quinta-feira, 4 de julho de 2013

Governo garante que vai cumprir calendário da Agenda para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial

O Vice-Presidente do Governo dos Açores afirmou hoje que “os açorianos e as empresas açorianas podem ter a certeza” de que “todas as medidas” previstas na Agenda para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial estão a ser “implementadas de acordo com a calendarização prevista”.

“Isso permitirá, no final desse processo, que as empresas açorianas tenham um enquadramento de apoio, não só no âmbito do emprego mas também no âmbito das suas atividades, extremamente positivo para vencer as adversidades que existem e as adversidades que nos são criadas diariamente de fora da região”, afirmou Sérgio Ávila.

O Vice-Presidente, que falava em Angra do Heroísmo, na inauguração do Gabinete da Empresa, referiu na sua intervenção, “sem euforia, mas com confiança”, a diminuição, pelo segundo mês consecutivo, do número de desempregados inscritos na Região, atribuindo essa tendência aos efeitos das medidas de combate ao desemprego que têm sido tomadas pelo Governo dos Açores.

“Evidentemente que há um caminho muito longo a percorrer”, salientou Sérgio Ávila, acrescentando que “o que está a acontecer esta semana na República traz dificuldades acrescidas para as empresas e em termos de funcionamento dos mercados”.

O Gabinete da Empresa hoje inaugurado em Angra do Heroísmo é uma estrutura criada no âmbito da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA), que consiste num espaço de atendimento especializado aos empresários e empreendedores da ilha Terceira.

Este Gabinete integra-se numa rede que se estende a todas as ilhas dos Açores e que pretende promover a divulgação de toda a informação e apoio relevantes para o ciclo de vida das empresas, prestando ainda aconselhamento no sentido de facilitar o acesso aos instrumentos de apoio que se revelem mais adequados para que as empresas ultrapassem os constrangimentos com que se deparam.

Sérgio Ávila salientou que se trata de “um apoio às empresas em todo o seu ciclo de vida e não apenas quando investem, mas também perante as suas dificuldades e as suas adversidades, dando informação sobre todos os programas de apoio às empresas e à criação de emprego”.

Com esta rede de gabinetes, fica criada “uma interligação com 22 serviços da administração regional”, permitindo que as empresas não necessitem de percorrer todos os serviços da administração para recolher informações.

“É um projeto que visa criar condições para que as empresas tenham, no mesmo espaço, a possibilidade de ser informadas, apoiadas e aconselhadas em toda a sua atividade, independentemente de estarem a investir ou se estão com dificuldades para manterem a sua atividade”, sublinhou Sérgio Ávila.


Anexos:
2013.07.04-VPGR-InauguraçãoGabineteEmpresa.mp3

GaCS

Sem comentários: