segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Melhoria da qualidade na Saúde é aposta do Governo dos Açores, garante Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde garantiu hoje, em Ponta Delgada, que o Governo dos Açores está “empenhado e atento" em todos os aspetos relacionados com a qualidade na saúde, "definindo metas concretas e apostando na melhoria contínua”.

Luís Cabral apontou como exemplo dessa preocupação o facto de ter sido criada na estrutura orgânica da Direção Regional de Saúde a Divisão de Planeamento e Qualidade, a quem compete “promover a melhoria da qualidade na prestação de cuidados, como forma de garantir a segurança dos Açorianos”, mas também acompanhar os “processos de certificação ou acreditação das unidades de saúde da Região”.

O Secretário Regional, que falava na sessão de abertura do seminário “Qualidade na Saúde”, no Hospital do Divino Espírito Santo, considerou que este encontro “serve para indicar um caminho e para realçar, como exemplo, as entidades que já conseguiram atingir um patamar mais elevado” em termos de certificação de qualidade na saúde.

Para Luís Cabral, a certificação é uma “preocupação que se coloca tanto às empresas privadas, como as instituições públicas", frisando que "não basta cumprir a legislação ou os protocolos, sendo necessário que tudo funcione de forma articulada”.

O Secretário Regional da Saúde salientou que, neste momento, “já estão em curso" os processos de acreditação das Unidades de Saúde de Ilha da Terceira e do Faial, bem como do Centro de Saúde de Vila Franca do Campo, de acordo com o Programa de Acreditação de Unidades de Gestão Clínica, desenvolvido pelo Departamento da Qualidade na Saúde da Direção Geral de Saúde.

“Na área da certificação, temos como exemplo a corporação de bombeiros da Ribeira Grande, que está a desenvolver um programa de certificação inspirador para as suas congéneres, validado pela Associação Portuguesa de Qualidade e Certificação”, salientou Luís Cabral.

O Secretário Regional revelou que é intenção do Governo dos Açores “lançar processos de certificação ou acreditação em todas as unidades de saúde da Região até ao fim desta legislatura”, incentivando também as associações humanitárias de bombeiros voluntários a “aceitar este desafio”.

O Plano de Investimentos para 2014 prevê uma verba de 10 mil euros destinada a apoiar iniciativas das unidades de saúde que visem a promoção da qualidade.

Anexos:
 2013.11.11-SRS-SeminárioQualidadeNaSaúde.mp3

GaCS

Sem comentários: