quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Aumento da população ativa supera o crescimento do emprego, afirma Sérgio Ávila

O Vice-Presidente do Governo dos Açores afirmou que os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), referentes ao aumento da taxa de desemprego, "confirmam a necessidade de a promoção do emprego continuar a constituir a prioridade de ação do Governo dos Açores”.

Para alcançar esse objetivo, Sérgio Ávila considerou que “importa analisar se a origem do aumento da taxa de desemprego, que consta desta estatística, resulta da perda de postos de trabalho existentes ou da entrada de mais açorianos no mercado de trabalho.”

“O facto é que a mesma estatística revela que o que aconteceu não foi a perda ou redução de emprego nos Açores, mas sim ter existido uma criação de emprego a um ritmo inferior ao crescimento das intenções de entrada no mercado de trabalho verificadas no último trimestre”, sublinhou.

“Esta realidade constitui um novo e inovador desafio a que pretendemos dar resposta eficaz e, por isso, importa acelerar os incentivos à criação de emprego para corresponder a este aumento da procura, tendo em conta que a economia açoriana, de acordo com a estatística hoje conhecida, não só conseguiu manter os postos de trabalho que existiam no trimestre anterior como conseguiu criar ainda mais 764 empregos”, frisou Sérgio Ávila.

Com efeito, no terceiro trimestre de 2013, de acordo com os dados hoje divulgados pelo INE, registou-se, pelo segundo semestre consecutivo, um aumento da população açoriana empregada.

Até ao final de setembro, os açorianos que estavam empregados aumentaram, o que representou a criação líquida de mais 764 postos de trabalho nos Açores, no último trimestre.

“Esta realidade consolida a tendência de aumento dos açorianos empregados e de incremento da criação de emprego na Região que se tem verificado nos últimos seis meses, tendo em conta que, só neste período, mais 2.559 açorianos passaram a ter emprego”, afirmou Sérgio Ávila.

“Por este facto não deixamos, no entanto, de considerar absolutamente prioritário continuar e reforçar este trabalho de ajudar a economia açoriana a criar emprego a um ritmo ainda superior ao que tem conseguido nos últimos tempos”, acrescentou.

O aumento da população empregada foi acompanhado, no último trimestre, por um crescimento muito acentuado dos açorianos que passaram a demonstrar intenção de entrar no mercado de trabalho.

De acordo com o INE, a população ativa aumentou significativamente face ao trimestre anterior, ou seja, mais 3.252 açorianos declararam nos últimos três meses a sua intenção de entrarem no mercado de trabalho, registando a população considerada ativa o valor mais alto de sempre (121.899 pessoas).

“Assim, tendo em conta a conjugação destes factos, apesar de terem aumentado os açorianos empregados (mais 764), como aumentou ainda mais o número de açorianos que declararam que pretendiam iniciar a sua atividade laboral, o número de empregos criados neste trimestre não foi suficiente para absorver o grande aumento da população ativa, isto é, das pessoas que chegam ao mercado de trabalho”, acentuou o Vice-Presidente do Governo Regional.

Nesse sentido, considerou que "a taxa de desemprego cresceu nos Açores não porque houvesse menos emprego, mas porque chegaram ao mercado de trabalho mais açorianos do que o aumento de emprego que foi criado nos últimos três meses”.

“Esta realidade reforça a prioridade na nossa aposta na criação de emprego. Estamos a conseguir que mais açorianos consigam trabalhar, mas o aumento da população ativa impõe reforçar, intensificar e incrementar as nossas políticas de promoção de emprego, de forma a assegurar que os 3.252 açorianos que entraram agora no mercado de trabalho tenham o mesmo sucesso que os 2.559 açorianos que beneficiaram do aumento do emprego verificado nos últimos seis meses”, afirmou Sérgio Ávila.

“É este o desafio acrescido que se nos coloca e que tudo faremos para vencer, no limite dos nossos recursos e das nossas competências, na convicção de que as medidas estruturais que estamos a tomar terão efeitos positivos nos açorianos que pretendem agora ser acolhidos no mercado de trabalho nos Açores”, frisou.

Na opinião do Vice-Presidente do Governo Regional, “é esta a razão da taxa de desemprego nos Açores ser superior à nacional, o que não significa um menor dinamismo económico regional relativamente ao resto do país, muito pelo contrário”.

“Está associada, sim, a um aumento da população ativa, ou seja, com mais pessoas a chegarem ao mercado de trabalho”, frisou Sérgio Ávila, acrescentando que “se a população ativa se tivesse mantido no último trimestre, a taxa de desemprego nos Açores teria descido para 14,5%”.

Anexos:
2013.11.07-VPGRcomentaEstatísticasDesemprego.mp3

GaCS

Sem comentários: