sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Presidente do Governo anuncia incentivos destinados ao urbanismo qualificado

O Presidente do Governo dos Açores anunciou hoje a criação, no âmbito dos próximos fundos estruturais, de uma linha de incentivos dirigida ao urbanismo, que vai incidir em áreas como as redes de comunicações, a mobilidade dos cidadãos, os transportes e a logística, questões ambientais, a eficiência energética, a segurança ou a inclusão social.

“Este novo quadro de financiamento, através de fundos estruturais 2014-2020, pretende ter como suporte estratégias de especialização inteligente no desenvolvimento regional, sendo desejável, por isso, desenvolver uma abordagem inovadora da malha urbana existente”, adiantou Vasco Cordeiro, que falava na assinatura de protocolos com a banca para uma linha de crédito destinada à reabilitação urbana.

Segundo disse, o Governo dos Açores pretende que este seja um novo programa de intervenção vasto e abrangente de requalificação do tecido urbano Região Autónoma dos Açores.

“Contamos com o envolvimento de vários parceiros neste projeto, desde logo desafiando os demais atores de desenvolvimento local naquilo que pretendemos que seja uma gestão integrada do espaço urbano”, afirmou o Presidente do Governo.

Na ocasião, Vasco Cordeiro recordou que o Governo lançou, recentemente, o Programa de Apoio à Revitalização das Lojas nos Centros Urbanos – Loja +, com o propósito de conferir uma nova dinâmica aos centros urbanos, apoiando a instalação de atividades de comercialização de produtos e serviços inovadores em espaços que se encontrem devolutos.

“Pretende-se, assim, revitalizar as zonas comerciais tradicionais e promover melhores níveis de atratividade pelos centros urbanos”, concluiu o Presidente do Governo dos Açores.


Anexos:

2013.09.13-PGR-ReabilitaçãoUrbana(2).mp3

GaCS

Sem comentários: