quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Comunicado das Secretarias Regionais dos Recursos Naturais e da Saúde

A Secretaria Regional dos Recursos Naturais decidiu proibir todo e qualquer exercício da pesca marítima, comercial ou lúdica, incluindo a apanha de amêijoa e algas marinhas, na Lagoa da Caldeira de Santo Cristo, na ilha de São Jorge, devido à presença de uma maré vermelha motivada pela presença de microalgas.

Simultaneamente, o delegado de saúde do concelho da Calheta determinou, a título preventivo, a proibição de banhos naquela Lagoa até aquele fenómeno estar dissipado.

Trata-se de um fenómeno natural que resulta do desenvolvimento anormal de uma microalga (do tipo dinoflagelado) que, em concentrações elevadas, forma manchas vermelhas extensas na água.

Contudo, apesar de se tratar de um fenómeno natural, a decisão foi tomada considerando que os resultados das análises preliminares pedidas pela Direção Regional dos Assuntos do Mar ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), indicam, com um grau de certeza elevado, que a espécie em causa pode afetar a saúde dos consumidores de organismos sujeitos aos efeitos desta microalga.

Além da comunicação prévia enviada à Autoridade Marítima e da devida sinalização de proibição no local, a Secretaria Regional dos Recursos Naturais e a Secretaria Regional da Saúde apelam ao respeito pelo cumprimento destas proibições temporárias, que só serão revogadas quando estiverem reunidas todas as condições para a salvaguarda dos utilizadores da Lagoa da Caldeira de Santo Cristo.



GaCS

Sem comentários: