terça-feira, 29 de outubro de 2013

Governo Regional e Universidade dos Açores estabelecem parceria para requalificar licenciados desempregados

O Governo Regional firmou um acordo de parceria com a Universidade dos Açores com vista à operacionalização do programa Requalificar, uma das mais de 60 medidas incluídas na Agenda Açoriana para Criação de Emprego e Competitividade Empresarial.

A academia açoriana, segundo este acordo, desenvolverá mestrados em áreas consideradas de maior empregabilidade entre a sua oferta formativa, cabendo ao Executivo encaminhar para o programa Requalificar detentores de licenciatura que estejam em situação de desemprego e responsabilizar-se pelo pagamento integral das propinas inerentes.

O Vice-Presidente do Governo dos Açores, Sérgio Ávila, sublinhou que “o grande objetivo que este programa persegue é o de criar maiores hipóteses de empregabilidade aos açorianos licenciados em áreas que, por motivos diversos, não têm procura no mercado de trabalho”.

“Com esta requalificação, a ministrar por uma instituição adequada e de reconhecidos méritos como é a Universidade dos Açores, proporcionaremos novas competências e maiores qualificações aos desempregados licenciados, facilitando a obtenção futura de emprego”, frisou Sérgio Ávila.

“Por outro lado, este acordo de parceria corporiza também mais um significativo apoio à nossa Universidade, não só para que continue a desenvolver a sua atividade, mas para que o faça especialmente em áreas que possam contribuir, de modo efetivo, para a criação de emprego qualificado”, acrescentou. 

Sérgio Ávila considerou ainda que “este tipo de parcerias, ou outras formas de cooperação que venham a ser encontradas, são essenciais para o êxito no combate às consequências, nos Açores, da conjuntura adversa com que o país se depara neste momento”.

O acordo de parceria firmado entre o Governo Regional e a Universidade dos Açores produz efeitos imediatos, possibilitando mestrados a licenciados desempregados em áreas como a Biotecnologia e Controlo Biológico, Ciências Biomédicas, Ciências Económicas e Empresariais e Gestão do Turismo Internacional, no polo de São Miguel; Engenharia Agronómica, Engenharia Zootécnica e Tecnologia e Segurança Alimentar, no polo da Terceira; e Estudos Integrados dos Oceanos, no polo do Faial.

Está também aberta a possibilidade de pós-graduações em Gestão de Empresas e em Segurança Alimentar e Saúde Pública, no polo de São Miguel. 



GaCS

Sem comentários: