quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Luís Cabral destaca papel dos enfermeiros nos Açores em debate nacional

O Secretário Regional da Saúde participa hoje, em Lisboa, num debate nacional promovido pela Ordem dos Enfermeiros, onde vai sublinhar “a atividade destacada e pioneira dos enfermeiros nos Açores”, em várias áreas.

Luís Cabral é convidado do jantar-debate sobre “O Contributo da Enfermagem na Definição das Políticas de Saúde em Portugal”, onde estará também presente o Ministro da Saúde, Paulo Macedo, e o Secretario de Estado Adjunto, Manuel Teixeira.

Para o Secretário Regional da Saúde, “é importante acompanhar o pensamento sobre estas matérias para podermos definir as nossas políticas com maior solidez”, considerando também “imperioso dar conta do que já se faz nos Açores em atividades que valorizam, e muito, os enfermeiros, ações que têm sido referencidas em várias instâncias a nível nacional”.

Luís Cabral, em declarações à margem do encontro, apontou como exemplos dessa ação, as equipas de Cuidados Integrados Domiciliários, em funcionamento na Unidade de Saúde da Ilha Terceira e no Centro de Saúde de Ponta Delgada, um projeto já premiado a nível nacional, mas também o recente serviço de Emergência Médica pré-hospitalar, no qual os enfermeiros têm um papel fundamental, quer nas viaturas de Suporte Imediato de Vida, quer no atendimento da linha 112, ao contrário do que se verifica, por exemplo, no continente.

Para Luís Cabral, “estes exemplos devem constituir um incentivo”, considerando que também demonstram que “a Secretaria Regional de Saúde, olha para todas as classes profissionais e valoriza a sua diferenciação técnica enquanto entidade gestora de um Serviço Regional de Saúde que deve ir de encontro às necessidades do utente”.

O Secretário Regional referiu ainda que a implementação destas medidas tem gerado "várias oportunidades de emprego para enfermeiros nos Açores", salientando que foram "admitidos mais de duas centenas de novos enfermeiros desde 2010, sendo que, em 2013, já abriram 13 vagas para enfermeiros”.



GaCS

Sem comentários: