quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Intervenção do Secretário Regional do Turismo e Transportes

Texto integral da intervenção do Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, proferida hoje, em Ponta Delgada, na apresentação da equipa de coordenação e manutenção da Rede Regional de Trilhos Pedestres:

“O setor turístico tem vindo, como expectável, a assumir uma importância crescente para os Açores, evidenciando uma importância estratégica cada vez maior e sendo um dos motores de desenvolvimento económico da Região.

Ciente desta cada vez maior importância, o Governo dos Açores, em cooperação efetiva com todos os intervenientes no setor, ou seja, através de uma conjugação plena de esforços entre público e privado, tem percorrido o caminho do desenvolvimento e promoção do Destino.

Quer a promoção, quer a qualificação e valorização da oferta, devem ser encarados como dois vetores fundamentais para a construção e consolidação de um destino turístico.

Nesse sentido, o Governo dos Açores assume uma aposta clara nestas duas vertentes, bem patentes na proposta de Plano e Orçamento para 2014.

O incremento contínuo e sustentado da qualidade dos nossos produtos turísticos é um objetivo para o qual trabalhamos permanentemente.

Os percursos pedestres têm assumido um papel determinante no contexto da nossa oferta turística, assumindo-se mesmo como um produto-âncora na oferta turística da Região.

Da Rede de Percursos Pedestres Classificados dos Açores fazem atualmente parte mais de 60 percursos pedestres em todas as ilhas dos Açores, devida e regularmente verificados, através da revitalização de sinalética, vistorias, ações de limpeza e manutenção.

Com efeito, temos procurado corresponder à essência dos trilhos pedestres, oferecendo aos turistas troços e traçados seguros e de qualidade, nos quais o turista possa usufruir e contemplar locais com diversidades várias, quer do ponto de vista paisagístico, quer também do ponto de vista ambiental e ainda, não menos importante, do ponto de vista da segurança.

Para nós, os trilhos pedestres são fundamentais para a promoção e divulgação dos Açores junto dos principais mercados emissores.

É por isso que temos direcionado sempre a nossa ação no sentido de aumentar a qualidade deste produto.

Sabemos que o pedestrianismo é um produto fundamental, não só para os turistas, mas também para a população açoriana em geral, que tem vindo a aumentar o seu gosto por passeios pedestres devidamente sinalizados.

Já existe e é importante que se saliente, todo um trabalho em rede realizado entre diversos organismos e entidades, nomeadamente a Direção Regional do Turismo, a Direção Regional das Obras Públicas e a Direção Regional do Ambiente, entre outras entidades, que tomam a iniciativa de propor a homologação de determinados trilhos e asseguram, em conjunto, a sua manutenção.

Como já tive ocasião de salientar, a segurança desses trilhos é uma preocupação constante que temos, além de ser, como se sabe, uma das premissas e regras internacionais, no que concerne à homologação dos percursos pedestres.

Pretendemos, por isso, assegurar uma clara e eficiente manutenção dos trilhos pedestres, nomeadamente durante os meses de inverno, em que o tempo nem sempre ajuda, para que estes se mantenham em condições de serem utilizados durante todo o ano.

Queremos assim continuar a dotar esta Rede de trilhos seguros, inclusivamente, revitalizando os caminhos usados noutros tempos para passagem de mercadoria e animais, usando a História a nosso favor.

A Região, enquanto destino turístico de excelência, comprovado pelos inúmeros prémios e galardões obtidos, deve, por isso, continuar a oferecer um produto turístico de qualidade, diversificado e diferenciado.

A prática de andar a pé em trilhos sinalizados - o pedestrianismo - é uma atividade que tem vindo a ganhar um número crescente de praticantes.

O pedestrianismo é uma atividade que procura os caminhos tradicionais, no meio rural e nas cidades, no interior e no litoral.

As principais motivações associadas ao pedestrianismo são o contacto com a Natureza, o bem-estar físico e a descoberta, motivações que se encontram descritas para os mercados de Turismo de Saúde e Bem-Estar e, sobretudo, de Turismo de Natureza, que são mercados com fortes perspetivas de crescimento.

Num lugar onde queremos que quem nos visita se “sinta vivo” não podemos descurar este fator importante, por isso vamos continuar a desenvolver a Rede de Percursos Pedestres Classificados dos Açores.

Para fazer tudo isto e continuar a manter bons níveis de segurança e qualidade, precisamos de mais recursos humanos, devidamente habilitados. 

É a eles que hoje dou as boas vindas, à nossa equipa de coordenação e manutenção da Rede Regional de Trilhos Pedestre, que é agora reforçada com 20 novos colaboradores.

Estes novos profissionais terão a seu cargo o reforço da contínua vistoria, a revitalização da sinalética e a manutenção básica dos percursos, em parceria com as diversas entidades promotoras, com a Direção Regional das Obras Públicas e com a Direção Regional do Ambiente, através dos Parques Naturais de Ilha.

Hoje em formação teórica e nos próximos dias em ações práticas no terreno, o objetivo desta equipa agora reforçada é manter os percursos pedestres sempre nas melhores condições, em todas as vertentes de que já hoje falei aqui.

Sejam todos muito bem-vindos.

Desejo-vos um ótimo trabalho e apelo ao vosso empenho e dedicação para que todos nos possamos sentir cada vez mais orgulhosos do que temos para oferecer a quem nos visita ou a quem aqui vive.

Todos seremos poucos para defender a nossa terra!

E é com esse pensamento que espero que todos os dias vão trabalhar.

Muito obrigado!”



GaCS

Sem comentários: