terça-feira, 22 de outubro de 2013

O Vulcão dos Capelinhos celebra este ano, o 56º aniversário da sua erupção

O Vulcão dos Capelinhos celebra este ano, o 56º aniversário da sua erupção. Foram treze meses de atividade vulcânica entre 27 de setembro de 1957 e 24 de outubro de 1958.

Este é o último vulcão de um alinhamento de cones que se estende desde a Caldeira central da ilha do Faial até à ponta dos Capelinhos e assume-se como um local de elevada importância geológica, biológica e patrimonial, estando classificado nas categorias (IUCN) de Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies, Área de Paisagem Protegida e Área Protegida de Gestão de Recursos.

Para assinalar esta data, o Parque Natural do Faial, com o apoio de diversas entidades Parceiras, promove o concurso Fotográfico – ‘’O Ultimo Vulcão da Linha’’, com o intuito de estimular, reconhecer e premiar a criatividade no âmbito da fotografia e revelar novas perspetivas fotográficas do Vulcão dos Capelinhos. 

O evento incluirá ainda a abertura de uma exposição fotográfica que estará patente no Centro até 23 de novembro, com os trabalhos selecionados do Concurso realizado pela Comissão Executiva do Cinquentenário do Vulcão dos Capelinhos e cedidos pela Junta de Freguesia do Capelo. Esta exposição poderá ser visitada de terça a sexta das 09:30 às 16:30, e sábados e domingos das 14:30 às 17:30.

Os interessados poderão concorrer com um máximo de três fotografias que deverão abordar a temática – Vulcão dos Capelinhos. As candidaturas decorrem entre 24 de outubro e 12 de novembro, podendo o regulamento e documentação associada ser solicitada em qualquer valência do Parque Natural do Faial: Jardim Botânico, Casa dos Dabney ou Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, ou descarregados aqui (Regulamento disponível em http://parquesnaturais.azores.gov.pt/images/pni_faial/REGULAMENTO_ULTIMO_VULCAO_DA_LINHA.pdf e a Ficha de Inscrição disponível em http://parquesnaturais.azores.gov.pt/images/pni_faial/FICHA_DE_INSCRICAO_ULTIMO_VULCAO_DA_LINHA.pdf). 

Os resultados do concurso serão divulgados a 23 de Novembro, não havendo limite máximo de inscrições.
Para mais informações ou esclarecimentos adicionais sobre o concurso ‘’O Ultimo Vulcão da Linha’’ contacte-nos através do telefone 292 200 470, de terça-feira a sexta-feira entre as 9h00 e as 17h00 ou escreva-nos para: pnfaial.vulcaodoscapelinhos@azores.gov.pt.


Sem comentários: