sábado, 13 de abril de 2013

Diretor Regional das Comunidades salienta importância do respeito pela diversidade cultural


O Diretor Regional das Comunidades destacou a importância da realização de eventos nos Açores que “promovam o conhecimento do fenómeno migratório, como estímulo a um maior respeito pela diversidade cultural”.

Paulo Teves, que falava sexta-feira à noite, na sessão de abertura II Panazorean – Festival Internacional de Cinema sobre Migrações e Interculturalidade, enalteceu o trabalho desenvolvido pela Associação dos Imigrantes nos Açores (AIPA) em prol das comunidades imigradas no arquipélago, nas áreas da promoção da cidadania, da integração e da preservação da identidade cultural.
“O Governo dos Açores associa-se a esta iniciativa consciente do contributo que representa para a dinamização e promoção da diversidade cultural existente nos Açores”, afirmou.
O Diretor Regional das Comunidades frisou que a história dos Açores é feita, em grande parte, pelo fenómeno migratório, sendo marcada, em diversos momentos, como um espaço de chegadas e partidas, numa efetiva convergência cultural.
“O povo açoriano compreende a dimensão de se sair de um país para outro, tendo em conta a nossa emigração”, afirmou Paulo Teves, acrescentando que os açorianos têm “sabido acolher" os que decidiram fazer do arquipélago o seu novo lar.
O II Panazorean decorre até 20 de abril no Teatro Micaelense e no Cine Solmar, em Ponta Delgada, numa organização da AIPA, com o apoio do Governo dos Açores.
O único festival de cinema sobre migrações existente em Portugal vai exibir um total de 17 longas metragens e 20 filmes de curta duração, provenientes de 23 países, num programa que inclui ainda diversas atividades paralelas.



GaCS

Sem comentários: