terça-feira, 22 de outubro de 2013

Piedade Lalanda defende necessidade de “mais laços” na comunidade para combater individualismo

A Secretária Regional da Solidariedade Social considerou hoje urgente a criação de “mais laços” na comunidade, promovendo para o efeito a “interajuda”, a abertura ao desenvolvimento de competências, a aprendizagem e a participação.

“É pela rutura contra o individualismo que iremos chegar a uma sociedade mais justa, capaz de partilhar recursos e meios. É pela solidariedade que conseguiremos fazê-lo", defendeu Piedade Lalanda na sessão de abertura de um colóquio integrado nas comemorações do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, que decorreu na Quinta do Norte, nas Capelas, em São Miguel.

Para a Secretária Regional, “uma sociedade desenvolvida, capaz de reduzir a pobreza, não favorece o assistencialismo ou a dependência”, mas aposta na “interdependência, na cooperação e na partilha solidária”.

“Qualquer indicador de pobreza não pode deixar de estar associado à sua expressão mais dura, a exclusão social”, frisou Piedade Lalanda, acrescentando que podem “existir excluídos que não sejam pobres, mas dificilmente um pobre não é excluído”.

“Para podermos erradicar a pobreza, não podemos deixar de gerar desconforto, desde logo em cada um de nós, que nos faça sentir que falta qualquer coisa. Podemos não saber o quê, mas falta qualquer coisa”, afirmou.

Para Piedade Lalanda, a iniciativa promovida pela Quinta do Norte deverá ser “uma oportunidade” para mostrar e exercer o “espírito de cooperação”, partilhando “pontos de vista e sensibilidades com vista a um objetivo comum: agir no sentido da erradicação da pobreza, promovendo uma sociedade mais inclusiva”.

O projeto Quinta do Norte, que funciona nas antigas instalações da Casa do Gaiato de São Miguel, envolve seis instituições desta ilha, nomeadamente a Cresaçor, a Associação Novo Dia, a Arrisca, a Casa do Gaiato de São Miguel, a Associação Norte Crescente e a Tetrapi.


Anexos:
2013.10.22- SRSS-ColoquioComemoraçõesDiaInternacionalErradicaçãoPobreza.MP3


GaCS

Sem comentários: