segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Diretor Regional das Comunidades elogia contributo açoriano para o desenvolvimento de Winnipeg, no Canadá

O Diretor Regional das Comunidades elogiou o papel desempenhado pelas várias gerações de emigrantes açorianos e seus descendentes que contribuíram para o desenvolvimento da cidade de Winnipeg, capital da província de Manitoba, no Canadá.
Paulo Teves, que falava na cerimónia de inauguração da placa toponímica "Rua Açores” numa das artérias da cidade, salientou o "prestígio e orgulho” que ela representa para toda a comunidade portuguesa residente naquela província canadiana, em especial para os açorianos e açordescendentes, bem como para a Região que os viu nascer.
“Este ato confirma o justo reconhecimento público por parte das entidades locais da importância que a comunidade açoriana teve e continua a ter para o desenvolvimento e prosperidade da cidade de Winnipeg", afirmou Paulo Teves.
Para o Diretor Regional, "acontecimentos desta natureza prestigiam as comunidades açorianas, dão grande visibilidade à Região e enaltecem a portugalidade na sua dimensão atlântica”.
Na cidade do Winnipeg vivem atualmente cerca de 30.000 portugueses, dos quais mais de metade são oriundos dos Açores.
Esta comunidade começou a estabelecer-se na região em meados da década de 50 do século passado, ocupando vários setores profissionais, como os caminhos-de-ferro, ou, mais tarde, a indústria têxtil e a construção civil.
“Porém, o sonho destes açorianos não se confinou nem terminou apenas no trabalho. Era necessário reviver e partilhar tradições, usos e costumes, como forma de afirmação perante as demais etnias estabelecidas no mesmo meio”, frisou o Diretor Regional das Comunidades.
Na sua intervenção, Paulo Teves recordou “o empenho e esforço de toda a comunidade” na aquisição das valências físicas que hoje funcionam como “polos aglutinadores das nossas gentes e como centros divulgadores da cultura que nos confere uma identidade própria”.
O Diretor Regional salientou ainda o "relevante papel" que tem sido desempenhado pela Casa dos Açores de Winnipeg “enquanto fator de união entre todos os membros da comunidade”, mas também como espaço privilegiado para o "diálogo e convivialidade entre açorianos e açordescendentes”.
“Estes fatores são imprescindíveis para a real coesão da nossa comunidade, para a divulgação dos nossos valores culturais, para a promoção da interculturalidade e para o prestígio dos Açores”, afirmou.
Paulo Teves lançou, por isso, um apelo aos açorianos e seus descendentes para que “continuem a ser uma referência nos países de acolhimento, face à relevância da sua presença e destaque que merecem na qualidade de construtores das prósperas e modernas sociedades em que estão inseridos”.


GaCS

Sem comentários: