domingo, 15 de setembro de 2013

Direções Regionais das Comunidades e da Educação promovem Cursos de Língua Portuguesa para Imigrantes

O Governo dos Açores promove, a partir de segunda-feira, 16 de setembro, a realização de Cursos de Língua Portuguesa para Imigrantes, iniciativas que decorrem, na sua primeira edição, nas ilhas de São Miguel e Terceira, em parceria com o Centro Comunitário de Apoio ao Imigrante e com a Associação dos Imigrantes nos Açores.
Os cursos de língua portuguesa, promovidos pelo Governo Regional através das Direções Regionais das Comunidades e da Educação, destinam-se a cidadãos de nacionalidade estrangeira residentes na Região Autónoma dos Açores, sendo lecionados em horário pós-laboral.
A sua disponibilização visa contribuir para a plena integração dos imigrantes residentes no arquipélago, através da sua valorização profissional e pessoal.
A aprovação final da frequência do curso, devidamente certificado, permite aos imigrantes cumprir com as exigências dos regimes para aquisição de nacionalidade portuguesa, concessão de autorização de residência permanente e estatuto de residência de longa duração, no que se refere ao requisito e prova de conhecimento da Língua Portuguesa.
Estão inscritos nos dois Cursos de Português para Imigrantes residentes nos Açores um total de 40 formandos, oriundos de países como Cabo Verde, Paquistão, Roménia, Ucrânia, Bangladesh, Guiné, China, Índia, Lituânia e Estados Unidos da América.
A abertura do curso decorrerá segunda-feira, nas instalações do Centro Comunitário de Apoio ao Imigrante, em Ponta Delgada, e contará com a presença do Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, Rodrigo Oliveira.

GaCS

Sem comentários: