terça-feira, 17 de setembro de 2013

Esclarecimento da Secretaria da Saúde

Na sequência das declarações proferidas pelo candidato do PSD/Açores à Câmara Municipal de Ponta Delgada, a propósito da localização do Centro de Saúde de Ponta Delgada, e porque as mesmas podem ser indutoras de erro, a Secretaria Regional da Saúde entende útil esclarecer o seguinte:

1- As afirmações proferidas revelam desconhecimento, quer quanto ao processo de construção do novo Centro de Saúde de Ponta Delgada, quer quanto às razões da sua localização.

2- O processo de concurso público para a empreitada de construção do novo Centro de Saúde está a decorrer, estando, neste momento, a ser enviado para análise, pela Seção Regional dos Açores do Tribunal de Contas, para decisão sobre emissão de visto.

3- A sua localização futura, junto ao Hospital do Divino Espírito Santo, resulta, para além da disponibilidade de terreno, das mais-valias resultantes para os utentes da articulação entre as duas unidades de saúde.

4- Convém, ainda, recordar que um dos motivos principais para a saída do Hospital do edifício da Santa Casa da Misericórdia foi a deficiente e perigosa instabilidade das lajes simplesmente encastradas, sem apoios verticais e travamento estrutural, as quais foram executadas para dividir o pé direito dos dois pisos iniciais do imóvel nos quatro pavimentos atuais.

5- Para a instalação do Centro de Saúde de Ponta Delgada nesse imóvel, seria necessário demolir as estruturas não travadas e reconstruir o edifício de acordo com as regras antissísmicas em vigor. Esta opção traria, à partida, mais custos do que a construção de raiz do novo edifício.

6- Assim, a opção do Governo dos Açores afigura-se, quer do ponto de vista técnico, quer do ponto de vista financeiro, quer, ainda, do ponto de vista do benefício para os utentes, como a mais correta e adequada. 



GaCS

Sem comentários: