Um concerto de João Vaz assinalou quarta-feira a inauguração do órgão da Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe de Deus, na Povoação, considerado uma peça de valor histórico, que foi restaurado pelo mestre organeiro Dinarte Machado.
A Região Autónoma dos Açores, através do departamento governamental competente, atribuiu desde 1986 apoios para a intervenção em 37 órgãos históricos do arquipélago, num valor total que ascende a 800 mil euros.
No ano passado, a Região editou o Inventário dos Órgãos dos Açores, que constitui um contributo inestimável para a divulgação deste património organístico, resultado do trabalho de investigação realizado nos últimos 25 anos pelo mestre organeiro Dinarte Machado, em conjunto com Gerhard Doderer.
A obra descreve em particular e contextualiza historicamente 55 órgãos de tubos repartidos pelas várias ilhas do arquipélago, com exceção do Corvo.
O concerto que assinalou a inauguração do órgão da Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe de Deus, realizado no dia em que se assinalou o 174.º aniversário do concelho da Povoação, esteve a cargo de João Vaz, diplomado em órgão e doutorado em Música e Musicologia pela Universidade de Évora.
João Vaz, que tem mantido uma intensa atividade a nível internacional como concertista e como docente em cursos de aperfeiçoamento organístico, é titular do órgão da Igreja de São Vicente de Fora e leciona na Escola Superior de Música de Lisboa e na Escola de Artes da Universidade Católica do Porto.
GaCS







Sem comentários:
Enviar um comentário