quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Governo dos Açores desenvolve estratégia concertada junto da UE para defesa da agro-indústria regional

O Secretário Regional dos Recursos Naturais afirmou hoje, em Angra do Heroísmo, que o Governo dos Açores tem vindo a desenvolver uma “estratégia de pressão concertada” junto das instâncias comunitárias, por forma a garantir “soluções que possam minimizar os impactos, no caso concreto, do fim das quotas leiteiras” no espaço europeu.

Luís Neto Viveiros destacou, a propósito, que a Região “conseguiu colocar posições dos Açores no contributo para a revisão do POSEI que foi apresentado pelas Regiões Ultraperiféricas (RUP)”, para além do manifestado no documento próprio remetido pelo Executivo à Comissão Europeia.

“No âmbito da colaboração da Região para a revisão do POSEI, o Governo dos Açores teve a cautela, teve o cuidado, de identificar todas estas matérias e, por essa via, criar também pressão junto da Comissão Europeia”, frisou o Secretário Regional, em declarações aos jornalistas no final de uma reunião com o eurodeputado Luís Paulo Alves.

Luís Neto Viveiros frisou que se trata de "concertar posições” tendo em vista a defesa de medidas que o Governo dos Açores entende que "têm que ser implementadas e em que a Região se está envolvendo no sentido do reforço das ajudas, quer por via do POSEI, quer por via dos programas de Desenvolvimento Rural”.

O Secretário Regional reafirmou a defesa da necessidade de reforço dos apoios ao rendimento e ao investimento, manifestando, contudo, convicção na capacidade da Região e dos agricultores açorianos para ultrapassar os desafios colocados pela revisão da PAC e pelo fim das quotas leiteiras. 

“Já ultrapassamos muitos desafios ao longo dos anos na pecuária”, recordou, acrescentando que a Região também apresenta algumas vantagens competitivas que importa aproveitar.

“A pastagem é um trunfo importante porque é, de facto, a base da produção leiteira na nossa Região”, assim como “o sistema de maneio”, exemplificou.

Luís Neto Viveiros defendeu ainda, ao nível da política de desenvolvimento que o Governo dos Açores defende para a Agricultura, um incremento na investigação e inovação, no sentido de reduzir custos e tornar a produção mais competitiva.

Anexos:
2013.11.14-SRRN-AudiênciaLuisPauloAlves.MP3

GaCS

Sem comentários: