quinta-feira, 6 de junho de 2013

Museu de Angra do Heroísmo expõe "Histórias que vêm do Mar"

O Museu de Angra do Heroísmo inaugura sábado, 8 de junho, a exposição “Histórias que vêm do Mar”, que apresenta objetos emblemáticos recolhidos nos mares dos Açores, em resultado de uma ação conjunta do Observatório do Mar dos Açores, do Centro de História de Além-Mar e dos Museus da Horta e de Angra do Heroísmo.

A exposição, que será inaugurada às 15h00 e ficará patente até 29 de setembro, pretende marcar as diferenças entre a arqueologia subaquática e a caça ao tesouro, destacando e enquadrando as metodologias usadas pela investigação científica.

As atividades de dinamização desta exposição, a realizar até final de setembro, incluem uma visita orientada pelo litoral da ilha Terceira, uma conferência dedicada ao mercador e explorador holandês Linschoten, um almoço com produtos do mar e vários ateliês infantis inspirados nas façanhas de navegadores, piratas e corsários que cruzaram os mares dos Açores.

Inicialmente apresentada na cidade da Horta, no âmbito do estudo dos vestígios arqueológicos subaquáticos recuperados durante os trabalhos arqueológicos de minimização do projeto de requalificação e reordenamento da frente marítima da cidade, esta exposição tem sido alargada com painéis e peças associadas a outras realidades do arquipélago, reunindo um acervo variado de que se destacam enormes presas de elefante, âncoras, ânforas e outros objetos do quotidiano de bordo.

A inauguração desta exposição inclui uma conferência do arqueólogo José Bettencourt, intitulada "Histórias que vêm do Mar: Uma Viagem pelo Património Cultural Subaquático Açoriano”.

Paralelamente, decorrerá uma prova de gins, em virtude de a conferência se realizar no auditório/bar do Museu de Angra do Heroísmo e se enquadrar no âmbito do projeto “Ciência no Bar”, protagonizado pelo Observatório do Mar dos Açores, na ilha do Faial.




GaCS

Sem comentários: