sábado, 14 de setembro de 2013

Luiz Fagundes Duarte anuncia homenagem comemorativa a António Dacosta em 2014

O Governo dos Açores, à semelhança das comemorações regionais que estão a decorrer relativamente ao aniversário do nascimento e da morte de Natália Correia, também vai homenagear no próximo ano o pintor António Dacosta, revelou o Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura.

Luiz Fagundes Duarte, que falava sexta-feira na cerimónia de inauguração da exposição “Natália Correia – A Feiticeira Cotovia”, evento integrado nas comemorações regionais dos 90 anos de nascimento e de 20 de morte da poetisa, recordou “a grande figura portuguesa nascida em S. Miguel”.
O Secretário Regional salientou, no entanto, que o reconhecimento das “figuras que fazem a síntese da nossa identidade cultural” não se verifica “nas gerações mais novas”.

Por isso, o Governo dos Açores entende desenvolver um conjunto de atividades “com vista a chamar a atenção da população, em particular dos mais jovens, para essas figuras”, cujo trabalho e nome “ultrapassaram as fronteiras da ilha e do arquipélago”.

Após a inauguração da exposição, que tem como curadora Sílvia Massa, técnica da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, o jornalista António Valdemar proferiu uma conferência sobre a multifacetada personagem de Natália Correia, que completaria 90 anos na sexta-feira.

Esta efeméride foi também assinalada em Ponta Delgada com a inauguração da exposição intitulada “Dança da solidão de mim e de outros. Natália Correia (1923-1993): ecos de um arquivo”, com a apresentação do livro de Fernando Dacosta intitulado “O Botequim da Liberdade”, em S. Jorge, com uma mostra bibliográfica da obra de Natália, no Faial, e com um sarau músico literário, em Santa Maria.

As comemorações regionais de homenagem a Natália Correia, que se iniciaram a 16 de março em Ponta Delgada, vão prolongar-se com vários eventos até 2014, pelo que se aconselha aos interessados a consulta regular do portal da Cultura Açores, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt

Anexos:
2013.09.14-SRECC-NatáliaCorreia.mp3

GaCS

Sem comentários: