segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Intervenção do Secretário Regional da Saúde

Texto integral da intervenção do Secretário Regional da Saúde, Luís Cabral, proferida hoje, em Ponta Delgada, na sessão de abertura do seminário Qualidade na Saúde:

"Começo por dirigir uma palavra de agradecimento à organização deste evento, que, através do seu dinamismo, nos proporcionou uma excelente oportunidade de debate numa das áreas mais delicadas e das mais sensíveis da saúde.

No imaginário do utilizador, qualidade em saúde é ser bem tratado, quer em termos humanos quer em termos técnicos.

No entanto, como profissionais, sabemos que dentro deste termo genérico existem vários aspetos a serem considerados e que contribuem de forma diferente para o resultado percepcionado pelo utente.

Acessibilidade, eficácia, eficiência, organização, acreditação, certificação são termos que se confundem na avaliação qualitativa dos sistemas de saúde.

O maior erro que se pode cometer nesta área é pensar que estamos perante uma grande tela porque, no fundo, é um puzzle em constante mutação.

O encontro de hoje serve para nos indicar um caminho e para realçar, como exemplo, as entidades que já conseguiram atingir um patamar mais elevado. Em áreas que vão desde a qualidade nos serviços de emergência, à gestão dos riscos nas unidades de saúde, às políticas de qualidade na saúde e à importância da certificação em serviços de saúde será possível, certamente, cada um de nós levar algumas boas ideias para casa.

Este encontro servirá também para percebermos as vantagens que existem nos processos de certificação. É uma preocupação que se coloca tanto às empresas privadas como às instituições públicas.

Não basta cumprir a legislação, as regras de ambiente ou os protocolos. É necessário que tudo funcione articuladamente.

O Governo dos Açores está, naturalmente, empenhado e atento a todos aspetos que contribuem para a qualidade, definindo metas concretas e apostando na melhoria contínua.

Como exemplo dessa preocupação, na estrutura orgânica da Direção Regional da Saúde foi criada a Divisão de Planeamento e Qualidade, à qual compete, exatamente, promover a melhoria da qualidade na prestação de cuidados, garantindo a segurança dos Açorianos.

É essa divisão que vai acompanhar os processos de acreditação e/ou certificação das unidades do Serviço Regional de Saúde.

Neste momento estão já em curso os processos de acreditação das Unidades de Saúde de Ilha da Terceira e do Faial e do Centro de Saúde de Vila Franca do Campo, da USI de São Miguel, de acordo com o Programa de Acreditação de Unidades de Gestão Clínica, desenvolvido pelo Departamento da Qualidade na Saúde da Direção Geral de Saúde.

Na área da certificação temos como exemplo a Corporação de Bombeiros da Ribeira Grande, que está a desenvolver um programa de certificação inspirador para as suas congéneres, validado pela Associação Portuguesa de Certificação.

É intenção do Governo lançar processos de certificação e/ou acreditação em todas as unidades de saúde da Região até ao fim da legislatura.

Iremos também instigar as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários a aceitar este desafio.

Resta-me agradecer à Associação Portuguesa para a Qualidade, através da sua delegação nos Açores, a atividade desenvolvida em prol dos Açorianos.

Nestes tempos difíceis, é importante ter instituições que lutem por manter o referencial da qualidade bem acesso.

A todos, bom trabalho".



GaCS

Sem comentários: