sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Captura de pequenos pelágicos vai ter nova regulamentação nos Açores, afirma Luís Neto Viveiros

O Secretário Regional dos Recursos Naturais revelou hoje que o Executivo está a preparar uma nova regulamentação para a gestão e comercialização nos Açores dos pequenos pelágicos, tendo em vista o escoamento de capturas excedentárias e a valorização do pescado através do circuito de congelação.

“Não faz sentido que os pescadores tragam para terra aquilo que não é passível de venda”, disse Luís Neto Viveiros, em declarações aos jornalistas, em Ponta Delgada, no final de uma reunião com a Cooperativa Porto de Abrigo.

O Secretário Regional defendeu, em acordo com as pretensões manifestadas pelos representantes do setor, “a celebração de contratos de venda direta entre armadores e compradores”, no sentido de acautelar que "tenha venda" tudo aquilo que é pescado.

Luís Neto Viveiros disse ainda que o Governo dos Açores pretende, brevemente, transpor para portaria as regras para a gestão de capturas diárias, “depois de avaliados” todos os contributos dos armadores e dos comerciantes.

O papel do Governo nesta matéria, segundo o Secretário Regional, é o de promover o correto funcionamento do mercado, acautelando uma rentabilidade digna aos pescadores, através da gestão das capturas e do fomento de novas soluções de comercialização que não distorçam o mercado da venda em fresco.


Anexos:
2013.10.25-SRRN-Pescas.MP3

GaCS

Sem comentários: