sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Mais de 100 grupos fazem dos Açores a região com mais bandas

Com 102 filarmónicas, os Açores são a região com mais bandas, que mantêm viva uma tradição que remonta ao século XIX e que, com as suas escolas de música, desempenham uma função cultural e social de importância unanimemente reconhecida.

Nas nove ilhas dos Açores, onde vivem 246.102 pessoas (Censos de 2011), há 102 filarmónicas, segundo dados da Direção Regional da Cultura fornecidos à agência Lusa, o que significa que, pelo menos em termos per capita, esta é a região do país com mais bandas.

"A sua distribuição pelo arquipélago é proporcional à densidade da população", revela o mesmo organismo do Governo Regional dos Açores, que refere que há, porém, uma exceção, a Graciosa, que, "apesar da sua pequena dimensão" (4.393 habitantes), tem quatro filarmónicas.

Assim, há uma filarmónica nas Flores, Corvo e Santa Maria, quatro na Graciosa, sete no Faial, 14 em São Jorge, 25 na Terceira e 36 em São Miguel, com uma média de 40 elementos, na sua maioria jovens.

Cada filarmónica açoriana possui uma escola de música, que “engloba duas valências principais": a iniciação musical aos seus alunos e a formação a nível superior destinada aos executantes já incorporados na filarmónica, segundo a Direção Regional da Cultura, que acrescenta que, "ao abrigo da legislação que regulamenta a educação extraescolar", os cursos ministrados nestas escolas só podem funcionar com um mínimo de 10 a 15 formandos.

Segundo as mesmas informações prestadas à Lusa, entre 2009 e 2013 as filarmónicas receberam perto de 260 mil euros em apoios da Direção Regional da Cultura para financiar as escolas de música. No total, e no mesmo período, os apoios concedidos às filarmónicas totalizaram 1.506.751,52 euros.

"Estes apoios governamentais terão certamente contribuído para a melhoria substancial que se verificou ao longo da última década, tanto em termos de imagem como da qualidade das bandas filarmónicas açorianas, sendo assinaláveis as mudanças a nível de fardamento, do instrumental e do repertório. 

Também a formação dos seus maestros e o funcionamento regular dos conservatórios regionais terão sido fatores determinantes para a melhoria verificada", considera a Direção Regional da Cultura.

A Direção Regional está, no entanto, "a concluir a elaboração dos diplomas que alteram a regulamentação através dos quais o Governo Regional dos Açores continuará a apoiar, anualmente, as atividades culturais, bem como a aquisição de instrumentos e respetivo material consumível, aquisição de fardamento/trajes por coletividades destinados à realização de projetos culturais, onde se integram as sociedades filarmónicas, as fanfarras, tunas, grupos de folclore e associações culturais que se dediquem à atividade musical constituídas em pessoas coletivas de direito privado sem fins lucrativos".

"Pretende-se, essencialmente, que o apoio às atividades culturais seja atribuído de forma a ser privilegiado o mérito das coletividades pela ação desenvolvida na comunidade em que se encontram inseridos", garante.



Fonte: Jornaldamadeira.pt

Sem comentários: