domingo, 15 de setembro de 2013

Paulo Teves destacou “importância da comunidade imigrante residente nos Açores” no enriquecimento cultural do arquipélago

O Diretor Regional das Comunidades afirmou hoje, em Angra do Heroísmo, que é "visível" no arquipélago dos Açores uma "presença multicultural" que permite ter uma Região "mais plural e mais aberta ao mundo".

Paulo Teves, que falava na abertura das comemorações do Dia do Imigrante e do Diálogo Intercultural, uma iniciativa da Associação dos Imigrantes nos Açores, salientou a importância desta atividade para promover a convergência cultural.

“Esta iniciativa promove a convergência cultural, permite partilhar experiências e saberes, contribuindo, por um lado, para a plena integração de quem escolheu os Açores como nova residência e, por outro, para a preservação e dinamização da diversas culturas”, afirmou o Diretor Regional das Comunidades.

“Os açorianos, pela sua história emigratória, têm a percepção e o conhecimento do que significa emigrar”, frisou.

Na sua intervenção, Paulo Teves referiu ainda o contributo que, ao longo dos anos, as comunidades imigradas nos Açores têm dado para o desenvolvimento e para o progresso do arquipélago.

O Dia do Imigrante e do Diálogo Intercultural é uma iniciativa da AIPA – Associação dos Imigrantes nos Açores, com o apoio do Governo Regional e da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.

Esta comemoração surge na sequência de um desafio lançado pela AIPA a todos os municípios da Região para, localmente, instituírem um dia dedicado à imigração.

Durante o dia de hoje, foi possível assistir no Alto das Covas, na cidade Património da Humanidade, a diversas atuações musicais, gastronomia, artesanato e exposições de diversas nacionalidades, representativas das comunidades imigradas na ilha Terceira.



GaCS

Sem comentários: