sexta-feira, 15 de março de 2013

"Natália Correia - Uma mulher intemporal" na Biblioteca de Ponta Delgada


“Natália Correia – Uma mulher intemporal” é o título da mostra documental que a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada (BPARPD) inaugura sábado, no âmbito das comemorações do 20.º aniversário do falecimento da escritora açoriana.

Com esta iniciativa, a Biblioteca de Ponta Delgada procura, mediante “a transversalidade dos fundos que compõem o acervo, fazer uma viagem na vida de Natália Correia, debruçando-se sobre a sua produção literária e vida política”.

Para tal, refere o catálogo da mostra, “fez-se uma interligação entre os impressos, pertencentes à sua livraria, e os mesmos documentos manuscritos ou outros que se considerou de interesse selecionar”, estando estes últimos incluídos no espólio da escritora que, recentemente, deu entrada na BPARPD.

Nesta mostra está igualmente projetada a ligação da escritora aos Açores, região cuja letra do hino oficial é de sua autoria, e à sua ilha.

Neste aspeto em concreto, a mostra procura destacar alguns sítios considerados mais emblemáticos para Natália Correia, bem como a sua ligação ao povo, através da presença na festa de cariz mais popular nos Açores que é o culto ao Espírito Santo.

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura, Luiz Fagundes Duarte, vai anunciar a 3 de abril um programa de atividades que decorrerá por toda a Região para assinalar o 90.º aniversário de nascimento e o 20º. aniversário da morte de Natália Correia.





GaCS

Sem comentários: