30 - A Diretora Regional da Juventude, Pilar Damião, está presente na Gala de Ciclismo, promovida pela Associação de Ciclismo dos Açores.

Local: Centro Cultural e Cívico de Santa Clara, em Ponta Delgada.

21H00 - O Assessor do Presidente do Governo, Francisco Tavares, está presente, em representação do Presidente do Governo, no lançamento do CD Cantos do Mar e da Terra, de Raquel Dutra.

Local: Centro Cultural e de Congressos - Teatro Micaelense, em Ponta Delgada.

INICIATIVAS DA RESPONSABILIDADE DO GOVERNO REGIONAL:

21H30 - A Direção Regional da Cultura promove, no âmbito da Temporada de Música 2012, um Recital de Música de Câmara com o Gililov Quartett Berlin, no Palácio dos Capitães-Generais, em Angra do Heroísmo.

SÁBADO, DIA 1:

ATIVIDADES DOS MEMBROS DO GOVERNO:

13H00 - O Vice-Presidente do Governo Regional, Sérgio Ávila, está presente, em representação do Presidente do Governo, na conferência internacional de empreendedorismo Bold Entrepreneurship Talks Azores 2012.

Local: Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo.

13H00 - A Secretária Regional da Solidariedade Social, Piedade Lalanda, está presente no almoço de Natal da Associação Seniores de São Miguel, onde apresentará uma palestra sobre Natal e Solidariedade.

Local: Hotel Marina Atlântico, em Ponta Delgada.

17H00 - O Secretário Regional dos Recursos Naturais, Luís Neto Viveiros, preside à cerimónia de inauguração das novas instalações da Associação de Municípios da Ilha de São Miguel.

Local: rua Eng.º Arantes de Oliveira, 15 B, na freguesia da Ribeira Seca, concelho da
Ribeira Grande.

20H00 - A Secretária Regional da Solidariedade Social, Piedade Lalanda, está presente, em representação do Presidente do Governo, no jantar anual de angariação de fundos da Associação de Paralisia Cerebral de São Miguel.

Local: Royal Garden Hotel, em Ponta Delgada.

INICIATIVAS DA RESPONSABILIDADE DO GOVERNO REGIONAL:

21H30 - A Direção Regional da Cultura promove, no âmbito da Temporada de Música 2012, um Recital de Música de Câmara com o Gililov Quartett Berlin, no Centro Cultural e de Congressos - Teatro Micaelense, em Ponta Delgada.



GaCS

Governo dos Açores reforçou posição sobre Aeroporto de Santa Maria junto da Secretaria de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações


O Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, manteve hoje manhã uma reunião de trabalho com o Gabinete do Secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, a quem transmitiu as pretensões do Governo dos Açores em relação ao funcionamento do Aeroporto de Santa Maria.

O Gabinete do Secretário de Estado manifestou a disponibilidade para garantir, junto da ANA, que essas pretensões sejam salvaguardadas, de forma a assegurar a operacionalidade daquele aeroporto, evitando assim que Santa Maria deixe de receber escalas técnicas.

Recentemente, a ANA-Aeroportos decidiu, unilateralmente e sem comunicar a decisão ao Governo dos Açores, encerrar o Aeroporto de Santa Maria no período entre as 21h30 e as 06h00 e exigir às aeronaves que pretendam realizar escalas técnicas durante esse horário uma comunicação prévia até às 13h00 do dia anterior à realização dessa escala.

Estas decisões da ANA têm inviabilizado a realização de escalas técnicas entre as 21h30 e as 06h00 no Aeroporto de Santa Maria, acarretando prejuízos diretos para as entidades que operam naquela infraestrutura aeroportuária e para os seus trabalhadores.

Numa reunião realizada na quarta-feira com o presidente da ANA, Vítor Fraga recebeu a garantia de que a empresa irá fazer o que for operacionalmente possível para evitar que Santa Maria deixe de receber as escalas técnicas habituais naquele horário.



GaCS

Acervo documental de Cristiano Férin depositado na Biblioteca de Ponta Delgada


O acervo bibliográfico e documental de Cristiano Férin, abrangendo as áreas da genealogia, heráldica e de temática insular, vai ser constituído num fundo pela Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, nos termos de um contrato de depósito com futura doação recentemente assinado com os seus herdeiros.

Este acervo reflete a investigação realizada por Cristiano Férin ao longo da sua vida, a que acresce informação relativa às genealogias micaelenses e extratos de registos paroquiais e notariais ainda inéditos.

Cristiano Férin, que nasceu a 30 de setembro de 1916 e morreu a 18 de dezembro de 2011, desempenhou a sua atividade profissional como meteorologista e sismólogo em vários locais do arquipélago dos Açores, com missões no exterior.

Este ilustre micaelense terminou a sua carreira como observador geofísico analista do INMG, colocado no Observatório Afonso Chaves, tendo completado a sua formação já em idade adulta com a obtenção do bacharelato.

Interessado em genealogia e heráldica, Cristiano Férin nutria grande interesse pela pesquisa cuidada em todas as áreas de temática insular, aplicando o seu espírito científico de matemático às pesquisas que efetuava e à heurística e hermenêutica das fontes documentais.

Nesse sentido, preocupava-se em reconstituir informações sobre ligações familiares e património pela comparação e complementaridade, não hesitando em questionar dados tidos como adquiridos.

Cristiano Férin dedicou, com notável persistência, grande parte dos seus estudos genealógicos à recolha de informações e recuperação de fontes documentais que permitissem esclarecer as ligações familiares entre os Homem da Costa, de Santo António-além-Capelas, os povoadores referenciados por Frutuoso, e as origens continentais.

Foi membro da Sociedade Afonso Chaves, para cuja revista Açoreana elaborou os índices, integrou a Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada e foi sócio do Instituto Cultural de Ponta Delgada, do Instituto Português de Heráldica e da Associação Portuguesa de Genealogia, além de fazer parte do grupo de Amigos da Torre do Tombo.

Ao longo da sua vida, publicou diversos trabalhos, entre os quais “Dr. António de Albuquerque Jácome Corrêa: 1922-1996”, “Extractos do registo de casamentos da paróquia de Ribeira Seca, Ribeira Grande: 1577-1675” e “Extractos do registo de casamentos da paróquia de Relva: 1673-1800”, tendo ainda colaborado em várias edições do Instituto Cultural de Ponta Delgada.

O tratamento técnico documental do seu acervo terá início em 2013, mas já estão acessíveis as guias de remessa que acompanharam a sua incorporação, quer no que se refere à livraria, quer relativamente ao fundo arquivístico, que inclui, além da produção própria, documentos familiares e pessoais de Cristiano Férin e dos seus ascendentes, especialmente relativos às atividades comercial e consular.




GaCS

Governo dos Açores tem garantias da ANA sobre reavaliação da situação do Aeroporto de Santa Maria


O Secretário Regional do Turismo e Transportes recebeu a garantia do presidente da ANA de que a empresa fará tudo o que for operacionalmente possível para evitar que o Aeroporto de Santa Maria deixe de receber escalas técnicas devido ao encerramento entre as 21h30 e as 06h00.

Vítor Fraga esteve reunido na quarta-feira com Ponce Leão, que também assegurou que a ANA vai reavaliar o período de aviso prévio a que as aeronaves estão atualmente sujeitas para poderem fazer escalas técnicas no Aeroporto de Santa Maria entre as 21h30 e as 06h00.

O Secretário Regional adiantou ainda que o presidente da ANA assumiu o compromisso de desenvolver esforços para que esse período seja reduzido ao mínimo possível, de forma a evitar que as aeronaves deixem de fazer escala em Santa Maria, nos Açores.

Vítor Fraga recebeu a garantia do presidente da ANA de que o objetivo da empresa não passa por reduzir as escalas técnicas naquele aeroporto.

Ponce Leão e Vítor Fraga analisaram também as potencialidades do Aeroporto de Santa Maria para o lançamento de novos projetos que dinamizem esta infraestrutura.

Nesse sentido, foi confirmada a intenção da ANA de instalar um Centro de Formação de Operações de Socorro para Supervisores, que poderá estabelecer uma parceria com o Centro de Formação Aeronáutica dos Açores para troca de sinergias e captação de mais investimento para a ilha de Santa Maria.



GaCS

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Agenda do Governo Regional dos Açores para 29 e 30 de novembro


QUINTA-FEIRA, DIA 29:

ATIVIDADES DOS MEMBROS DO GOVERNO:

20H30 - O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura, Luiz Fagundes Duarte, está presente na cerimónia de divulgação do vencedor do Prémio Literário Nacional Dias de Melo.

Local: Biblioteca Municipal Dias de Melo, nas Lajes do Pico.

21H00 - O Vice-Presidente do Governo Regional, Sérgio Ávila, está presente, em representação do Presidente do Governo, na cerimónia comemorativa do 126.º aniversário da Sociedade Recreativa e Musical de São Sebastião.

Local: Cine Teatro da Vila de São Sebastião, em Angra do Heroísmo.

OUTROS AGENDAMENTOS:

18H30 - O Assessor do Presidente do Governo, Guilherme Marinho, está presente, em representação do Presidente do Governo, no lançamento do livro O 2egundo M1nuto, da autoria de João Pedro Porto.

Local: livraria Bertrand, em Ponta Delgada.


SEXTA-FEIRA, DIA 30:

ATIVIDADES DOS MEMBROS DO GOVERNO:

21H00 – O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura, Luiz Fagundes Duarte, está presente na cerimónia comemorativa do 49.º aniversário da Associação Espeleológica Os Montanheiros.

Local: rua da Rocha, n.º 8, em Angra do Heroísmo.

21H00 - O Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, assiste, em representação do Presidente do Governo, ao concerto da Orquestra da Câmara Municipal de Ponta Delgada, no âmbito do Programa Cultural do Natal 2012.

Local: Paços do Concelho de Ponta Delgada.

OUTROS AGENDAMENTOS:

21H00 - O Assessor do Presidente do Governo, Francisco Tavares, está presente, em representação do Presidente do Governo, no lançamento do CD Cantos do Mar e da Terra, de Raquel Dutra.

Local: Centro Cultural e de Congressos - Teatro Micaelense, em Ponta Delgada.

INICIATIVAS DA RESPONSABILIDADE DO GOVERNO REGIONAL:

21H30 - A Direção Regional da Cultura promove, no âmbito da Temporada de Música 2012, um Recital de Música de Câmara com o Gililov Quartett Berlin, no Palácio dos Capitães-Generais, em Angra do Heroísmo.



GaCS

Qualidade dos produtos lácteos é melhor proteção para o fim das quotas, afirma Vasco Cordeiro


O Presidente do Governo dos Açores afirmou, esta quarta-feira, que o reforço da aposta na qualidade dos produtos lácteos da Região constitui a estratégia correta para responder ao anunciado desmantelamento do regime de quotas leiteiras.

“A melhor proteção que pode existir sobre o produto açoriano é a sua qualidade. Quanto mais qualidade tiver, mais se conseguirá afirmar e é esse o esforço que deve ser feito, tanto ao nível da produção, como da transformação”, afirmou Vasco Cordeiro.

Após ter recebido em audiência a Associação Nacional de Industriais de Laticínios (ANIL), o Presidente do Governo adiantou que o posicionamento da Região, num cenário pós quotas leiteiras, deve ser assegurado não apenas com medidas especificamente direcionadas ao setor leiteiro, mas também com outras medidas, como a valorização da marca “Açores”.

Vasco Cordeiro realçou, por isso, a importância de, cada vez mais, se valorizar os produtos lácteos através da Marca “Açores”, que constitui um instrumento de valorização da produção, de criação de valor em toda a cadeia e, por esta via, permitir a criação de emprego.

Depois do encontro com a ANIL, que decorreu em Ponta Delgada, Vasco Cordeiro reafirmou a estratégia política de defesa das quotas leiteiras, mas assegurou que o seu Executivo está a trabalhar para a eventualidade deste regime ser desmantelado, em parceria com os diversos intervenientes neste setor.

“Do ponto de vista político, mantemos a defesa do regime de quotas e temos a consciência da complexidade negocial que esta matéria assume e da evolução que tem registado. Temos também a obrigação, em parceira com os diversos intervenientes – produção, transformação e comercialização –, de nos prepararmos para todas as eventualidades no futuro”, afirmou Vasco Cordeiro.


Anexos:
2012.11.28-PGR-AudiênciaANIL.mp3


GaCS

Museu de Angra do Heroísmo apresenta exposição sobre “Aparência e Quotidiano”


O Museu de Angra do Heroísmo inaugura no dia 30 de novembro, na Sala do Capítulo, uma exposição intitulada 'Aparência e Quotidiano', que propõe ao visitante uma reflexão sobre temas como o vestuário, os papéis sociais e o género.

A exposição, que será inaugurada às 18h30, contrapõe também a pulsão consumista contemporânea com as práticas de preservação e reutilização a que eram sujeitos os têxteis no passado.

Os materiais têxteis, que fazem parte dos bens da cultura material produzida pelo Homem, não são apenas redutíveis à sua funcionalidade de protetores relativamente ao meio natural, já que o vestuário e o equipamento doméstico produzido a partir de matérias têxteis exercem também uma função simbólica, que determina a afirmação e o grau de reconhecimento social de cada um e do grupo a que pertence.

Os cuidados que lhes são dedicados para os obter, acomodar, limpar e arranjar determinaram, no passado, um conjunto significativo de tarefas e de rotinas domésticas do quotidiano feminino que, com o tempo e a introdução de várias tecnologias, foram sendo abandonadas.

Esta exposição, assente num percurso dialético entre o passado recente e o presente, propõe-se dar pistas relativas às características e processos de obtenção dos principais tipos de têxteis e aos cuidados essenciais a ter com os mesmos, sugerindo ainda processos de aproveitamento de tecidos em fim de vida.

Durante o período de vigência da exposição, que estará patente até 30 de março de 2013, serão realizados vários ateliês de costura, crochet, bordado, artesanato urbano e engomadoria.




GaCS

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Agenda do Governo Regional dos Açores para 28 e 29 de novembro


QUARTA-FEIRA, DIA 28:

09H00 - O Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, recebe, em audiência, o Diretor-Geral da Associação Nacional de Industriais de Laticínios, Pedro Pimentel.

Local: Palácio de Santana, em Ponta Delgada.

QUINTA-FEIRA, DIA 29:

20H30 - O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura, Luiz Fagundes Duarte, está presente na cerimónia de divulgação do vencedor do Prémio Literário Nacional Dias de Melo.

Local: Biblioteca Municipal Dias de Melo, nas Lajes do Pico.



GaCS

Livro de Tombo depositado em Angra de Heroísmo


O Livro de Tombo, que pertenceu a Francisco do Canto e Castro Pacheco, da Casa do Provedor das Armadas e Naus da Índia, foi hoje entregue à Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo pelo Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura, numa breve cerimónia que decorreu na Sala de Reservados do Palácio Bettencourt.

O livro, datado do século XVIII, que comporta manuscritos de vários mãos, é constituído por 140 folhas, onde se encontram registados bens, rendas, créditos e pagamentos relativos a morgadios instituídos por Pêro Anes do Canto.

Este valioso documento foi recentemente adquirido para a Região, em leilão realizado em Lisboa, sendo a sua aquisição inteiramente custeada por um benemérito residente na ilha Terceira, que pretende manter o anonimato.

O Livro de Tombo vai ser, proximamente, digitalizado de modo a que o seu conteúdo fique disponível aos estudiosos e público em geral.



GaCS

Equipa de diretores regionais com renovação de cerca de 45 por cento


O Governo dos Açores integra um total de 22 diretores regionais, dez dos quais novos nestas funções, o que representa uma renovação de cerca de 45 por cento em relação ao anterior Executivo Regional.

Com uma média de idade de 44 anos, a nova equipa de diretores regionais acompanha também a redução verificada de 35 por cento ao nível das Secretarias Regionais, tendo em conta que o número de direções regionais passa de 24 para um total de 22.

Esta redução do número de departamentos do Executivo Regional reflete, assim, os princípios de agilização e coordenação entre políticas e entre departamentos da Administração Regional definidos pelo Presidente do Governo, Vasco Cordeiro.

A Orgânica do XI Governo Regional dos Açores, hoje publicada no Diário da República, prevê, entre a criação, a fusão e a extinção de serviços, uma redução líquida de três direções regionais e organismos equiparados, que passam, no total, de 30 para 27.

Os novos diretores regionais são Ricardo Medeiros (Apoio ao Investimento e à Competitividade), Ilda Baptista (Emprego e Qualificação Profissional), Armando Almeida (Saúde), Nuno Lopes (Cultura), Pilar Damião (Juventude), Luís Quintanilha (Transportes), José Rosa Nunes (Energia), Hernâni Jorge (Ambiente), Luís Costa (Pescas) e Paulo Teves (Comunidades).

No que respeita a novos departamentos, são criadas a Direção Regional das Obras Públicas, Tecnologia e Comunicações e a Direção Regional dos Transportes, ambas na dependência do Secretário Regional do Turismo e Transportes, e a Direção Regional das Pescas e a Direção Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, na tutela do Secretário Regional dos Recursos Naturais.



GaCS

Diretores Regionais do XI Governo Regional dos Açores


Vice-Presidência

Diretor Regional do Orçamento e Tesouro (DROT)

Nome: José António Gomes

Idade: 51 anos

Habilitações Académicas: Licenciado em Organização e Gestão de Empresas, pela Universidade dos Açores.

Caraterização profissional: Técnico superior na Secretaria Regional do Comércio e Indústria, com início em 1987, exercendo funções de Diretor de Serviços do Orçamento a partir de 1993, e de Diretor Regional do Orçamento e Tesouro desde 1995.


Diretor Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade (DRAIC)

Nome: Ricardo Maciel Sousa Medeiros

Idade: 38 anos
Habilitações Académicas: Licenciado em Organização e Gestão de Empresas, pela Universidade dos Açores.

Caraterização profissional: Desempenhou funções de administrador e de direção financeira em várias empresas privadas desde o ano de 1997. A partir de 2006, tem desempenhado funções de administrador na empresa Ilhas de Valor, SA, sendo presentemente Presidente do Conselho de Administração da empresa Santa Catarina, SA e Administrador da Sinaga, SA.


Diretora Regional do Emprego e Qualificação Profissional (DREQP)

Nome: Ilda Margarida de Sousa Baptista

Idade: 44 anos

Habilitações Académicas: Mestre em Gestão Pública; Licenciada em Organização e Gestão de Empresas.

Caraterização profissional: Exerce o cargo de Chefe de Divisão de Acreditação e Certificação da Direção Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor, sendo que ingressou na Administração Pública Regional em 1996, na carreira Técnica Superior, tendo prestado assessoria de planeamento na Universidade dos Açores entre 2004 a 2008.


Diretor Regional da Organização e Administração Pública (DROAP)

Nome: Victor Jorge Ribeiro Santos

Idade: 55 anos

Habilitações Académicas: Licenciado em Direito.

Caraterização profissional: Tem desempenhado consecutivamente funções dirigentes na administração regional ao longo dos últimos 26 anos, com experiência acumulada no domínio do regime jurídico das carreiras e da gestão do setor público, tendo exercido funções de Diretor Regional desde 1998, designadamente com responsabilidades em matéria de Organização e Administração Pública.


Diretor Regional do Planeamento e Fundos Estruturais (DRPFE)

Nome: Rui Manuel Gaiola von Amann

Idade: 57 anos

Habilitações Académicas: Licenciado em Economia.

Caraterização profissional: Técnico Superior da Administração Regional desde Janeiro 1984, exercendo, a partir do ano 2000, funções de diretor regional nas áreas do planeamento regional e dos fundos comunitários, que acumula com as funções de gestor de programas operacionais de investimento público com financiamento comunitário.

Assegura complementarmente a interlocução e representação regional junto das autoridades nacionais e dos serviços da Comissão Europeia, na área dos Fundos e Planeamento.


Secretaria Regional da Solidariedade Social

Diretor Regional da Habitação (DRH)

Nome: Carlos Manuel Redondo Faias

Idade: 39 anos

Habilitações Académicas: É mestre em Gestão, com especialização em Gestão Estratégica e Desenvolvimento do Turismo, pela Universidade Técnica de Lisboa / Universidade dos Açores.

Caraterização profissional: Foi Diretor Regional da Habitação do X Governo Regional dos Açores. Coordenou o Centro de Empreendedorismo da Universidade dos Açores desde a sua criação até Novembro de 2008. Exerceu funções de Secretário-geral da Cresaçor – Cooperativa Regional de Economia Solidária, CRL., entre Fevereiro de 2001 e Março de 2007. Foi empresário na área do turismo entre 1998 e 2007.


Diretora Regional da Solidariedade Social (DRSS)

Nome: Natércia da Conceição Reis Gaspar

Idade: 40 anos

Habilitações Académicas: Licenciatura em Serviço Social, com especialização no Ramo de Justiça e Reinserção, e Pós-Graduação em Serviço Social.

Caraterização profissional: Técnica Superior afeta à Divisão de Ação Social de Ponta Delgada, do Instituto de Ação Social, atual Instituto para o Desenvolvimento Social dos Açores, de 2001 a 2009. De janeiro de 2009 a junho de 2011, exerceu o cargo de Diretora Regional da Igualdade de Oportunidades, tendo sido nomeada Diretora Regional da Solidariedade e Segurança Social, na mesma data.


Secretaria Regional da Saúde

Diretor Regional da Saúde

Nome: Armando Leal Almeida

Idade: 38 anos

Habilitações Académicas: Enfermeiro Graduado nas áreas de Urgência/Emergência e Cuidados Intensivos.

Caraterização profissional: Iniciou funções como Enfermeiro em 1998, na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de São Francisco Xavier. Desde então teve experiência profissional na área do doente crítico em Serviço de Urgência e nos meios de Emergência do INEM. Coordenou a Unidade de Intervenção Cardiovascular do HPA e em 2005 iniciou funções como Coordenador Regional dos Serviços de Urgência Básica na Administração Regional de Saúde do Algarve. Tem participado em vários grupos de trabalho nacionais com especial relevo para a Comissão de Peritos do INEM, Comissão Técnico-Científica do INEM, Coordenação Nacional da Via Verde do Trauma e recentemente na Comissão para a Reavaliação da Rede Nacional de Urgência e Emergência.


Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura

Diretora Regional da Educação (DRE)

Nome: Maria da Graça Lopes Teixeira

Idade: 49 anos

Habilitações Académicas: Licenciada em Biologia/Geologia, pela Universidade dos Açores.

Caraterização profissional: Ingressou na carreira docente no ano letivo de 1984/1985, na Escola Secundária Domingos Rebelo, passando pelas Escolas Antero de Quental, Ribeira Grande e Arrifes, onde desempenhou diferentes cargos. Lecionou, como convidada, a cadeira de Didática das Ciências, na Universidade dos Açores. Foi Presidente da Comissão Executiva Instaladora e posteriormente Presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária de Lagoa, até Outubro de 2008. Foi Deputada à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (2008-2010), integrando a Comissão dos Assuntos Sociais. É Diretora Regional da Educação e Formação desde 1 de Fevereiro de 2010.


Diretor Regional da Cultura (DRaC)

Nome: Nuno Ribeiro Lopes

Idade: 58 anos

Habilitações Académicas: Licenciado em Arquitetura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto.

Caraterização profissional: Responsável pelo projeto da Malagueira, em Évora, da autoria do Arq. Álvaro Siza Veira, de 1979 a 1996; responsável pela Divisão de Iniciativas Urbanísticas Municipais da Câmara Municipal de Évora, de 1990 a 1996; e Diretor do Departamento do Centro Histórico de Évora de 1996 a 2002. Coordenador do Gabinete e Vogal da Comissão Diretiva da Paisagem Protegida da Vinha da Ilha do Pico de 2002 a 2005 e responsável pela Candidatura da Paisagem Protegida da Vinha da Ilha do Pico a Património Mundial – Paisagem Cultural. Responsável pelo projeto de Candidatura da Universidade de Coimbra a Património Mundial e coordenador do Gabinete de 2004 a 2012. Coordenador do projeto Paisagem Cultural do Montado desde 2011. Professor auxiliar convidado na Universidade de Évora, Departamento de Arquitetura, de 2005 a 2009.


Diretor Regional do Desporto (DRD)

Nome: António da Silva Gomes

Idade: 52 anos

Habilitações Académicas: Licenciado em Educação Física pelo Instituto Superior de Educação Física da Universidade Técnica de Lisboa e Mestrando em Ciências do Desporto – Área de especialização de Gestão Desportiva, pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

Caraterização profissional: Diretor Regional do Desporto desde 1 de Novembro de 2009, é o representante da Região no Conselho Nacional Antidopagem e no Conselho Nacional do Desporto. Desempenhou funções de Diretor de Serviços do Apoio ao Movimento Associativo Desportivo da DRD (2006-2009), de Diretor de Serviços do Desporto da Direção Regional da Educação Física e Desporto (1992-1997 e 1999-2006), e de Delegado dos Desportos de Angra do Heroísmo (1988-1992). Foi Professor de Educação Física (1984-200). Tem mais de 25 anos de experiência como treinador de Voleibol, em diferentes níveis competitivos e foi fundador da Associação de Voleibol da Ilha Terceira.


Diretora Regional da Juventude (DRJ)

Nome: Pilar Sousa Lima Damião de Medeiros

Idade: 33 anos

Habilitações Académicas: Licenciada em Germânicas e Sociologia pela Brock  University, Canadá (2001), Mestre em Estudos Germânicos pela Queen’s University, Canadá (2003), e Doutora nesta mesma área pela Albert Ludwigs Universität, Freiburg, Alemanha (2007).

Caraterização profissional: Foi Assistente na Queen’s University, Canadá (2001-2002). Professora Auxiliar Convidada na Universidade de Évora (2007-2009), e, desde 2009, Professora Auxiliar Convidada e Diretora do curso de Sociologia (2011‐12) no Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais na Universidade dos Açores.


Secretaria Regional do Turismo e Transportes

Diretor Regional dos Transportes (DRT)

Nome: Luis Filipe de Medeiros Quintanilha

Idade: 35 anos

Habilitações Académicas: Licenciado em Engenharia Aeronáutica.

Caraterização profissional: Presentemente exercia as funções de Diretor de Operações Terrestres e Handling da SATA, tendo anteriormente exercido, nessa mesma empresa, as funções de Gestor de Segurança e de responsável pelo Departamento de Gestão Operacional.


Diretor Regional das Obras Públicas, Tecnologia e Comunicações (DROPTC)

Nome: Bruno Miguel Correia Pacheco

Idade: 35 anos

Habilitações Académicas: Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, pela Universidade do Porto.

Caraterização profissional: Exerceu o cargo de Diretor Regional da Juventude nos IX e X Governos dos Açores, tendo anteriormente exercido atividade profissional na área de engenharia, nos ramos de energia e comunicações. Foi, ainda, formador na Escola Profissional Monsenhor João Maurício de Amaral Ferreira (Povoação) e na ENTA/INOVA – Escola de Novas Tecnologias dos Açores.


Diretor Regional da Energia (DREn)

Nome: José Manuel Rosa Nunes

Idade: 61 anos

Habilitações Académicas: Licenciado em Finanças e mestre em Economia e Política da Energia e Ambiente.

Caraterização profissional: É docente da Universidade dos Açores desde 1977. Já foi membro do Conselho de Administração da EDA, EP, bem como responsável pelo Consórcio Geotérmico dos Açores e, ainda, Presidente do Conselho de Administração da SOGEO, S.A.


Diretor Regional do Turismo (DRT)

Nome: João Carlos Correia de Lemos Bettencourt

Idade: 38 anos

Habilitações Académicas: Licenciado em Gestão e Administração Pública, com especialização na área de Planeamento e Controlo de Gestão.

Caraterização profissional: É técnico superior da Administração Pública Regional e, desde outubro de 2010, exercia o cargo de Diretor Regional do Ambiente. Foi Delegado das Secretarias Regionais da Habitação e Equipamentos e da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, na ilha do Faial, tendo sido, ainda, Vereador na Câmara Municipal da Horta e Deputado na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.


Secretaria Regional dos Recursos Naturais

Diretora Regional dos Recursos Florestais (DRRF)

Nome: Anabela Miranda Isidoro

Idade: 44 anos

Habilitações Académicas: Licenciada em Engenharia dos Recursos Florestais, pela Escola Superior Agrária de Coimbra.

Caraterização profissional: Iniciou a sua atividade profissional na área de inventário florestal, tendo desenvolvido trabalhos práticos no Inventário Florestal Nacional (1994) e em concessões na República da Guiné Bissau. Em 1995 ingressou na função pública, como técnica do Serviço Florestal do Nordeste. Em 2008, assumiu o cargo de Chefe de Divisão do Serviço Florestal do Nordeste. Em 2010, assumiu o cargo de Diretora Regional dos Recursos Florestais, na vigência do X GRA.


Diretora Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural (DRADR)

Nome: Fátima da Conceição Lobão Santos da Silveira Amorim

Idade: 47 anos

Habilitações Académicas: Licenciada em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia.

Caraterização profissional: Experiência profissional nas áreas da Contabilidade e Gestão e nas áreas de Política Agrícola Comum, nomeadamente na gestão de programas comunitários de apoio à agricultura. Em 1997, assumiu o cargo de Diretora do Serviço de Desenvolvimento Agrário da Terceira e, em 2008, o cargo de Diretora Regional dos Assuntos Comunitários da Agricultura, na vigência do X GRA.


Diretor Regional do Ambiente (DRA)

Nome: Hernâni Hélio Jorge

Idade: 41 anos

Habilitações Académicas: Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Caraterização profissional: Foi consultor jurídico da União de Sindicatos da Horta, Adjunto e Chefe do Gabinete do Secretário Regional da Agricultura, Pescas e Ambiente, no VII Governo Regional dos Açores, e Deputado à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, nas VII, VIII e IX Legislaturas, tendo assumido, nesse âmbito, as funções de Presidente da Comissão dos Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho.


Diretor Regional dos Assuntos do Mar (DRAM)

Nome: Frederico Abecasis David Cardigos

Idade: 42 anos

Habilitações Académicas: Licenciado em Biologia Marinha e Pescas pela Universidade do Algarve e Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza pela Universidade dos Açores.

Caraterização profissional: Foi investigador da Universidade dos Açores e do Instituto do Mar, tendo publicado artigos científicos, dirigido missões científicas e participado em reuniões e congressos. Publica regularmente artigos de divulgação científica e de promoção ambiental e colabora em diversas iniciativas de divulgação do mundo marinho.


Diretor Regional das Pescas (DRP)

Nome: Luís Fernando Macedo da Costa

Idade: 40 anos

Habilitações Académicas: Licenciado em Relações Públicas e Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Comunicação Social.

Caraterização profissional: Desempenhou as funções de Diretor do Gabinete de Gestão Pesqueira, de Diretor do Gabinete de Formação e Certificação, de Assessor do Subsecretário Regional das Pescas e do Secretário Regional do Ambiente. Faz parte do quadro de ilha do Faial, afeto à Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, como Técnico Superior.


Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas

Diretor Regional das Comunidades (DRC)

Nome: Paulo César Câmara Teves

Idade: 31 anos

Habilitações Académicas: Licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais, pela Universidade Nova de Lisboa, com Pós Graduação em Ecologia Humana e Problemas Sociais Contemporâneos, pela mesma Universidade.

Caraterização profissional: Em 2004, ingressou na Direção Regional das Comunidades, como técnico superior. De fevereiro de 2009 a agosto de 2011, foi Coordenador do Gabinete de Emigração e Regressos, na Horta. Desde agosto de 2011, ocupava o cargo de diretor de serviços da Emigração, Imigração e Regressos.


GaCS

Investimento na promoção turística dos Açores tem que ter retorno assegurado, diz Vítor Fraga


O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou esta manhã que é preciso ter a garantia que o investimento efetuado na promoção turística do destino Açores tem o devido retorno, porque “os meios que temos assim o exigem”.

Vítor Fraga, questionado pelos jornalistas sobre a possibilidade de apoiar a Câmara Municipal de Ponta Delgada na realização de um espetáculo de fogo-de-artifício para a passagem de ano, adiantou que, “cada vez mais, temos que ter um rigoroso critério na adjudicação de promoção turística e na promoção do destino Açores, para que todo o investimento tenha o devido retorno”.

O Secretário Regional, salientando que a prioridade do Governo prende-se com o apoio às famílias açorianas e à criação de emprego sustentado na Região, lembrou que “a criação de produto turístico e a promoção do mesmo é feita de uma forma programada e sustentada”, uma vez que “os operadores turísticos, quando enquadram na sua oferta o produto turístico Açores, fazem-no a 6 e a 12 meses”.

Logo, disse Vítor Fraga, “estar a criar um produto ad hoc, em cima do joelho, não terá o efeito que se pretende para um produto turístico sustentado, que traga riqueza e valor para a Região”.

O Secretário Regional recordou ainda que, “ao longo dos anos, a Câmara sempre primou por querer fazer, de uma forma isolada, a passagem de ano e o fogo-de-artifício, por isso também não entendemos, neste momento, o porquê de envolver o Governo Regional numa iniciativa ad hoc relativamente àquilo que é o destino turístico Açores e o produto turístico Açores”.

Vítor Fraga assegurou que o bom relacionamento entre o Governo e os diferentes órgãos do poder local “será sempre promovido”, garantindo que “haverá sempre colaboração da nossa parte”.

Apesar disso, adiantou que “não podemos tomar iniciativas cujo retorno é discutível e feitas em cima do tempo”, porque “a promoção turística exige planeamento".

"Só assim é que se conseguirá obter os resultados que pretendemos, de consolidação do destino”, afirmou.



Anexos:
2012.11.27-SRTT-CMPDL(1).mp3 
2012.11.27-SRTT-CMPDL (2).mp3


GaCS

Governo e Câmara da Calheta analisam recuperação dos estragos do mau tempo de outubro


O Presidente do Governo dos Açores recebeu, esta terça-feira, o Presidente da Câmara Municipal da Calheta, numa audiência onde foi analisada a forma de apoio do Executivo Regional à recuperação dos estragos do mau tempo ocorrido a 28 de outubro na ilha de São Jorge.

“Para além do trabalho desenvolvido de imediato pelos serviços de Ação Social, foi agora recebido um memorando que será analisado pelo Governo e será, então, tomada uma decisão sobre o montante de apoio e as condições em que será disponibilizado”, afirmou Vasco Cordeiro após o encontro, que decorreu em Ponta Delgada.

Segundo disse, o Governo tem, obviamente, todo o interesse que o Concelho da Calheta e a Ribeira Seca, em particular, possam recuperar dos estragos provocados pelas intempéries do final de outubro, através de uma parceria com a respetiva Câmara Municipal.

Vai ser agora iniciado um processo de análise rápido por parte do Governo Regional dos dados fornecidos pela Câmara Municipal da Calheta para, posteriormente, haver uma decisão em conformidade com o que poderá ser a parceria entre o Governo e a Câmara para recuperação destes estragos, adiantou Vasco Cordeiro.

“Julgo que no prazo de um mês estaremos em condições de decidir isso”, avançou o Presidente do Governo, ao salientar que o memorando hoje entregue incide, em grande parte, sobre os estragos provocados na rede viária do concelho.


Anexos:
2012.11.27-PGR-AudiênciaCMC.mp3

GaCS

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Ensino profissional nos Açores é "uma prioridade", afirmou diretora regional da Educação


A Diretora Regional da Educação considerou hoje, em Ponta Delgada, que o ensino profissional constitui “uma prioridade” nos Açores, salientando que essa aposta se faz em nome da "formação integral dos jovens e de uma preparação adequada para um exercício profissional qualificado".

Graça Teixeira, que falava, em representação do Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura, na cerimónia de entrega de diplomas a formandos da Escola Profissional da Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada, afirmou que o Governo está preocupado em “melhorar a empregabilidade, o espírito empresarial, a adaptabilidade e a igualdade de oportunidades ao nível do nosso mercado de trabalho”.

Nesta tarefa, frisou Graça Teixeira, “é imprescindível” o contributo das escolas profissionais da Região, no sentido de “dotar os seus formandos do saber e do saber fazer que lhes deem as ferramentas necessárias à maximização das suas próprias capacidades, enriquecendo com o seu capital humano o tecido empresarial” açoriano.

A Diretora Regional salientou, a propósito, o papel que compete à administração regional ao permitir que, nas duas últimas décadas, o número de alunos no ensino profissional tenha passado de 383 para 2.735 alunos matriculados.



GaCS

Agenda do Governo Regional dos Açores para 27 e 28 de novembro - retificada



TERÇA-FEIRA, DIA 27:

ATIVIDADES DO PRESIDENTE DO GOVERNO:

09H00 - O Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, recebe, em audiência, o Presidente da Câmara Municipal de Calheta.

Local: Palácio de Santana, em Ponta Delgada.

ATIVIDADES DOS OUTROS MEMBROS DO GOVERNO:

10H00 - O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura, Luiz Fagundes Duarte, recebe, em audiência, o Vereador da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Paulo Rocha.

10H45 - O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura, Luiz Fagundes Duarte, recebe, em audiência, o representante da Associação de Mordomos das Festas Tradicionais da Ilha Terceira, Arnaldo Ourique.

11H30 - O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura, Luiz Fagundes Duarte, recebe, em audiência, a Direção da Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade.

Local: sede da SRECC, em Angra do Heroísmo.

QUARTA-FEIRA, DIA 28:


09H00 - O Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, recebe, em audiência, o Diretor-geral da Associação Nacional de Industriais de Laticínios, Pedro Pimentel.

Local: Palácio de Santana, em Ponta Delgada.




GaCS

Papel do Governo dos Açores é ser porta-voz dos trabalhadores das Lajes junto do Governo da República, afirma Vasco Cordeiro


O Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, anunciou hoje que pretende abordar a intenção dos Estados Unidos de reduzirem a sua presença na Base das Lajes nas audiências que já solicitou ao Presidente da República e ao Primeiro-Ministro.

“Na passada semana, após o Governo dos Açores ter entrado em plenitude de funções, solicitei audiências de apresentação de cumprimentos ao Presidente da República e ao Primeiro-Ministro e, naturalmente, este é um dos assuntos que será analisado”, afirmou Vasco Cordeiro.

Questionado pelos jornalistas em Ponta Delgada, o Presidente do Executivo Regional considerou, ainda, que a decisão manifestada pelos norte-americanos a Portugal implica que os “Estados Unidos tenham a responsabilidade de criar as condições para que seja possível lidar com o impacto social e económico dessa redução. Só esse comportamento é que respeitará o espírito do Acordo de Cooperação e Defesa”.

“Uma decisão com esse impacto social e na economia da Região acarreta a responsabilidade, por parte de quem beneficiou da utilização de instalações nos Açores, de também curar do impacto económico e social deste tipo de decisão”, afirmou o Presidente do Governo.

Vasco Cordeiro reafirmou que o Governo dos Açores “não esteve presente em nenhuma reunião onde tivesse ouvido dos Estados Unidos esse plano de redução”, tendo apenas sido informado das intenções norte-americanas por parte do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Na última segunda-feira, 19 de novembro, os Estados Unidos comunicaram a Portugal a intenção de reduzir a sua presença na Base das Lajes e, na quarta-feira, 21 de novembro, o Governo português comunicou essa intenção ao Governo dos Açores.

“Desse ponto de vista, julgo que é essencial que as autoridades nacionais dêem conta o mais rapidamente possível dos exatos termos e contornos desse plano aos trabalhadores portugueses da Base”, adiantou Vasco Cordeiro, ao realçar que “não é ao Governo dos Açores que compete esta tarefa por vários motivos, de entre os quais releva o facto de o Governo dos Açores não ter ouvido esse plano da parte das autoridades norte-americanas”.

“O papel do Governo dos Açores nesta matéria, como em muitas outras, não é ser o porta-voz do Governo da República junto dos trabalhadores da Base das Lajes. É ser exatamente o porta-voz dos trabalhadores da Base das Lajes e das suas famílias junto do Governo da República”, assegurou.


Anexos:
2012.11.26-PGR-DeclaraçõesBaseLajes(1).mp3 
2012.11.26-PGR-DeclaraçõesBaseLajes(2).mp3 
2012.11.26-PGR-DeclaraçõesBaseLajes(3).mp3


GaCS

Gililov Quartett Berlin encerra a Temporada de Música 2012


A Temporada de Música 2012, uma iniciativa da Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, encerra com dois recitais de música de câmara com o Gililov Quartett Berlin, que terão lugar nos dias 30 de novembro, no Palácio dos Capitães Generais, em Angra do Heroísmo, e 1 de dezembro, no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada.

O Quarteto da Filarmónica de Berlim, atualmente designado Gililov Quartett Berlin, foi fundado em 1985 e é atualmente um dos principais agrupamentos de música de câmara da Orquestra Filarmónica de Berlim.

Este quarteto com piano é formado por Christoph Schickedanz (violino), Rainer Mehne (viola d’arco), Markus Nyikos (violoncelo) e Pavel Gililov (piano).

Nos primeiros anos da sua atividade, o quarteto realizou vários concertos de beneficência com o objetivo de contribuir para a construção da sala de música de câmara na Berliner Philharmonie, na Alemanha.

O Gililov Quartett Berlin, com um repertório vasto e que abrange os períodos clássico, romântico e contemporâneo, já se apresentou em concerto na Bélgica, Reino Unido, França, Itália, Espanha, Áustria, Suíça, Japão, Coreia, Cuba, México, Canadá e E.U.A.

Nos dois recitais que encerram a programação deste ano da Temporada de Música, ambos marcados para as 21h30, serão interpretados os Quartetos com Piano de W. A. Mozart (Quarteto em Sol Menor, K. 478), de J. Turina (Quarteto em Lá Menor, op. 67) e de J. Brahms (Quarteto em Sol Menor, op. 25).

A Temporada de Música 2012 tem como diretor artístico Emanuel Frazão e é produzida pela Mala, Cooperativa Cultural Açoriana, com sede em Ponta Delgada.




GaCS

Açores registam saldo positivo de quase 57 milhões de euros nos primeiros dez meses deste ano


O Governo Regional dos Açores, de acordo com o mais recente relatório mensal de Execução Orçamental da Direção-Geral do Orçamento, do Ministério das Finanças, continua a cumprir as metas orçamentais definidas e os compromissos assumidos pela Região.

Segundo esses dados, os Açores registaram nos primeiros dez meses de 2012 uma receita de 814,5 milhões de euros e uma despesa de 757,6 milhões, tendo a receita efetiva, até ao final do mês de outubro, sido superior em 56,9 milhões de euros em relação à despesa efetiva verificada no mesmo período.
 
O relatório comprova ainda, no âmbito da despesa, o acentuado esforço de contenção das despesas de funcionamento, nomeadamente através de uma redução de 8,6% na aquisição de bens e serviços correntes e de uma diminuição de 10,7% nas despesas com pessoal.

Destaca-se, igualmente, no âmbito da receita, a evolução verificada nos fundos comunitários na sequência do reembolso dos investimentos públicos efetuados, a qual registou, até outubro do corrente ano, um acréscimo de 29,3% relativamente ao período homólogo do ano anterior, aumentando 18,1 milhões de euros e atingindo já 79,9 milhões de euros de receita.

Acentue-se também que o saldo orçamental positivo de 56,9 milhões de euros resulta de uma redução da despesa (-7,1%), que foi superior à variação da receita efetiva (-2,9%).

É a este nível que se acentua uma profunda divergência com a Região Autónoma da Madeira, a qual registou, no mesmo período, uma maior redução da receita (-10,2% contra -2,9% dos Açores) e um aumento da despesa de 4,5%, o que conduziu a um saldo global negativo 114,1 milhões de euros na Madeira, enquanto os Açores apresentam um saldo positivo de 56,9 milhões de euros.

Este relatório do Ministério das Finanças sobre a execução orçamental da Região Autónoma dos Açores até final de outubro comprova, uma vez mais, que as contas públicas da Região continuam a não contribuir para o défice do Estado e que, pelo contrário, deram um contributo positivo para a redução do desequilíbrio orçamental do País.




GaCS

domingo, 25 de novembro de 2012

Vítor Fraga reforça empenho do Governo em tornar Santa Maria um pólo da tecnologia aeroespacial


O Secretário Regional do Turismo e Transportes anunciou esta tarde que o Governo dos Açores está empenhado em captar investimentos na área da tecnologia e da tecnologia aeroespacial para Santa Maria e para a Região.

Vítor Fraga, que falava aos jornalistas após ter visitado a Estação de Rastreio de Satélites da Agência Espacial Europeia (ESA), instalada em Santa Maria, salientou que o empenho do executivo açoriano justifica-se ainda mais após a ESA ter acabado de aprovar um orçamento de 10 mil milhões de euros para o próximo quadriénio.

O governante assegurou, por isso, que “tudo faremos para captar parte desse investimento para a Região”.

Vítor Fraga salientou ainda que a Estação de Rastreio de Satélites colocou Santa Maria e os Açores no mapa aeroespacial.

Recorde-se que, nesta altura, está também em implementação o Projeto Galileo, através do qual a empresa EDISOFT está a proceder à instalação de uma estação “Galileo Sensor Station” (GSS) em Santa Maria, num investimento de mais de um milhão de euros.

O Secretário Regional do Turismo e Transportes assegurou que este projeto “está a decorrer dentro da normalidade, prevendo-se que a sua conclusão se concretize até ao final do primeiro semestre de 2013”.

Vítor Fraga entende que o Governo Regional tem sido e deve continuar a ser “um facilitador de todos estes processos”, trabalhando para “captar a atenção de todas as entidades europeias para o posicionamento estratégico de Santa Maria e para aquele que tem sido um investimento permanente em infraestruturas que o Governo tem executado para desenvolver este tipo de negócio na Região”.


Anexos:
2012.11.25-SRTT-VisitaESA 1.mp3 
2012.11.25-SRTT-VisitaESA 2.mp3



GaCS

Natércia Gaspar enaltece papel do voluntário na sociedade


A Diretora Regional da Solidariedade e Segurança Social destacou hoje a importância do voluntariado, sobretudo “no momento em que vivemos”, que exige de todos “a capacidade de olhar uns pelos outros e de dar mais de cada um de nós”.

Natércia Gaspar, que falava à margem do almoço regional promovido pela Direção da Liga dos Amigos do Hospital de Angra do Heroísmo, na Casa do Povo da Ribeirinha, na ilha Terceira, onde esteve presente em representação da Secretária Regional da Solidariedade Social, defendeu que o voluntário contribui para a “melhoria da qualidade de vida das pessoas e das comunidades”.

“Podemos aprender muito com o testemunho de quem muito generosamente dá de si através do voluntariado, participando, por esta via, ativamente na vida das comunidades”, disse.

“É com esta convicção”, sublinhou, que “o Governo dos Açores vai continuar a trabalhar no sentido de reforçar a promoção da cidadania ativa e do voluntariado”.

Referindo-se ao Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, que se assinala hoje, a Diretora Regional apelou ao exercício da cidadania, denunciando e combatendo este fenómeno, bem como ao “aumento de uma consciência social e cívica que não pactue nem tolere estas situações”.

Natércia Gaspar realçou ainda o trabalho desenvolvido pelos órgãos sociais, voluntários, delegados e restantes colaboradores da Liga dos Amigos do Hospital de Angra do Heroísmo e o apoio prestado “às pessoas mais vulneráveis”.




GaCS

Governo dos Açores quer captar investimentos para Santa Maria centralizados no Centro de Formação Aeronáutica, assegura Vítor Fraga


O Secretário Regional do Turismo e Transportes anunciou esta manhã que o Governo dos Açores aposta na captação de “um conjunto de investimentos paralelos para Santa Maria, centralizados no Centro de Formação Aeronáutica”.

Vítor Fraga, que falava aos jornalistas após uma visita ao local, lembrou que o Centro de Formação Aeronáutica dos Açores está no seu início, sendo que “as suas potencialidades futuras têm que ser exploradas”.

Nesta deslocação a Santa Maria, o governante fez questão de visitar o Centro de Formação Aeronáutica dos Açores e verificar o “investimento que o Governo Regional efetuou e que continua empenhado em efetuar, no sentido de desenvolver Santa Maria como cluster aeronáutico”.

Desde a sua inauguração, no passado mês de setembro, o Centro de Formação Aeronáutica dos Açores recebeu cerca de 500 formandos, distribuídos por 80 ações de formação.

Associados ao Centro de Formação Aeronáutica dos Açores, foram ainda realizados cerca de 20 voos-base para certificação de pilotos em A320, sendo que destes, 12 foram oriundos do estrangeiro, reforçando assim a capacidade exportadora da SATA.


Anexos:
2012.11.125-SRTT- CentroFormaçãoAeronáuticaAçores.mp3


GaCS

Governo dos Açores vai continuar a defender os interesses de Santa Maria junto da ANA-Aeroportos


O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou esta manhã que o Governo dos Açores tem vindo a desenvolver todos os esforços “junto da administração da ANA para encontrar uma solução que seja positiva para o Aeroporto de Santa Maria e para a ilha de Santa Maria em geral”.

Vítor Fraga, em declarações aos jornalistas durante uma visita a Santa Maria, salientou que “a situação que está a acontecer atualmente e que passa por um claro desinvestimento no aeroporto, é uma situação que não é satisfatória”.

Por isso, disse, o Governo dos Açores irá utilizar “todos os meios que tivermos ao nosso alcance, para a tentar reverter”.

O governante anunciou que o Governo já entrou em contacto direto com a administração da ANA, por diversas vezes, a fim de “manifestar a nossa insatisfação e toda a nossa abertura para, em conjunto, encontrarmos a melhor solução para o Aeroporto de Santa Maria”.

Agora, disse Vítor Fraga, o executivo açoriano aguarda que “seja agendada uma reunião que foi solicitada por nós com a administração da ANA, o que ainda não se verificou”.

O Secretário Regional do Turismo e Transportes deixou ainda a garantia de que, “mesmo sabendo que o processo de privatização está a decorrer, a defesa dos interesses de Santa Maria e da Região Autónoma dos Açores continuará a ser efetuada com a mesma determinação de sempre”.



Anexos:
2012.11.25-SRTT-ANAAeroportos 1.mp3 
2012.11.25 SRTT-ANAAeroportos 2.mp3


GaCS

sábado, 24 de novembro de 2012

Governo dos Açores assinala Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres


A Secretaria Regional da Solidariedade Social, através da Direção Regional da Solidariedade e Segurança Social, associa-se ao Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que se comemora domingo, promovendo, em parceria com o Núcleo de Iniciativas de Prevenção e Combate à Violência Doméstica da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória e os Polos Locais de Prevenção e Combate à Violência Doméstica existentes na Região, diversas iniciativas em todas as ilhas dos Açores com vista a assinalar a efeméride.

O programa, que arrancou no dia 20 deste mês e se prolonga até ao dia 14 de dezembro, integra a campanha promovida pela empresa SINAGA, com o apoio do Núcleo de Iniciativas de Prevenção e Combate à Violência Doméstica da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, que consiste no lançamento de uma coleção de pacotes de açúcar com frases alusivas à prevenção da violência doméstica.

Entre as diversas iniciativas previstas, destaca-se ainda a “Operação de STOP Preventiva”, em parceria com a Polícia de Segurança Pública – Divisão Policial de Angra do Heroísmo (Esquadra de Praia da Vitória).

Na segunda-feira, dia 26 de Novembro, terá lugar às 20h00, no auditório da Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico, uma ação de sensibilização denominada “Intervenção Social, Policial e Judicial na Violência Doméstica”, promovida pelo Polo Local.

No dia seguinte, pelas 17h00, na Escola Básica e Integrada da Praia da Vitória, terá lugar uma palestra subordinada ao tema “Igualdade de Género e Solidariedade entre Gerações”, com o apoio das valências educativas da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória.

No dia 29 de Novembro, também pelas 17h00, realiza-se na Escola Secundária Vitorino Nemésio, uma ação de sensibilização sobre “Prevenção da Violência nas Relações Amorosas Juvenis”,  um evento que conta com o apoio do Centro de Formação da Associação de Escolas da Terceira, São Jorge e Graciosa.

Estas iniciativas decorrem no âmbito das medidas de prevenção e sensibilização inscritas no Plano Regional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica.


GaCS

Agenda do Governo Regional dos Açores para 25 e 26 de novembro


DOMINGO, DIA 25:

ATIVIDADES DOS MEMBROS DO GOVERNO:

11H00 - O Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, visita o Centro de Formação Aeronáutica dos Açores.

Local: Aeroporto de Santa Maria.

15H00 - O Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, visita a Estação de Rastreio de Satélites da Agência Espacial Europeia.

Local: Monte das Flores, em Santa Maria.

OUTROS AGENDAMENTOS:

13H00 - A Diretora Regional da Solidariedade e Segurança Social, Natércia Gaspar, assiste, em representação da Secretária Regional da Solidariedade Social, à Eucaristia na Igreja Paroquial de Ribeirinha, seguindo-se um almoço regional na Casa do Povo da Ribeirinha, em Angra do Heroísmo.

SEGUNDA-FEIRA, DIA 26:

09H00 - O Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, recebe em audiência a direção do Coral de São José – Associação Musical.

11H45 - O Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, recebe em audiência o Grupo Desportivo Comercial.

Local: Palácio de Santana, em Ponta Delgada.



GaCS

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Governo anuncia restabelecimento do fornecimento de medicamentos ao Hospital da Terceira


O Secretário Regional da Saúde reuniu hoje com a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo e os representantes dos fornecedores de medicamentos, tendo sido ultrapassada a situação surgida no Hospital da Ilha Terceira.

Neste encontro ficou entendido que nada se alterou relativamente ao acordo que estava estabelecido, pelo que vai ser retomado o fornecimento de medicamentos.

Segundo Luís Cabral, "a situação que surgiu foi pontual" e teve a ver apenas com o período de transição do Governo, uma vez houve alguma dificuldade de agenda para renovar o acordo que estava estabelecido até outubro.

O problema foi agora ultrapassado, tendo ficado decidido que o mesmo acordo "manter-se-á em vigor até julho do próximo ano". 



GaCS

Agenda do Governo Regional dos Açores para 24 e 25 de novembro


SÁBADO, DIA 24:

ATIVIDADES DOS MEMBROS DO GOVERNO:

18H40 - O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, Rodrigo Oliveira, está presente, em representação do Presidente do Governo, no descerramento da fotografia do fundador da Filarmónica Voz do Progresso, Manuel de Frias Castro, no âmbito das comemorações do 138.º aniversário daquela filarmónica.

Local: sede da filarmónica, na Ribeira Grande.

21H30 - A Secretária Regional da Solidariedade Social, Piedade Lalanda, assiste ao concerto anual da Escola de Música de Rabo de Peixe.

Local: Teatro Micaelense, em Ponta Delgada.

21H30 - O Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, assiste, em representação do Presidente do Governo, à antestreia do documentário Santa Maria Connection, da autoria de Eberhard Schedl.

Local: Biblioteca Municipal de Vila do Porto.

OUTROS AGENDAMENTOS:

20H00 - O Assessor do Presidente do Governo, Francisco Tavares, está presente, em representação do Presidente do Governo, na comemoração do 27.º aniversário do Grupo Folclórico da Escola Preparatória de Capelas.

Local: Escola Básica 2,3 de Capelas.

20H30 - O Diretor Regional da Juventude, Bruno Pacheco, assiste, em representação do Presidente do Governo, ao 9.º Insula – Festival de Tunas Femininas.

Local: Coliseu Micaelense, em Ponta Delgada.

DOMINGO, DIA 25:

ATIVIDADES DOS MEMBROS DO GOVERNO:

11H00 - O Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, visita o Centro de Formação Aeronáutica dos Açores.

Local: Aeroporto de Santa Maria.

15H00 - O Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, visita a Estação de Rastreio de Satélites da Agência Espacial Europeia.

Local: Monte das Flores, em Santa Maria.

OUTROS AGENDAMENTOS:

13H00 - A Diretora Regional da Solidariedade e Segurança Social, Natércia Gaspar, assiste, em representação da Secretária Regional da Solidariedade Social, à Eucaristia na Igreja Paroquial de Ribeirinha, seguindo-se um almoço regional na Casa do Povo de Ribeirinha.



GaCS