quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Governo dos Açores reforça em 100 milhões de euros as verbas destinadas a políticas de emprego

O Vice-Presidente do Governo dos Açores anunciou hoje, em Ponta Delgada, que “vão ser reforçadas em 100 milhões de euros” as verbas do próximo período de programação do Quadro Comunitário afetas aos programas de emprego.

Sérgio Ávila, qua falava à entrada para uma reunião do Conselho Estratégico da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA), acrescentou que “este reforço de 100 milhões de euros visa executar medidas que compreendem três objetivos”.

Esses objetivos, segundo o Vice-Presidente, são os de “apoiar a inserção no mercado de trabalho dos jovens após a sua formação académica, apoiar a qualificação académica e profissional das pessoas que estão em situação de desemprego e apoiar as empresas na manutenção e, particularmente, na contratação de pessoas em situação de desemprego”.

“No âmbito da preparação dos próximos sistemas de incentivos, pretendemos fazer uma valorização dos projetos de investimento essencialmente em função da capacidade desses investimentos criarem emprego líquido e valor acrescentado para a economia regional”, frisou Sérgio Ávila.

A reunião de hoje do Conselho Estratégico da SDEA serviu, como referiu o Vice-Presidente do Governo Regional, para dar sequência à preparação do próximo Quadro Comunitário de Apoio, não só no âmbito dos sistemas de incentivos, mas também no que se refere à política global de afetação de recursos e de estratégia para o período de programação 2014-2020.

Para Sérgio Ávila, a decisão do Governo dos Açores de aumentar em 100 milhões de euros as verbas destinadas aos programas de emprego constitui “um sinal político claro de reforço das prioridades das políticas de emprego e, também, da canalização do esforço e de orientação do investimento privado para a concretização desse objetivo”.

Anexos:
2013.11.14-VPGR-ReforçoCemMilhõesPolíticasEmprego.mp3

GaCS

Sem comentários: