sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Governo dos Açores reforça apoio psicossocial aos doentes deslocados no norte do país

O Governo Regional estabeleceu hoje um protocolo de cooperação com a Casa dos Açores do Norte com vista a reforçar o apoio psicossocial aos doentes e acompanhantes deslocados no norte do país, particularmente na cidade do Porto, onde o número de doentes oncológicos deslocados tem vindo a aumentar.

Na cerimónia, realizada em Ponta Delgada, a Secretária Regional da Solidariedade Social destacou a importância desta iniciativa, considerando ser “missão” do Governo dos Açores “estar ao lado dos açorianos, onde quer que eles estejam”, sobretudo daqueles que se encontram “numa situação de maior fragilidade”, onde “mais se impõe a presença e o apoio do Governo Regional”.

“É assim que nós atuamos ao nível dos açorianos residentes nas ilhas, no arquipélago. É assim que devemos atuar junto daqueles que têm necessidade de se ausentarem da ilha por motivos de doença, que é uma das condições de maior fragilidade e de maior vulnerabilidade que pode ocorrer na vida de uma pessoa”, frisou Piedade Lalanda.

A Secretária Regional afirmou que “este protocolo vem confirmar uma prática que a Casa Açores do Norte tem de solidariedade”, salientando “esta vontade dos açorianos que vivem no continente de acolherem da melhor forma os açorianos que, por razões de doença, estão numa situação de fragilidade, de vulnerabilidade e que precisam de um apoio, não só a pessoa que está doente, mas também o familiar que a acompanha”.

Nesse sentido, Piedade Lalanda reconheceu a importância do apoio que é prestado pela Casa dos Açores do Norte aos doentes açorianos deslocados e que passará a estar integrado no serviço do apoio ao doente deslocado existente já em Lisboa.

O serviço desenvolvido pela Casa dos Açores do Norte é realizado em parceria com a Liga Portuguesa contra o Cancro, que conta com a parceria da Liga dos Amigos do Hospital de Angra do Heroísmo.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: