quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Governo dos Açores promove encontro regional das comissões de proteção de crianças e jovens em risco

A Secretária Regional da Solidariedade Social revelou hoje que o Governo dos Açores vai promover, na primeira quinzena de dezembro, um encontro com todas as comissões de proteção de crianças e jovens em risco dos Açores, para promover a partilha de experiências e responder “aos anseios” manifestados pelas comissões.
“É uma prioridade” para o Executivo açoriano “intervir junto das crianças e dos jovens em situação de risco”, tendo como principal objetivo “responder às necessidades de integração familiar, social e comunitária” destas crianças e jovens, frisou Piedade Lalanda na abertura do seminário O Presente das Crianças…O Futuro da Sociedade, promovido pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.
“A ação tem de ter como ponto de partida a família e como ponto de chegada a família”, frisou Piedade Lalanda, destacando “a importância das equipas ao nível da integração familiar, da preservação, orientação, fomentando também a reunificação familiar”.
Nesse sentido, salientou a realização de “ações no âmbito da educação parental”, destinadas a pais com crianças dos 2 aos 13 anos.
“Este projeto regional visa proporcionar apoio socioeducativo”, afirmou a Secretária Regional, reiterando a intenção do Governo dos Açores de alargar esta iniciativa às ilhas Terceira e Faial.
Para além de outras medidas desenvolvidas pelo Executivo regional de apoio às crianças e jovens, Piedade Lalanda recordou o projeto Impacto, que tem por “objetivo central as vítimas de contextos familiares violentos, as vítimas da violência doméstica” e está a ser desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Social dos Açores (IDSA), em parceria com o Instituto de Reinserção Social.
“É importante ajudar as famílias” e “dar voz às crianças e jovens”, salientou, defendendo que “o superior interesse da criança também é o direito a ser ouvida, a ter voz, para que possamos conhecer melhor o mundo do seu ponto de vista, do seu lado”.
Piedade Lalanda referiu que a intervenção do IDSA “tem privilegiado o trabalho em equipa multidisciplinar, envolvendo instrumentos e metodologias de intervenção social sistémica”, garantindo que o  Governo dos Açores vai “continuar a estar próximo dos jovens e das instituições”.
A governante manifestou ainda o reconhecimento e a importância que o Governo dos Açores atribui às 19 comissões de proteção de crianças e jovens em risco que, em todos os concelhos da região, “trabalham e cooperam na promoção e defesa dos direitos das crianças e jovens”.
Piedade Lalanda manifestou também o desejo de que este seminário seja “uma oportunidade de reflexão sobre as práticas vividas” nas comissões e de apontamento e partilha de estratégias e experiências de sucesso.
O evento, a que se associou o Governo dos Açores, demonstra, segundo a Secretária Regional, a prioridade que o Executivo atribui ao “investimento nas crianças” e a consciencialização do impacto que as comissões têm na concretização de mudanças que “são necessárias para o desenvolvimento integrado e equilibrado” da sociedade.

Anexos:
2013.11.07-SRSS-SeminárioOPresentedas Crianças.mp3

GaCS

Sem comentários: