sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Luís Neto Viveiros convicto da capacidade dos agricultores açorianos para ultrapassar desafios

O Secretário Regional dos Recursos Naturais manifestou-se hoje convicto de que os agricultores açorianos estarão “habilitados" e vão conseguir socorrer-se das ferramentas que têm ao seu dispor para "ultrapassar mais este desafio que aí vem”, resultante do fim do regime das quotas leiteiras no espaço europeu.

“Os agricultores açorianos têm ao longo dos anos ultrapassado inúmeros problemas”, frisou Luís Neto Viveiros, assegurando que contam com o empenho e os esforços que o Governo dos Açores tem desenvolvido para que, entre outras medidas, sejam reforçados os apoios comunitários existentes.

Luís Neto Viveiros, que falava aos jornalistas em Ponta Delgada, após uma audiência com os eurodeputados Maria do Céu Patrão Neves e Herbert Dorfmann, exemplificou o empenho do Executivo açoriano com a presença em Bruxelas, desde quinta-feira, da Diretora Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural para participar em reuniões no âmbito da revisão do Regime do POSEI e do novo quadro da PAC.

Relativamente ao relatório de Herbert Dorfmann sobre a manutenção da produção de leite nas zonas montanhosas, nas zonas desfavorecidas e nas regiões ultraperiféricas após a expiração do regime de quotas leiteiras, o Secretário Regional considerou que se trata de um "contributo” e de mais uma "forma de pressão junto da Comissão Europeia”.

Nesse sentido, revelou que enviou quinta-feira uma carta ao Comissário Dacian Ciolos, que tem a pasta da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, onde evidencia as propostas açorianas relativamente ao projeto de revisão do POSEI.

Para o Governo dos Açores, afirmou Neto Viveiros, importa também reforçar as ajudas para o desenvolvimento de programas de formação destinados a agricultores, particularmente os mais jovens, e que, ao nível das explorações, se apoie a adoção de sistemas produtivos tecnologicamente avançados, que permitam a redução de custos com o consequente aumento da competitividade.

Anexos:
2013.11.14-SRRN-AudiênciaEurodeputados.mp3

GaCS

Sem comentários: