quarta-feira, 5 de junho de 2013

Pilar Damião destaca importância da "AMOSTRAM'ISSE" na divulgação do novo cinema açoriano

A Diretora Regional da Juventude afirmou que a “AMOSTRAM’ISSE” - Mostra de Cinema dos Açores se assume como “um veículo de divulgação de projetos de uma nova geração de jovens realizadores açorianos”, que se tem destacado pela "qualidade, criatividade e sentido crítico apurado".

Pilar Damião, que falava terça-feira, em Angra do Heroísmo, na cerimónia de apresentação deste evento, promovido pela Direção Regional da Juventude com organização da Associação Cultural Burra de Milho, salientou que a nova geração de jovens realizadores “tem, de facto, apresentado novas reconfigurações da relação entre tradição e inovação”.

Na sua intervenção, Pilar Damião frisou que o apoio às indústrias culturais e criativas regionais é “uma grande aposta do Governo dos Açores”.

Neste sentido, considerou que a Mostra de Cinema dos Açores “tem como intuito divulgar os projetos dos jovens realizadores açorianos, não só no circuito regional, como também apresentar e introduzir a elevada qualidade destes mesmos trabalhos nos circuitos nacionais e quiçá internacionais".

Este projeto, segundo a organização, visa permitir que o público tome contacto com a realidade do cinema feito pela nova geração de realizadores açorianos, pela descoberta de uma nova corrente de cinema contemporâneo e pelos seus criadores.

Através desta mostra pretende-se também partilhar e explorar a atualidade do cinema nos Açores, com formações e escolas distintas, e com origem principalmente em jovens realizadores.

A Mostra de Cinema dos Açores, que apresenta um conjunto de filmes realizados no arquipélago, vai percorrer este ano as cidades de Angra do Heroísmo (junho), Horta (julho), Ponta Delgada (outubro) e Lisboa (novembro).

O “AMOSTRAM’ISSE” assume-se, por isso, como um esforço conjunto de um largo número de parceiros para promover o cinema e os realizadores açorianos.



GaCS

Sem comentários: