quinta-feira, 6 de junho de 2013

Governo dos Açores apresenta programa de ajuda a famílias com adolescentes em conflito

O Governo dos Açores apresentou hoje o programa Conecta, uma iniciativa inovadora de ajuda a famílias com adolescentes em conflito, que está a ser testada em São Miguel e na Terceira.

Na apresentação do programa, a Secretária Regional da Solidariedade Social salientou que o Conecta surge das alterações ao nível da conjugalidade e da parentalidade que as famílias têm sofrido nos últimos tempos e com “a alteração dos papéis familiares”.

“Nós não podemos lutar e promover a coesão social sem trabalhar a coesão familiar”, frisou Piedade Lalanda, salientando que “a família não é uma unidade homogénea”, mas “uma unidade na diversidade”.

Para a Secretária Regional, a família “é um elemento base da coesão social” e uma “estrutura relacional”, que “é estruturante da sociedade, não é uma célula”.

Nesse sentido, referiu que, quando esta estrutura está em “situação de rutura, tem menor capacidade de ser coesa, de ser integradora, promotora do desenvolvimento equilibrado e ajustado dos adolescentes, vai comprometer a própria estrutura social, que é também relacional”.

Piedade Lalanda defendeu que “a política de família é, essencialmente, trabalhar as relações familiares”, contribuindo para “uma sociedade mais coesa, mais saudável”.

O programa Conecta visa fomentar o exercício positivo da função parental, através da apropriação e ou mobilização das competências e capacidades necessárias para atender adequadamente às necessidades do adolescente, intervindo paralelamente junto deste no sentido de apoiar uma relação familiar ajustada e uma participação nas atividades escolares e ou formativas, através de processos que conduzam à assunção da responsabilidade sobre si mesmo.

O Conecta é promovido pela Direção Regional da Solidariedade Social, em parceria com a Direção Geral de Reinserção Social dos Açores, o Centro de Terapia Familiar e Intervenção Sistémica e a Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, cujo modelo terapêutico, que sustenta este programa, resulta de um trabalho cooperado entre a Fundação Meniños e a Universidade da Coruña, em Espanha.


Anexos:
2013.06.06 - SRSS- ApresentaçãoProgramaConecta.MP3

GaCS

Sem comentários: