sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Direção Regional das Comunidades promove ação de formação com chefe açoriano emigrado nos EUA

O Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, em parceria com a Escola de Formação Turística e Hoteleira (EFTH), promove de 11 a 15 de novembro, em Ponta Delgada, uma ação formativa com o Chefe Manuel Azevedo, especialista em gastronomia portuguesa nos EUA.

A iniciativa pretende dar a conhecer aos alunos da EFTH o estilo diferente e o trabalho desenvolvido por Manuel Azevedo ao longo da sua carreira, baseado na combinação de ingredientes originais dos EUA com sabores tradicionais portugueses, muitos deles do arquipélago dos Açores.

Manuel Azevedo, natural de São Jorge, emigrou para os Estados Unidos em 1968, sendo atualmente um dos mais conceituados chefes deste país, em especial no que se refere à gastronomia portuguesa, que apresenta no seu restaurante em Sonoma, na Califórnia.

Em 2012, publicou o livro de receitas “LaSalette Restaurant Cookbook: Cozinha Nova Portuguesa”, onde apresenta uma adaptação à cozinha doméstica dos pratos mais populares do seu restaurante, entre os quais a "Morcela com Ananás" e as "Sopas do Espírito Santo".

Os alunos do 3.º ano do Curso de Técnico de Restauração - Cozinha/Pastelaria da EFTH terão a oportunidade de aprender com Manuel Azevedo e participar no processo de confeção de alguns dos pratos que fizeram deste Chefe uma referência na gastronomia luso-americana.

No final desta ação de formação, a 14 de novembro, às 12h30, Manuel Azevedo e os alunos realizam no Restaurante Anfiteatro uma sessão de apresentação dos resultados desta iniciativa à comunidade escolar.



GaCS

Sem comentários: