sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Governo Regional promove programa "Saudades dos Açores"

O Governo dos Açores promove, a partir de sábado, 26 de outubro, o programa “Saudades dos Açores”, uma iniciativa que proporciona o regresso à Região de emigrantes que não visitam os Açores, por motivos económicos, há mais de duas décadas.

Este programa abrange cidadãos nascidos nos Açores que tenham mais de 60 anos de idade e estejam radicados no Brasil, Canadá, Estados Unidos da América e Bermuda, decorrendo de uma parceria entre o Gabinete do Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, através da Direção Regional das Comunidades, e o Grupo SATA.

Para a edição deste ano, foram selecionados 11 participantes, com idades compreendidas entre os 61 e os 87 anos, provenientes dos Estados Unidos, Canadá e Brasil.

Estes 11 emigrantes açorianos, a maioria dos quais não se desloca ao arquipélago há mais de 30 anos, terão a possibilidade de reencontrar a sua Região de origem, revendo lugares, familiares e amigos, e a oportunidade de contactar com a realidade atual dos Açores.

Entre 26 de outubro e 2 de novembro, os participantes visitarão todos os concelhos de São Miguel, num programa que privilegiará os pontos de maior interesse turístico e cultural da ilha, bem como o contacto com atividades económicas tradicionais.

O programa "Saudades dos Açores" conta com a colaboração, através da seleção dos participantes, de diversas instituições de apoio social sediadas na América do Norte, Bermuda e Brasil.

No Canadá, colaboram com esta iniciativa o Abrigo Centre (Toronto), Missão de Santa Cruz (Montreal), Centro de Acção Sócio-Comunitária de Montreal, Working Women Community Centre (Toronto), Centro Cultural Português (Edmonton) e as Casas dos Açores do Ontário, Quebéc e Winnipeg.

As instituições que colaboram com o programa nos Estados Unidos são o SER – Jobs for Progress (Fall River), MAPS – Massachussets Alliance of Portuguese Speakers (Cambridge), POSSO – Portuguese Organization for Social Services and Opportunities (Califórnia), V.A.L.E.R – Valley Area Living Resources (Califórnia), Catholic Social Services (Fall River), IAC – Immigrants Assistance Centre (New Bedford) e a Casa dos Açores da Nova Inglaterra.

No Brasil, este programa conta com a colaboração das Casas dos Açores do Rio de Janeiro e de São Paulo, enquanto na Bermuda colabora o Clube Vasco da Gama.



GaCS

Sem comentários: