terça-feira, 12 de novembro de 2013

JS Fontinhas realizará uma jornada de trabalho na Ilha Terceira ligada à temática “Setor do Leite – Um Pilar do Desenvolvimento: Fim das Quotas Pós-2015”

No próximo dia 14 de Novembro, quinta-feira, o Eurodeputado Luís Paulo Alves realizará uma jornada de trabalho na Ilha Terceira ligada à temática “Setor do Leite – Um Pilar do Desenvolvimento: Fim das Quotas Pós-2015”.

Esta visita surge numa altura em que está em aberto a temática do futuro do leite com o fim das quotas leiteiras, quando está em curso no Parlamento Europeu o Relatório sobre "Manter a produção de Leite nas Regiões Ultraperiféricas e nas Regiões de Montanha, após o fim do regime de quotas leiteiras", do qual Luís Paulo Alves é o responsável, por parte do Grupo Socialista Europeu. Por outro lado, está a decorrer o processo de revisão do POSEI, programa que é responsável pelos apoios diretos aos agricultores nos Açores, que se iniciou com uma consulta pública, e já está definido um novo Quadro Comunitário de apoios para o período 2014-2020, que cria maiores apoios para os jovens que pretendam desenvolver a atividade agrícola.

Esta jornada incluirá uma visita no terreno a uma exploração agrícola da Ilha Terceira, com o intuito de estabelecer um contacto direto com a realidade das explorações agrícolas dos Açores, permitindo observar as principais dificuldades e o modo como são desenvolvidos esforços diariamente para manutenção de padrões de qualidade. A visita à exploração decorrerá pelas 16H00 na exploração agrícola do co-proprietário Rui Sales.

A jornada culminará com a conferência "Setor do Leite – Um Pilar do Desenvolvimento: Fim das Quotas Pós-2015", a decorrer na Casa do Povo da Freguesia das Fontinhas, às 20H30, para a qual todos os jovens, agricultores e público em geral estão convidados. Na conferência serão abordados temas relacionados futuro do leite e o fim das quotas leiteiras, num novo quadro comunitário de apoios à Agricultura, nomeadamente de apoios para os jovens.

A organização desta iniciativa é da JS Fontinhas, em parceria com o Eurodeputado Luís Paulo Alves, a Associação Agrícola da Ilha Terceira, a Associação de Jovens Agricultores Terceirenses e diversas instituições da Freguesia das Fontinhas.

JS Fontinhas

Sem comentários: