domingo, 10 de novembro de 2013

“É um dever de todos os cidadãos denunciar a violência doméstica”, apelou Piedade Lalanda

A Secretária Regional da Solidariedade Social afirmou que a denúncia da violência doméstica é "um dever de todos os cidadãos", principalmente daqueles que “estão em contato direto com as vítimas”, atendendo a que se trata de um "crime público”.

“Temos que ser mais proativos na denúncia da violência doméstica", frisou Piedade Lalanda, acrescentando que esta é a "única forma" de dar visibilidade a este problema social.

Piedade Lalanda, que falava sábado no jantar de solidariedade promovido pelo Centro de Apoio à Mulher de Ponta Delgada, recordou um estudo realizado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores sobre a violência conjugal, que aponta o ciúme como um dos principais motivos para a prática deste crime.

“A violência doméstica está muito associada a relações de grande insegurança, desestruturadas”, salientou, defendendo a importância do trabalho ao nível pedagógico para que “os casais aprendam a partilhar, a criar ambientes democráticos, de partilha do quotidiano", porque “a violência também está ligada ao autoritarismo”.

Na ocasião, Piedade Lalanda elogiou o “trabalho importante” do Centro de Apoio à Mulher de Ponta Delgada, que está “dentro do espírito" que o futuro exige, defendendo que as instituições de solidariedade social “têm que ser acarinhadas pela sociedade”.

Anexos:
2013.11.10-SRSS-JantarSolidariedadeCentrodeApoioàMulher.MP3

GaCS

Sem comentários: