domingo, 22 de setembro de 2013

“Vivências da Nossa Gente” regressa às escolas da Região

Após a interrupção letiva do verão, o projeto “Vivências da Nossa Gente” regressa, a partir da próxima segunda-feira, às escolas da Região. Esta iniciativa, promovida pelo Governo dos Açores, visa assinalar os 60 anos da emigração açoriana para o Canadá, proporcionando aos jovens açorianos um conhecimento direto das histórias e percursos de vida dos emigrantes pioneiros.

Iniciadas a 13 de maio do corrente ano, este relato das experiências dos emigrantes açorianos marcou presença em nove das vinte e duas escolas secundárias, nas ilhas do Faial, Pico, Flores, Corvo, Santa Maria e São Miguel, tendo contado com a presença de mais de 800 alunos, que assim ficaram a conhecer as vivências daqueles que, residentes no seu concelho ou ilha, a partir da década de 50 do século passado rumaram ao Canadá.

A primeira sessão da segunda fase da iniciativa, que contará com os testemunhos de Jeremias da Rocha Freitas e de Maria Madalena Barcelos do Couto Freitas, residentes na freguesia de São Mateus, está agendada para o dia 23 de setembro, pelas 15h15, na Escola Secundária Vitorino Nemésio, na Praia da Vitória.

A segunda e terceira sessões decorrerão a 24 de setembro, na Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade (10h45) e na Escola Básica e Secundária Tomás de Borba (14h00), ambas do concelho de Angra do Heroísmo.

A iniciativa “Vivências da Nossa Gente” percorrerá depois o roteiro estabelecido pelas restantes escolas da Região, com sessões agendadas para os estabelecimentos de ensino das ilhas Graciosa, São Jorge (Calheta e Velas), e São Miguel (Laranjeiras, Antero de Quental, Vila Franca do Campo, Domingos Rebelo, Ribeira Grande, Lagoa, e Nordeste), até ao próximo dia 1 de outubro.



GaCS

Sem comentários: